Exposição Calder + Miró no Instituto Tomie Ohtake

Exposição "Calder + Miró" traz mais de 150 obras e ocupa dois andares do local.

Informações

  • Data de inicio e término

    20 jun até 15 nov

  • Dias da semana e horários

    De terça a domingo, das 11h às 19h

  • Endereço

    Rua Coropé, 88 - Pinheiros, São Paulo - SP, 05426-010

    Ver no mapa

Mais detalhes

O Instituto Tomie Ohtake apresenta a exposição “Calder + Miró”, que evidencia a ligação entre os trabalhos do escultor norte-americano Alexander Calder (1898-1976) e do espanhol Joan Miró (1893-1983), assim como os desdobramentos dessa amizade na cena artística brasileira.

A exposição traz mais de 150 obras e ocupa dois andares do Instituto Tomie Ohtake, além de uma seleção de trabalhos de grandes nomes nacionais que será colocada em diálogo com as obras dos dois artistas. Com curadoria de Max Perlingeiro, acompanhado pelas pesquisas de Paulo Venâncio Filho, Roberta Saraiva e Valéria Lamego, a mostra traz cerca de 150 peças, entre pinturas, desenhos, gravuras, esculturas, móbiles, stabiles, maquetes, edições, fotografias e joias. Ao conjunto originalmente exibido na exposição carioca, soma-se uma obra monumental de Calder, bem como de trabalhos de Tomie Ohtake entre a seleção de artistas nacionais.

Ocupando quase todos os espaços expositivos do Instituto Tomie Ohtake, “Calder + Miró” contempla a amizade entre um dos principais escultores modernos e um dos mais famosos pintores surrealistas. De origens distintas – Calder era norte-americano e Miró espanhol – os dois desenvolveram uma notável amizade iniciada em 1928, quando ambos viviam em Paris. A relação permaneceu profunda até a morte do escultor, em 1976.

À frente do núcleo de artistas brasileiros apresentado na mostra, Paulo Venancio Filho selecionou trabalhos de nomes consagrados e influenciados direta ou indiretamente pelas produções de Calder e Miró, como Abraham Palatnik; Aluísio Carvão; Antonio Bandeira; Arthur Luiz Piza; Franz Weissmann; Hélio Oiticica; Ione Saldanha; Ivan Serpa; Mary Vieira; Milton Dacosta; Mira Schendel; Oscar Niemeyer; Sérvulo Esmeraldo; Tomie Ohtake e Waldemar Cordeiro. A exposição conta com o patrocínio do Bradesco, Aché Laboratórios, Dasa, Embaixada e Consulados da Espanha no Brasil e Iguatemi, através do Ministério da Cultura.

Entrada: Gratuita

  • Acessível para cadeirantes
  • Acessível para deficientes auditivos
  • Acessível para deficientes visuais
  • Gratuito
  • Livre para todas idades

Dados de contato

Veja também outras opções

Ver todos