Sabe aquele momento em que você não tem muito tempo para treinar? Ou ainda quer potencializar seu treino de força dando um pouco mais de ênfase para o cardio? Pois bem, o treino em circuito está aí para isso!
O treino e circuito consiste em combinar exercícios para que não haja pausa entre eles durante o tempo de treino. Essa combinação pode ser alternada por seguimento, que é a mais comum. Basicamente refere-se quando um musculo “trabalha” o outro “descansa”.
Ou seja, trabalho superiores no descanso de inferiores ou trabalho de abdômen no descanso dos superiores. Exemplo: revezar entre flexão braços – agachamento – abdominal infra. Perceba que são exercícios alternados e, neste caso, apenas com o peso corporal.
Outra forma, mais intensa, para realizar esse tipo de treino, seria sem essa alternância, ou seja, exercícios para o mesmo grupo muscular. Exemplo: flexão – supino – elevação frontal de ombros.
Repare que, aqui, foi possível misturar exercícios de carga externa (halter, barra e anilha), com exercícios de peso corporal (flexão de braços).
Nesse caso, a intensidade do treino é elevada, pois não há descanso entre os membros trabalhados e todos os exercícios são voltados para o peitoral.
Quais são as vantagens desse treino?
Para aquelas pessoas que acham treino de força e musculação tradicional métodos maçantes, chatos e longos, é uma excelente estratégia, embora precise ser bem calculada para o objetivo, além de ter um efeito muito positivo na melhora da aptidão física, aumentando a força de resistência muscular.
Por se tratar de um treino onde o descanso é ativo, a frequência cardíaca se mantém sempre em altos níveis. Por causa do maior tempo em movimento a redução de gordura corporal é perceptível logo nas primeiras semanas.
Mas esses são só apenas exemplos de como organizar esse método. Dentro disso pode inserir quantas séries, repetições e exercício forem necessárias. Inclusive, podemos chegar à exaustão do musculo treinando por tempo ao invés de repetições. Na dúvida, busque sempre ajuda de um profissional!