A escolha da solteirice como estilo de vida tem crescido e com ela um novo modo de viver solo tem pautado o consumo de produtos individualizados, o lazer e os programas que estejam conectados a esse estilo.
Estar solteiro(a), seja por escolha ou acaso, pode representar uma fase de crescimento pessoal, autoconhecimento e valorização das próprias conquistas. Isso vai muito além de estar ou não em um relacionamento, é um lembrete para comemorar a própria companhia, a independência e a liberdade de fazer as próprias escolhas.
Segundo dados do último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), há 81 milhões de pessoas solteiras, contra 63 milhões de casadas. Esse cenário influencia o crescimento do chamado “mercado single”, e com isso novas opções para quem gosta da própria companhia têm surgido no cenário do entretenimento.
São Paulo é uma cidade que oferece uma variedade de opções de passeios e bares para todos os gostos e estilos de vida. Para as solteiras convictas que desejam aproveitar a cidade ao máximo, nós, do Viva A Cidade, separamos algumas sugestões de passeios e bares e atrações que podem ser interessantes. Confira:
Bares
Living Lounge – Renaissance São Paulo Hotel
Comandado pelo chef brasileiro Shoiti Eyama, o Living Lounge, no Renaissance São Paulo Hotel, é um ambiente sofisticado e ao mesmo tempo descontraído. Lá você pode transformar a noite em uma experiência só sua e apreciar a precisão e o frescor de sushis e sashimis, brindar com um drink autoral cuidadosamente preparado ou simplesmente relaxar enquanto saboreia cada momento.
Bar Caju – JW Marriott Hotel São Paulo
O Bar Caju, localizado no JW Marriott Hotel São Paulo, oferece um clima descontraído e acolhedor, o espaço conta com apresentações musicais ao vivo, proporcionando uma experiência intimista e descontraída. Sob a direção de Gustavo Rômulo e do head bartender Eduardo Tavares, o bar oferece uma coquetelaria autoral com ingredientes frescos e uma combinação de técnicas contemporâneas.
T.T.Burger
Criado pelo renomado chef Thomas Troisgros, a hamburgueria T.T.Burger tem duas unidades em São Paulo e proporciona experiências inesquecíveis, com um cardápio diversificado e milk-shakes exclusivos. O lugar é ideal para saborear deliciosos hambúrgueres, tomar um chope e relaxar.
Riviera Bar
Criada pelo renomado chef Thomas Troisgros, a hamburgueria T.T. Burger tem duas unidades em São Paulo e proporciona experiências inesquecíveis, com um cardápio diversificado e milk-shakes exclusivos. O lugar é ideal para saborear deliciosos hambúrgueres, tomar um chope e relaxar.
Bar Léo
Localizado no centro histórico de São Paulo, é um boteco chique, perfeito para saborear petiscos especiais, bons drinques e curtir a vibe única de um dos bares mais tradicionais da cidade.
Serviço:
Cinemas de Rua
Cine Sesc
O Cine Sesc é um dos espaços mais tradicionais de cinema de arte da cidade de São Paulo. É ideal para os apreciadores de cinema que gostam de assistir a filmes clássicos.
Reag Belas Artes
Um espaço tradicional em São Paulo, o Reag Belas Artes abriga seis salas que exibem filmes de diversas nacionalidades. Além da sua programação de cinema, o local é um ponto de encontro intelectual e artístico, com intensa
Cineclube Cortina
O Cineclube Cortina é um complexo cultural que reúne cinema, bar, restaurante, casa de shows e balada, no centro de São Paulo. O espaço é ideal para quem gosta de bons filmes e shows com experiências audiovisuais.
Informações:
Concertos

Piano de cauda preto em pé em um palco de concerto sob holofotes/Foto: iStock
Concertos Candlelight São Paulo
Uma união da luz suave de milhares de velas com suas músicas favoritas em versões que você nunca ouviu antes, apresentadas em lugares icônicos pela cidade. Veja a lista completa de concertos Candlelight São Paulo e programe-se.
Sala São Paulo
Uma sala de concertos onde ocorrem apresentações sinfônicas e de câmara, localizada na antiga Estação Júlio Prestes, que faz parte do complexo cultural homônimo. O local recebe artistas e outros grupos nacionais e internacionais. Veja a programação completa aqui.
Turismo para solteiros – Setur-SP

