Diversos pratos deliciosos, bebidas com frutas típicas e decoração extravagante, esse é Nordeste A Mesa, situado no bairro do Brooklin.
O Restaurante Nordeste a Mesa, surgiu em 2008, com o objetivo de trazer ao público a experiência do sertão nordestino para a grande metrópole de São Paulo.
Há mais de uma década no bairro do Brooklin, ao lado de uma das regiões mais comerciais de São Paulo, a Berrini, é considerado um espaço gastronômico e de resistência da cultura e das tradições nordestinas. Todo o local foi idealizado pelo cearense Francisco Carneiro e por sua esposa Daniele Ferrer, fazendo do simples algo memorável, com o sabor de comida caseira, atendimento especial para todos os frequentadores e as informações sobre o cardápio na ponta da língua dos profissionais do estabelecimento, uma viagem de sabor e de cultura.
Portas abertas de domingo a domingo
Com seis opções de entrada, como Dadinho de Tapioca que possui massa artesanal e queijo coalho, ele acompanha a geleia de pimenta que também é caseira, um ponto alto dos acompanhamentos da casa. Outro queridinho é o Bolinho de Carne Seca! Feito com um ótimo preparo de carne seca desfiada, um mix de tempero irresistível e a levíssima massa de macaxeira. O cardápio se divide entre os mais conhecidos atores da culinária nordestina e brasileira, como o Baião de Dois, Carne de Sol, Carne Seca e o tradicional Escondidinho.
Encondidinhos! Todos vão com fios de carne (carne de sol, costela ou frango) bem desfiados e grelhados na manteiga de garrafa, purê de mandioca, queijo coalho grelhado, arroz e feijão de corda, uma verdadeira iguaria nordestina.
Para o momento de se refrescar, você encontra uma excelente cartilha de sucos disponível para degustação, além do sabor das frutas típicas do nordeste: cajá, caju, cupuaçu, graviola, tamarindo, umbu, acerola.
O local também possui bebidas alcoólicas personalizadas e que vão na mesma pegada nordestina, batidas e caipirinhas que harmonizam perfeitamente com os petiscos da casa, como a Cajueiro que leva caju, limão-taiti, raspas de rapadura, feita com a cachaça da casa umburuna ou carvalho.
Outro sucesso é a caipirinha Morango do Nordeste com vários pedaços de morango, raspas de rapadura e a cachaça da casa umburuna ou carvalho.
O doce do nordeste
Quando chega a hora de decidir pela sobremesa, não tem segredo! É possível fechar os olhos e indicar qualquer uma das opções que será uma boa pedida. A cozinha produz joias: Pudim de Leite, Pudim Rapadura e a Cartola, que é o carro chefe das sobremesas e merece ser detalhada.
Essa sobremesa nordestina é patrimônio gastronômico do Pernambuco. A versão do restaurante acompanha banana da terra grelhada, queijo coalho, melaço de cana, canela e açúcar mascavo.
Cardápio adaptado!
Os veganos e vegetarianos também possuem o seu espaço no Nordeste a Mesa. Existem as opções de Baião de Dois Vegano, Vegetariano e o Escondidinho Vegetariano.
Toda a gastronomia é conduzida também pelo aconchego familiar da casinha rústica, decoração personalizada que remete a uma viagem às canções de Luiz Gonzaga, aos contos de Ariano Suassuna e aos cenários por onde passaram Lampião e Maria Bonita.
——————————-
Localização e Reservas
Restaurante Nordeste a Mesa
Endereço: Av. Nova Independência, 453 – Brooklin
Horário de funcionamento: De segunda a domingo (10h às 16h)
Reservas e informações podem ser feitas e obtidas através dos fone : (11) 5102-4584 | WatsApp: (11)9.3440-9153 e também pelo Instagram @nordesteamesa