O ‘bike indoor’ tem conquistado cada vez mais adeptos no Brasil e no mundo. O movimento se intensificou após a pandemia, com o retorno das pessoas à convivência social e a busca por treinos mais dinâmicos, intensos e motivadores.
Hoje, é comum encontrar academias com aulas de bike na grade ou estúdios especializados exclusivamente na modalidade, conhecidos como indoor cycling ou cycling boutique studios.
Além de um treino de bicicleta, esses espaços oferecem uma experiência customizada, com luzes baixas, som alto, playlists energéticas e até aulas coreografadas. Assim, a prática se transforma em uma experiência sensorial que remete a uma verdadeira “balada fitness”.
A proposta atrai, principalmente, pessoas que não se identificam com o ‘cardio’ tradicional. Além do apelo estético e emocional, muitos estúdios investem em tecnologia, como as bicicletas que têm sensores que monitoram dados em tempo real, estimulando a competitividade.
A modalidade, conhecida como spinning, é caracterizada por alta intensidade, podendo queimar entre 400 e 800 calorias por sessão, dependendo do ritmo. Além de ser procurada por quem deseja emagrecer, melhorar o condicionamento físico e a saúde cardiovascular, o ‘ciclismo indoor’ também atende a quem tem pouco tempo disponível, com treinos de 45 a 60 minutos.
Mais do que pedalar, a modalidade evoluiu para oferecer diferentes formatos e objetivos de treino. Ao todo, existem pelo menos cinco tipos de aulas, que variam entre foco em queima calórica, resistência, potência, explosão e até ritmos coreografados, sempre com a promessa de manter o aluno motivado e em movimento.
Estúdios como SoulCycle (EUA), Velocity (Europa) e Bio Ritmo (Brasil) apostam pesado em branding, design moderno, frases motivacionais, roupas fitness estilosas e fotos nas redes sociais. Já academias como Reebok (Brasil), Bodytech (Brasil) e a Academia Pinheiros (Brasil) focam em treinos também motivacionais, mas como objetivos de força, explosão e resistência muscular e cardíaca.
O ‘bike indoor’ deixou de ser apenas um treino cardiovascular e se tornou uma experiência completa, unindo intensidade, tecnologia e diversão. Ideal para quem busca resultados rápidos e motivação, a modalidade segue em alta e conquista cada vez mais espaço nas academias e estúdios especializados.