Que homens e mulheres têm necessidades diferentes nós já sabemos. Isso se aplica tanto no nosso cotidiano, que existe a necessidade de transferir para o treinamento de força. Desse modo, qual a importância do treino de superiores para as mulheres?
Tanto os homens, quanto as mulheres acabam tendo predileção por alguns grupos musculares específicos. Esses recebem sempre maior carinho e atenção, enquanto outros, se faz necessário maior disciplina para que não haja desistências nas sessões de treinamento.
Já no caso do público feminino, a grande luta é no treinamento de membros superiores. Existe a necessidade de convencimento para que a aluna compreenda que treinar superiores não a deixará com aspecto “masculinizado”, como é o grande medo da maioria.
Muito pelo ao contrário, o treino de superiores, além de deixar o corpo mais harmônico, também ajuda a evitar dores e desconfortos na região cervical e lombar, devido à sobrecarga natural que algumas mulheres já carregam pelo volume dos seios. Construindo uma postura mais elegante e firme.
Além disso, a intensidade do treino de superiores, tanto para mulheres quando para homens, vai influenciar diretamente na desenvoltura do treino de inferiores. Quanto mais forte essa região estiver, mais fácil será suportar cargas para o treino de inferiores.
Como, por exemplo, a sustentação das cargas para um agachamento ou levantamento terra.
Segundo estudo, embora os homens tenham maior facilidade em alcançar grandes sobrecargas nos treinos de superiores, as mulheres apresentam ganho de força maior ao longo do tempo, e uma evolução mais eficiente e constante.
Mulheres têm menos massa muscular que os homens, e se esses músculos não forem trabalhados, a perda de massa é ainda maior. Ou seja, lembre-se que a flacidez irá embora, e o mais importante: a mulher que faz esse tipo de treino fica mais forte tanto para a academia quanto para as atividades diárias, como um simples se levantar da cadeira.