Voltar Saúde e Bem-Estar
Última modificação setembro 26, 2024

Treino de Força: a importância e os resultados para as mulheres

Atividade é tão necessária para mulheres quanto para qualquer outro público,

Treino de força Foto: jacoblund

Cadastre-se na Newsletter

    Treino de força para mulheres é um assusto que, a princípio, assusta o próprio público mencionado. Muitas, assim que chegam à academia, pensam: “não quero ficar forte e grande”, “não quero ficar com muitos músculos iguais aos de um homem”.

    Então, vamos esclarecer alguns pontos:

    O treino de força paras as mulheres é tão necessário quanto para qualquer outro público, ou talvez, até mais, uma vez que a tal da gravidade não é tão generosa para nós.

    O que quero dizer com isso é que, insistir em horas de cardio ou exercícios com baixa solicitação de carga, como aulas de spinning ou ginástica tradicional, não nos trará o benefício que o tempo e o envelhecimento nos pedem. E nesse momento estou falando tanto de estética quanto de saúde.

    Fazer apenas exercícios de cardio nos trará a perda de peso tão esperada? Talvez sim! Mas, na grande maioria dos casos, a monotonia de estímulo apenas nos trará estagnação e flacidez.

    Treino de força

    Foto: Drazen Zigic

    O cardio auxilia em outras questões do exercício. Porém, sem uma organização nas quantidades de treino adequada e combinação com os treinos de força, estaremos apenas eliminando tudo do corpo, gordura e músculos.

    Este último, não está sendo reposto dentro da rotina de cardio. O único que tem o poder de repor e firmar esses músculos é o treino de musculação. Com o passar dos anos, existem mudanças que acontecem no corpo de forma geral, mas, nas estruturas do corpo feminino, isso pode ser mais significativo.

    Perda de massa muscular

    A perda de massa muscular no pós-menopausa pode acarretar um risco maior de sarcopenia, que é caracterizada pela redução da força e da massa muscular. Isso é resultado do envelhecer e das alterações dos hormônios.

    Ou seja, mulher, seu corpo já vai fazer o processo de perda de músculos naturalmente. Por isso, é necessário que você lute contra isso e, a forma mais eficiente de prevenir é iniciando a rotina regular de exercícios e treinos de força, dos quais as cargas são mais desafiadoras.

    Nada muito leve apenas para dizer “está pago”. É importante que o corpo sinta essa necessidade de condicionar e estimular o músculo. Só assim teremos o aumento dessa massa muscular.

    E pode ficar tranquila que, com treinos bem elaborados, não há como fugir do seu objetivo. Você vai conquistar formas arredondadas e firmes, mantendo um corpo extremamente feminino e saudável.

    Andreza Gonçalves

    18 publicações

    Bacharel em Educação Física, Andreza Gonçalves (@an.drezagn_personal) é personal trainer (Cref 172593-G) e colunista do Viva a Cidade.