Voltar Saúde e Bem-Estar
Última modificação outubro 04, 2024

Treino: avaliando a intensidade do exercício de acordo com cada indivíduo

Deve-se ajustar a intensidade do exercício de acordo com cada indivíduo e objetivo.

Treino leve e pesado Foto: Ridofranz

Cadastre-se na Newsletter

    Durante uma sessão de treino, profissionais da área usam uma métrica para entender e ajustar a intensidade do exercício de acordo com cada indivíduo e objetivo. Essa métrica tem momento certo para ser aplicada e vai corresponder ao mais próximo da realidade do que o aluno está sentindo naquele determinado momento. Existem várias formas de avaliar esse esforço, a mais comum é a chamada de escala de Borg ou PSE (Percepção de Subjetiva de Esforço).

    A PSE, como o próprio nome já diz, vai trazer de forma verbal como está o seu esforço naquela sessão de treino. Ela é aplicada de forma simples, por meio de uma pergunta: “De zero a dez, como foi o treino/exercício de hoje?” Onde zero significa nenhum esforço e 10 esforço máximo.

    E entenda, isso não tem a ver com a dificuldade do exercício proposto e sim com quanto de esforço (força e resistência) estamos lidando. A critérios de emagrecimento e ganhos de força o ideal é que após a sessão de treino o resultado dessa PSE seja superior a 7, isso quer dizer que o praticante, durante a sessão de treino ficou mais tempo em esforço e desafio em uma atividade moderada e/ou levemente cansativa promovendo mais alterações e benefícios no corpo.

    Treino leve e pesado

    Foto: AmnajKhetsamtip

    Mas como o atleta ou praticante pode chegar nesse número dentro da avaliação? Ao longo do treinamento, ele vai avaliar sua frequência cardíaca, se está próxima de repouso ou se está ofegante. Pode usar como parâmetro também o esforço muscular, se cheguei próximo de falhar naquelas repetições ou se ainda era possível fazer mais algumas.

    Perceba como essa avaliação é bem individualizada, afinal, a minha PSE em 7 talvez não seja a sua. O meu moderado talvez esteja longe do seu. A partir daqui começamos a entender o que é um treino realmente intenso e o que é um treino mais leve.

    Um ou o outro está errado? Não! A diferença entre eles é a efetividade baseada no objetivo individual. A intensidade do treino é um ponto importante para o alcance do objetivo. Não será efetivo ter capacidade para fazer mais e, por algum motivo, querer poupar o corpo. A evolução e desenvolvimento durante a sua sessão de treino dependem disso.

    Andreza Gonçalves

    18 publicações

    Bacharel em Educação Física, Andreza Gonçalves (@an.drezagn_personal) é personal trainer (Cref 172593-G) e colunista do Viva a Cidade.