Voltar Cultura
Última modificação novembro 28, 2025

Itaú Cultural comemora 30 anos de sua sede

Evento traz programação especial, com o tradicional "Menu Cultural" e a peça "Black Machine"

Itaú Cultural Foto: Jardiel Carvalho

Informações

  • Data de inicio e término

    30/11/2025 até 30/11/2025

  • Dias da semana e horários

    Domingo, a partir das 11h

  • Endereço

    Av. Paulista, 149 - Bela Vista

    Ver no mapa

Mais detalhes

O Itaú Cultural (IC) comemora os 30 anos de sua sede na Avenida Paulista, 149, inaugurada em 1995, com uma programação especial no domingo, 30 de novembro, a partir das 11h. As atividades gratuitas convidam o público a celebrar a trajetória da instituição por meio de visitas aos bastidores, oficinas criativas, apresentações teatrais e programação musical e gastronômica em sintonia com o Mês da Consciência Negra.

Entre os destaques do dia estão as visitas guiadas aos bastidores do Itaú Cultural, que permitem conhecer áreas normalmente restritas ao público, como a parte técnica da Sala Itaú Cultural, estúdios de gravação audiovisual e camarins. As visitas acontecem em dois horários, às 11h30 e às 14h30, com grupos de até dez pessoas. As inscrições são realizadas por ordem de chegada, 30 minutos antes de cada sessão, no balcão de atendimento.

Outro momento especial acontece na escadaria do Espaço Olavo Setubal, que abriga a Coleção Brasiliana. Das 13h às 14h e das 16h às 17h, um fotógrafo profissional estará disponível para registrar gratuitamente o público no local. As imagens serão entregues em formato digital para download.

A programação inclui ainda a oficina “Postal-lúdico: Memória e Arte”, voltada para adultos e crianças, que propõe a criação de postais inspirados nas experiências vividas no IC. A atividade acontece das 11h às 13h, com capacidade para 20 participantes, sem necessidade de inscrição prévia.

História da instituição

Fundado em 1987, com a criação do banco de dados que deu origem à Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira, o Itaú Cultural abriu suas portas ao público em 1989, na Avenida Paulista. Em 1995, foi inaugurado o prédio atual, projetado pelo engenheiro Ernest Mange. Em 2002, já sob a liderança de Milú Villela, o espaço passou por uma reforma assinada pelo arquiteto Roberto Loeb, que ampliou a área expositiva e reorganizou a circulação, definindo a entrada principal pela Paulista, como é hoje.

Teatro e artes cênicas

Às 16h, a Sala Vermelha recebe a última apresentação do espetáculo infantojuvenil “A Botija – Um Pequeno Inventário de Histórias Fantásticas do Nordeste Brasileiro”, da Cia Fabulinhando. Dirigida por Jhoao Junnior e Maria Alencar, a peça acompanha três irmãos que retornam ao sertão nordestino

em busca da botija de ouro mencionada nas histórias da avó, resgatando mitos do folclore nacional com trilha sonora executada ao vivo. Os ingressos são gratuitos e devem ser reservados na plataforma INTI, disponível no site do Itaú Cultural.

Ainda no domingo, segue em cartaz o espetáculo “Black Machine”, dirigido por Eugênio Lima, com apresentação às 19h, na Sala Itaú Cultural. Com dramaturgia de Dione Carlos, a peça coloca em cena os atores Fernando Lufer e Marina Esteves em releituras contemporâneas de Hamlet e Ofélia, agora encarnados em corpos pretos do século 21. O espetáculo aborda temas como raça, necropolítica, masculinidade tóxica, dor e desejo. A entrada é gratuita, mediante reserva na plataforma INTI.

Para ambas as apresentações, quem não conseguir retirar ingresso previamente pode participar da fila de espera, formada uma hora antes do início das sessões.

