Além de garantir a destinação correta de resíduos recicláveis e promover a educação ambiental, o projeto auxilia na renda de catadores.
O Programa Colmeia Reciclando a Vila Olímpia envia em média nove toneladas de resíduos para reciclagem todos os meses, promovendo benefícios ambientais e sociais.
Desde 2004, a iniciativa promove a coleta seletiva porta a porta em empresas e imóveis residenciais e comerciais da Vila Olímpia, garantindo a destinação correta de materiais recicláveis. O gerenciamento e a
supervisão técnica do programa são realizados pelo Instituto GEA Ética e Meio Ambiente, ONG especializada em projetos de reciclagem e educação ambiental. Já a coleta porta a porta é realizada pela Kombosa Seletiva.
Além de contribuir com o meio ambiente, a ação auxilia na geração de renda para cerca de 90 famílias. “Todo material coletado é enviado para um coletivo de catadores que receberam um treinamento sobre a importância da logística reversa e são capacitados para dar aos resíduos a destinação correta. Graças a isso, materiais que iriam para o aterro sanitário acabam se transformando em fonte de renda para muitas
famílias”, conta a coordenadora da Associação Colmeia São Paulo – Vila Olímpia”, Nana Lima.
Desde 2014, o projeto tem efetuado também a coleta de resíduos eletrônicos. “Esse trabalho é feito por meio de campanhas realizadas pontualmente ao longo do ano. Nós arrecadamos, em média, cerca de uma tonelada de resíduos a cada ação executada”, complementa Nana.