Voltar Lazer
Última modificação julho 01, 2025

Conheça lugares ideais para andar de bicicleta

Os melhores endereços de São Paulo para passear de bike, pedalando com segurança e tranquilidade

Bike Bikes para passear e curtir, para treinar ou locomover-se pelas ruas de São Paulo/Foto: iStock

Cadastre-se na Newsletter

    São Paulo oferece diversas opções para quem busca pedalar com segurança e tranquilidade pelas ruas e espaços na cidade. Segundo dados da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), a cidade conta com 771,7 quilômetros de vias com tratamento cicloviário permanente, destes 737 quilômetros de ciclovias/ciclofaixas.

    Parques urbanos, ciclovias, ciclofaixas e outros espaços contam com infraestrutura para os amantes do ciclismo ou para quem deseja apenas curtir momentos em cima de uma bike em passeios por áreas verdes e relaxantes. 

    Bike

    Família andando de bicicleta na ciclovia do Parque Ibirapuera / Foto: iStock

    Parques – Conexão com a natureza

    Os parques urbanos são uma opção para quem deseja relaxar em uma trilha segura e tranquila em meio a paisagens revigorantes e cheias de áreas verdes para se conectar com a natureza. Com espaços de lazer e ciclovias adequadas, os parques oferecem infraestrutura para quem deseja pedalar de forma segura. Aqui estão alguns destes lugares recomendados: 

    Parque Villa-Lobos: parque com boa infraestrutura de lazer e diversão, com ciclovias bem sinalizadas e uma atmosfera agradável. Um parque amplo, ideal para quem gosta de pedalar.

    Parque do Ibirapuera: um dos maiores parques urbanos do mundo, com ciclovias extensas e uma variedade de atividades ao ar livre para curtir em São Paulo. Um parque para ciclistas de todos os níveis, desde iniciantes até os mais experientes. 

    Parque do Povo: o parque oferece ciclovias sinalizadas e um ambiente tranquilo, ideal para pedaladas relaxantes.

    Parque da Juventude: é um ótimo lugar para andar de bicicleta. O parque conta com áreas para esportes, atrações culturais, áreas verdes e ciclovias para curtir com sua bike.

    Parque do Carmo: Com áreas verdes e vastas, o parque é um dos maiores da cidade. O local é ideal para quem gosta de ter contato direto com a natureza. Suas trilhas para bikes oferecem um lugar agradável para pedalar.

    Parque Alfredo Volpi: Ideal para quem gosta de lugares tranquilos e menos movimentados, o parque tem trilhas para passeios de bikes em meio a sua vegetação mais densa.

    Parque Ecológico do Tietê: Extensa área verde, o parque é ideal para quem procura por ciclovias com belas paisagens com muito verde e belezas naturais. 

    Parque das Bicicletas: Espaço exclusivo e dedicado especialmente aos ciclistas. Ciclovias bem sinalizadas e seguras. Ideal para quem deseja praticar o ciclismo com segurança e tranquilidade. 

    Parque Estadual da Cantareira: Com trilhas mais elaboradas e técnicas, o local é ideal para quem busca aventura e contato com a natureza, já que oferece trilhas em meio à Mata Atlântica preservada. 

    Ciclovias

    Ciclovia nas ruas da cidade de São Paulo: opções de caminhos para fazer de bike/ Foto: iStock

    Ciclovias

    Para quem gosta de usar a bike para se movimentar pela cidade com segurança, São Paulo conta com algumas ciclovias e ciclofaixas e ciclorrotas bem estruturadas, permitindo passeios ou deslocamentos mais longos e seguros. São elas:  

    Ciclovia da Avenida Faria Lima: Ideal para quem gosta de pedalar ou usar bike para trabalhar ou se descolar de um ponto a outro da cidade. Possui extensão total de 17,9 quiômetros, incluindo o eixo principal e as conexões. 

    Ciclovia da Marginal Pinheiros: Uma opção de percurso seguro por São Paulo. A ciclovia possui cerca de 22 quilômetros de extensão que se estende ao longo do Rio Pinheiros conectando diversos bairros da região. 

    Ciclovia da Avenida Paulista: A ciclovia tem 2,7 quilômetros de extensão e está localizada no canteiro central da avenida. Um espaço seguro, separada das faixas de rolamento de veículos. 

    Ciclovia da Radial Leste: conecta os bairros como Tatuapé e Belenzinho. Tem 12 quilômetros de extensão e acompanha o traçado da Linha 3 Vermelha do Metrô.

    Bike

    Avenida Paulista fechada aos domingos para o lazer e entretenimento/ Foto: iStock

    Outras Opções 

    Minhocão (Domingos e Feriados): O Elevado Presidente João Goulart, mais conhecido como Minhocão, se estende desde a Praça Roosevelt, no centro da cidade, até o Largo Padre Péricles, na Barra Funda. Aos domingos e feriados se transforma em uma área de lazer e atividades livres pela via, incluindo ciclismo para quem gosta de desfrutar de pedaladas tranquilas em família ou com os amigos. 

    Cidade Universitária (Universidade de São Paulo – USP): É o campus principal da USP, localizado no bairro do Butantã, zona Oeste da cidade. Um lugar ideal para pedalar com tranquilidade para quem treina ciclismo ou apenas quer curtir um passeio de bike por uma área segura e tranquila com áreas verdes e atrações diversas. 

    Avenida Paulista (Domingos): Fecha totalmente para carros e oferece muitas atrações, diversões e ciclismo para quem curte bike, em uma das Avenidas mais badaladas e icônicas  de São Paulo. 

    Bikes e Trilhos em SP

    Um levantamento feito pelas concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade destacam o avanço do Bicicletário ViaMobilidade como solução integrada para os deslocamentos urbanos. Somente nos últimos cinco meses, mais de quatro mil bicicletas foram cadastradas nos bicicletários das linhas 4-Amarela, 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda, reforçando o papel da intermodalidade na construção de uma mobilidade mais sustentável em São Paulo. Desde o lançamento do app, em julho de 2024, o número de cadastros se mantém em elevação, com quase 500 registros, em média, por mês nas quatro linhas.

    Dados da Aliança Bike e da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-SP) apontam que São Paulo já contabiliza mais de 500 mil viagens de bicicleta por dia – um aumento de 50% em relação ao período anterior à pandemia.

    Bike

    Objetos e itens de segurança para garantir uma pedalada segura e tranquila/ Foto: iStock

    Dicas de Segurança

    Para quem utiliza a bicicleta para se locomover pela cidade ou como lazer de final de semana é importante seguir algumas dicas de segurança para que pedalar seja seguro e tranquilo nas ruas, espaços e parques espalhados pela cidade. Abaixo algumas dicas para os ciclistas:

    Use equipamentos de segurança: capacete, luvas e equipamentos de proteção são essenciais para uma pedalada segura;

    Nos parques, respeite as regras, limites de velocidade e áreas designadas para ciclistas;

    Nas ruas e ciclovias, respeite as regras de trânsito,  os pedestres e os outros veículos;

    Pedale com visibilidade, use luzes e itens reflexivos especialmente à noite por segurança.

     

    __

    LEIA MAIS:

    Marina Barlati

    32 publicações

    Graduada em Comunicação Social / Jornalismo, com MBA em Marketing Digital. Tem experiência em jornais, revistas e assessoria de comunicação.