Feira gastronômica “Menu Cultural”

Das 11h às 17h, o Bulevar do Rádio, espaço ao ar livre ao lado do IC, recebe a tradicional feira gastronômica “Menu Cultural”, com o tema “Comida de Mercado: da rua ao tabuleiro”. A edição homenageia os tabuleiros coloniais das mulheres negras escravizadas e libertas, fundamentais para a formação das feiras e mercados de rua no Brasil.

Ao todo, nove barracas oferecem pratos salgados, doces e bebidas. Entre os participantes estão empreendimentos como Mix Lanches e Porções, com baião de dois; Doce Vida, especializada em doces caipiras; Sr. Cacau e Dona DÔ’s Doces, com sobremesas artesanais e chocolates inspirados em receitas africanas; Dia de Tapioca, com opções doces e salgadas; Zap Burguer, com hambúrgueres e versões vegetarianas; além das barracas de bebidas Beba Bem em Casa, dedicada a vinhos de pequenos produtores, e A Cerveja Explica – Uma Terapia de Botequim, com receitas artesanais inspiradas na tradição europeia medieval.

O restaurante de gastronomia palestina Majâz 1948 também participa desta edição, oferecendo saj, falafel e um trio de pastas tradicionais, como homus e babaganuche.

Paralelamente à feira, às 14h, no 9º andar do Itaú Cultural, a curadora do Menu Cultural, Patty Durães, conduz uma roda de conversa com Lourence Alves, professora e pesquisadora da Universidade Federal da Bahia (UFBA). O encontro discute as raízes da comida de rua brasileira e o protagonismo das mulheres negras na construção desses espaços de trabalho, sociabilidade e liberdade.

A programação do dia é gratuita, com cobrança apenas da consumação na feira gastronômica.

Itaú Cultural

Black Machine/ Foto: Sergio Silva

Serviço:

Aniversário de 30 anos da sede do Itaú Cultural

  • Das 11h às 13h: Postal-lúdico: Memória e Arte

Capacidade: 20 pessoas. Sem inscrição prévia.

  • Às 11h30 e às 14h30: Visita guiada no IC

Capacidade: 10 pessoas por turma. As inscrições iniciam 30 minutos antes, no balcão de atendimento.

  • Das 11h às 17h: Menu Cultural – Comida de Mercado: da rua ao tabuleiro

Local: Bulevar do Rádio (ao lado do Itaú Cultural, na rua Leôncio de Carvalho)

  • Às 14h: Roda de conversa com Lourence Alves, professora e pesquisadora da Universidade Federal da Bahia (UFBA) – No 9º andar do Itaú Cultural

Entrada gratuita (a consumação é paga)

Em caso de chuva, a equipe vai avaliar a viabilidade do evento externo. A roda de conversa, interna, será mantida.

  • 16h: Espetáculo “A Botija, Um Pequeno Inventário de Histórias Fantásticas do Nordeste Brasileiro”

Local: Sala Vermelha, piso 3 do Itaú Cultural

Classificação indicativa: livre

Duração: aprox. 60 minutos

Capacidade: 70 lugares

Entrada gratuita. Reservas de ingressos a partir da terça-feira da semana da apresentação, a partir das 12h, na plataforma INTI – acesso pelo site do Itaú Cultural www.itaucultural.org.br

  • 19h: Espetáculo Black Machine

Com Fernando Lufer e Marina Esteves. Direção Geral: Eugênio Lima. Dramaturgia: Dione Carlos

Sala Itaú Cultural (piso térreo)

Capacidade: 224 lugares

Duração: 65 minutos

Classificação Indicativa: não recomendado para menores de 12 anos

Entrada gratuita. Reservas de ingressos a partir da terça-feira da semana da apresentação, a partir das 12h, na plataforma INTI – acesso pelo site do Itaú Cultural www.itaucultural.org.br

  • Acessível para cadeirantes
  • Gratuito
  • Livre para todas as idades

Dados de contato