Documentário Racionais: Das Ruas de São Paulo pro Mundo estreia em 16 de novembro na Netflix
São Paulo, 19 de outubro de 2022 – Em 16 de novembro, chega à Netflix o documentário Racionais: Das Ruas de São Paulo pro Mundo, que conta a trajetória do grupo mais influente do rap nacional. Dirigido por Juliana Vicente, a produção mostra a origem e a ascensão dos Racionais MC’s, formado por Mano Brown, KL Jay, Ice Blue e Edi Rock.
O longa apresenta cenas inéditas gravadas ao longo dos mais de 30 anos de carreira do grupo, entrevistas exclusivas, além de reforçar o impacto e o legado dos músicos desde os primeiros shows nas ruas de São Paulo até os dias de hoje.
Antes do lançamento na Netflix, a produção terá uma exibição única na ‘46ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo’, no dia 31 de outubro, na Cinemateca Brasileira.
Com produção da Preta Portê Filmes para a Netflix, Racionais MC’s tem direção de Juliana Vicente, que assina a produção executiva com Beatriz Carvalho e Gustavo Maximiliano. A direção de fotografia é de Flávio Rebouças, Rodrigo Machado e Carlos Firmino; montagem, por Washington Deoli e Yuri Amaral. A direção de arte da produção é assinada por Isabel Xavier; direção de produção, Camila Abade e Mari Santos.
Sobre a Netflix:
A Netflix é um dos principais serviços de entretenimento do mundo, com 223 milhões de assinaturas pagas em mais de 190 países com acesso a séries, documentários, filmes e jogos para celulares em diversos gêneros e idiomas. Os assinantes podem jogar, pausar e continuar assistindo, o quanto quiserem, a qualquer hora, em qualquer lugar, e podem mudar seus planos a qualquer momento.
Sobre a Preta Portê Filmes:
A Preta Portê Filmes foi fundada em 2009 pela diretora, produtora e roteirista Juliana Vicente com foco em produções audiovisuais de relevância social e artística, criando projetos ligados à temática preta, indígena e LGBTQIAP+ desde seu primeiro filme. Em 2015, Juliana foi convidada a participar do Berlinale Talents. No mesmo mesmo ano, a Preta Portê recebeu quatro prêmios no Festival de Cannes, entre eles o Caméra d’Or, com o filme ‘A Terra e a Sombra’, de Cesar Acevedo, uma coprodução com a Colômbia, Holanda, Chile, França e Brasil. Também em 2015, produziu e distribuiu o longa Anna K., dirigido pelo artista plástico José Roberto Aguilar. Produziu os documentários ‘Leva’ (2011) e ‘Escola das Águas – O Desafio Pantaneiro’ (2014), em parceria com o Canal Futura – ambos dirigidos por Juliana Vicente. Realizou o videoclipe ‘Mil Faces de um Homem Leal – Mariguella’, dos Racionais Mcs, vencedor do clipe do ano no VMB (MTV, 2012). Possui mais de 20 curtas-metragens em seu currículo, exibidos em circuitos de festivais no Brasil e no mundo, como os Festivais de Havana, Roterdã e Berlim, com destaques para: ‘Os Sapatos de Aristeu’ (2009) e ‘Quem Tem Medo de Cris Negão?’ (2012), ambos dirigidos por René Guerra; ‘Pimenta’ (2010), de Eduardo Mattos; ‘Filme Para Poeta Cego’ (2012), de Gustavo Vinagre; ‘Cores e Botas’ (2010), ‘O Olho e o Zarolho’ (2013), ‘As Minas do Rap’ (2015), dirigidos por Juliana Vicente, acumulando mais de 100 prêmios. Em 2017, lançou a série documental ‘Afronta!’ em coprodução com o Canal Futura e disponível nos cinco continentes na Netflix. Em 2022, estreou o documentário ‘Motriz – Roda de Afeto’, de Washington Deoli, vencedor do Pitching 11 Doc Futura, em exibição no canal e no Globoplay. Prepara-se ainda para lançar este ano os longas-metragens ‘Lili e as Libélulas’, do roteirista e diretor René Guerra, ‘Diálogos com Ruth De Souza’, que deu à Juliana Vicente o prêmio de Melhor Direção de Documentário no Festival do Rio deste ano, e ‘Racionais: Das Ruas de São Paulo pro Mundo’, uma produção original Netflix.
Mais informações de Imprensa:
Agência Ágora
Gustavo Bizzo | gustavo.bizzo@agoracomunica.com.br
Isabela Pelarini | isabela.pelarini@agoracomunica.com.br