Voltar Saúde e Bem-Estar
Última modificação janeiro 28, 2026

Passeios esportivos ganham espaço em São Paulo

Animação dos primeiros meses do ano favorece o movimento, que pode ser aliado à exploração da cidade

coluna andreza goncalves Atividades em parques ajudam a manter o corpo em movimento. | Foto: Ridofranz/GettyImages

Cadastre-se na Newsletter

    O ritmo mais leve dos primeiros meses do ano é um grande convite ao movimento.

    Dias mais longos, período de férias e agendas mais flexíveis impulsionam a procura por passeios esportivos que atendam adultos e crianças, principalmente em espaços abertos, mas também em ambientes fechados, preparados para receber o público com programação orientada.

    Em São Paulo, os parques ganham protagonismo: Ibirapuera, Villa-Lobos e Parque do Povo recebem ainda mais famílias, corredores, ciclistas e grupos de treinamento funcional.

    Enquanto os adultos aproveitam caminhadas, corridas e exercícios de mobilidade, as crianças encontram espaço para brincar, pedalar e gastar energia de forma espontânea e segura.

    Entre os espaços estruturados, as unidades do Sesc-SP oferecem experiências esportivas, práticas orientadas, atividades recreativas e educativas, voltadas a pessoas de diferentes idades e níveis de condicionamento físico, muitas delas gratuitas ou a preços acessíveis.

    Para experimentar algo novo

    No parque Villa-Lobos, foi instalada a Orla TotalPass, um novo espaço, que reúne esporte, lazer, convivência e bem-estar em meio à natureza, com entrada gratuita e programação cultural e esportiva ao longo do ano. Não precisa ser cliente TotalPass para aproveitar a atração.

    Aberta diariamente, das 8h às 22h, a área tem 12 mil metros quadrados, ocupados por cinco quadras de areia para beach tennis, vôlei, futevôlei e aulas funcionais; parque de águas e calçadão com areia; 12 quiosques para alimentação e espaços para coworking, para ver o pôr do sol, relaxar e fazer uma pausa. Além disso, tem oferece experiências premium no Recovery Ice & Club, com sauna e banhos de gelo.

    Para quem quer se mexer, há ‘aulões’ de yoga, funcional e fit dance, de segunda a sexta, das 9h às 10h, na arena central, gratuitos e sem necessidade de inscrição antecipada. Aos sábados, são realizadas duas aulas seguidas, das 8h às 9h e das 9h às 10h.

    Neste sábado (31), por exemplo, acontece uma aula especial de zumba, das 9h às 10h.

    coluna andreza goncalves

    ‘Clínica’ de beach tennis, realizada na Orla TotalPass. | Foto: Reprodução/Instagram @orlatotalpass

    Também são oferecidas ‘clínicas esportivas’ de beach tennis, futevôlei e vôlei, com horários divulgados semanalmente nas redes sociais da arena, mas é preciso fazer inscrição prévia por meio deste link. Os equipamentos necessários para as práticas são oferecidos gratuitamente.

    Orla TotalPass
    Parque Villa-Lobos (portão 5)
    Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 1.025, Alto de Pinheiros

    Fora da arena, os visitantes podem aproveitar a infraestrutura do parque, que tem campos de futebol, quadra de futebol de areia, pista de skate, basquete de rua, ciclovia, academia ao ar livre, quadras poliesportivas e de futebol society, slackline, pista de corrida, trilhas, quadras de tênis e locação de bicicletas.

    No parque Ibirapuera, a área esportiva, gratuita e aberta a todos os públicos, fica entre os portões 5 e 6 e conta com: pista de skate, quadras de tênis, society e pickleball, e a seção Nike Fitness (funcionamento diário, das 5h à meia-noite); basquete e quadra poliesportiva (todos os dias, das 5h às 23h) e quadras de areia (diariamente, das 6h às 22h).

    Agenda esportiva: exemplo do Sesc Pompeia

    Com 25 unidades na capital e Grande São Paulo, o Sesc-SP tem uma programação completa de aulas regulares e atividades esportivas, que podem ser praticadas ao longo do ano ou ocasionalmente, em programas especiais.

    Um deles é o projeto Sesc Verão 2026, que intensificou a agenda esportiva nos meses de janeiro e fevereiro. No Sesc Pompeia, por exemplo, alguns destaques são:

    • Vivências corporais para adultos: aulas de alongamento, ginástica funcional, yoga e práticas integrativas, em horários alternados ao longo da semana;
    • Atividades aquáticas: recreação livre na piscina e aulas orientadas, respeitando a capacidade do espaço;
    • Programação infantil: jogos motores, circuitos recreativos, iniciação esportiva e atividades lúdicas voltadas para crianças em férias escolares;
    • Esportes coletivos: uso das quadras para práticas orientadas de futsal, basquete e atividades recreativas para jovens e adultos.

    Para fevereiro, a unidade da zona Oeste vai oferecer vivências em: ritmos – pagode baiano (de 10 a 13/02, às 14h45); parkour (até 17/02, de terça a domingo, às 10h; e basquete gigante (até 17/02, de terça a sexta, das 10h às 18h, e sábados, domingos e feriados, das 10h às 17h), ente outras atividades.

    A programação completa de cada mês, com datas, horários e a necessidade ou não de inscrição prévia, pode ser consultada no aplicativo (APP Credencial Sesc SP) ou no site oficial da instituição.

    Para as aulas regulares, as vagas disponíveis são divulgadas toda primeira e terceira quinta-feira do mês, a partir das 18h, no app e no site da Central de Relacionamento Digital.

    Mais opções

    Além dos parques e unidades do Sesc-SP, Centros Esportivos municipais (CEs), clubes de bairro e Clubes das Comunidades (CDCs) também têm programação mais ampla nos dois primeiros meses do ano, principalmente para o público infantil.

    Um exemplo é o Centro Esportivo São Mateus, na zona Leste, que tem aulas regulares de ginástica geral, ginástica artística, balé e jazz, vôlei adaptado, caratê e ritmos, de segunda a sexta-feira, para crianças, adultos e 50+. A agenda completa dos CEs está disponível neste link.

    Boas opções também são as piscinas públicas, que vão além do lazer: na zona Norte, uma das piscinas é a do Centro Esportivo Jardim Cabuçu (Rua Gerônimo Furtado, 751, Jardim Modelo / Jaçanã), que tem aulas de hidroginástica no Mini Balneário Irmãos Paolillo.

    Na mesma região da cidade, o Centro Esportivo Jardim São Paulo (Rua Viri, 425, Jardim São Paulo) oferece aulas de natação, para iniciantes e aperfeiçoamento. Os endereços de todos os CEs estão disponíveis nesta página.

    Também ganham força os passeios que unem lazer e atividade física, como trilhas urbanas, circuitos de bike e aulas abertas em praças e parques.

    Com tudo isso, o começo do ano se consolida como um período estratégico para explorar São Paulo em movimento. Seja em parques, espaços culturais ou centros esportivos, a cidade oferece opções acessíveis e variadas para transformar o tempo livre em saúde, convivência e diversão, para todas as idades.

    __

    LEIA MAIS:

    Andreza Gonçalves

    55 publicações

    Personal trainer (Cref 172593-G), bacharel em Educação Física e pós-graduada em Treinamento Desportivo. Instagram: @an.drezagn_personal