Cachoeira em caverna em Petar- SP/Foto: iStock
A Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo, a Setur-SP, listou cinco modelos de viagens para viajantes solteiros. São roteiros que agradam todos os perfis: os que gostam de viajar sozinhos, os que preferem grupos e os que não abrem mão do contato com a natureza e do bem-estar. Confira:
Passeio pelas vinícolas paulistas
São paulo tem mais de 200 vinícolas, muitas com experiências de degustação e visitas a todo processo de produção. Em um fim de semana ou feriado prolongado, é possível visitar e explorar pequenos roteiros pelo interior do estado. Em Espírito Santo do Pinhal, por exemplo, há 13 vinícolas, entre elas a Guaspari, a Amana e a Floresta São Pedro, que fazem parte das Rotas do Vinho SP, um programa de valorização do turismo regional da Setur-SP.
Visitas aos estádios de futebol paulistas e aos museus e monumentos relacionados ao mundo da bola
Atrações como sala de troféus e vestiários oficiais, passeios guiados coletivos estão entre as opções oferecidas pelos principais clubes paulistas. A Setur-SP criou o guia Rota do Futebol SP, com 11 estádios, para visitar e conhecer, entre eles o Brinco de Ouro da Princesa, do Guarani, em Campinas, o Palmeiras, São Paulo e Corinthians, em São Paulo entre outros.
Mergulho pelo litoral e passeios náuticos pelo interior com 99 pontos mapeados e estruturas náuticas de uso público
O litoral paulista e os rios do interior do estado oferecem inúmeros pontos de mergulho mapeados para aqueles que gostam de contato com a natureza. A Setur-SP reuniu, em um Guia Virtual, 99 pontos de visitação mapeados e abertos à visitação. Municípios como Ilhabela e São Sebastião, no Litoral Norte, proporcionam experiências com vistas inesquecíveis. Passeios náuticos a partir de praias de água doce acontecem em afluentes dos rios Tietê, Grande e Paraná. Destinos como Pereira Barreto, Mira Estrela, Rubineia, Araçatuba e Três Fronteiras, também fazem parte desse roteiro.
Aventura em parques temáticos de natureza e de águas quentes
O Wet’n Wild, em Itupeva que integra o distrito turístico Serra Azul, é um parque aquático localizado próximo à capital, com atrações para todas as idades. No interior do estado, os parques Thermas dos Laranjais e o Hot Beach, em Olímpia, e o Acqualinda, em Andradina, também oferecem brincadeiras com águas termais o ano todo. Em Cotia, o Animália Park combina zoológico e brinquedos. Em Vinhedo, o Hopi Hari oferece diversão temática. Em Suzano, o Magic City tem piscina de ondas aquecida.
Cavernas de São Paulo – Vale do Ribeira
O Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (Petar) possui mais de 300 cavernas e Mata Atlântica preservada. A região, que é rica em biodiversidade e patrimônio cultural, abriga comunidades tradicionais, como quilombolas e caiçaras. O destino é marcado pelo ecoturismo e pelo turismo de aventura, com atividades como trilhas, cachoeiras e passeios guiados para grupos, além de opções de hospedagem integradas à natureza.
Tinder Date Club
Lançado em 2012, o Tinder® revolucionou a forma como as pessoas se encontram. Recentemente, o aplicativo lançou o “Tinder Date Club”. A nova plataforma reúne dicas e conteúdos exclusivos para facilitar encontros na cidade de São Paulo. Entre as categorias já disponíveis na plataforma estão: Corre Paquera, Jantarzinho Delícia, Cervejinha a 2, Pratão e Climão, Cafézinho Nada Despretensioso, Bagunça Controlada e Vamos de Bons Drinks.
O hub funciona de forma simples: o usuário encontra categorias que combinam com diferentes vibes de date e descobre lugares selecionados a dedo para cada uma delas.

Mulher pesquisando no celular/Foto: iStock
LEIA MAIS:
. Veganos e vegetarianos: roteiro de sabor