Voltar Saúde e Bem-Estar
Última modificação agosto 26, 2025

Dança empolga alunos e conquista as academias

Da zumba ao fit dance, atividade garante diversão, queima de calorias e é aliada da saúde física e mental

Coluna Andreza Gonçalves - dança Aulas de dança fazem sucesso nas academias. | Foto: iStock/ DragonImages

Cadastre-se na Newsletter

    Não é de hoje que a grade de atividades das academias não se limita mais a práticas tradicionais, como ginástica localizada e alongamento.

    Novas modalidades são criadas constantemente e anexadas às práticas oferecidas, para atender diferentes perfis de alunos. Entre as muitas opções, as aulas de dança estão em destaque, sempre entre as mais procuradas.

    A febre começou com a zumba, programa fitness criado no fim dos anos 1990, pelo coreógrafo colombiano Beto Perez. Na década seguinte, a modalidade se popularizou mundialmente.

    A proposta era inovadora: transformar a ginástica em uma ‘verdadeira’ festa, misturando exercícios aeróbicos a ritmos latinos, como salsa e merengue.

    O sucesso foi imediato. A novidade levou multidões para as academias, marcando a história do segmento fitness, assim como havia acontecido com as aulas de aeróbica, nos anos 1980.

    O impacto foi tão grande, que logo surgiram adaptações. Acompanhando a diversidade musical brasileira, a prática passou a incluir estilos como funk, samba, samba-rock e sertanejo, entre outros.

    Dessa evolução nasceu a aula de ritmos, que é, atualmente, uma das mais populares nas academias e estúdios do país.

    Mas a inovação não parou aí. Academias, professores e instrutores criaram coreografias mais sofisticadas e desafiadoras, que deram origem ao Aero Jazz, que mistura passos do jazz dance aos ritmos já explorados nas aulas.

    O resultado é um conjunto de exercícios aeróbicos organizados em sequências coreografadas, cheias de ritmo e energia. Além de divertida, é uma boa alternativa ao treino aeróbico tradicional.

    Para todas as idades

    Engana-se quem pensa que as novas modalidades são desenvolvidas exclusivamente para o público jovem.

    Entre as maiores contribuições da dança estão, justamente, os trabalhos de coordenação motora e agilidade, características fundamentais para os treinos dos idosos.

    Coluna Andreza Gonçalves - aulas de dança

    As novas aulas são evoluções da ginástica aeróbica e zumba. | Foto: iStock/Wavebreakmedia

    Os movimentos exigem sincronia entre braços e pernas, estimulando corpo e mente de forma segura, desde que seja respeitada a intensidade adequada para cada turma.

    Além disso, o gasto calórico é expressivo, podendo chegar a 500 kcal por aula, o que mostra que a dança é uma forte aliada no controle de peso e custo energético.

    Os benefícios, porém, vão além do físico. A dança melhora a postura, a flexibilidade e o condicionamento cardiovascular, atuando também no bem-estar emocional.

    A prática ajuda o corpo a liberar endorfina, hormônio responsável pela sensação de prazer, o que contribui para reduzir o estresse, a ansiedade e até sintomas de depressão leve.

    Outra vantagem é a necessidade de concentração que, de certa forma, mantém os praticantes no ‘aqui e agora’, fazendo os pensamentos ficarem apenas na prática, mesmo que por alguns minutos.

    Como atividade coletiva, a dança ainda promove socialização e pertencimento, tornando o treino mais prazeroso e motivador.

    É importante destacar que as aulas de dança oferecidas nas academias são práticas completas, capazes de unir saúde física, equilíbrio mental e diversão.

    São opções que conquistam diferentes alunos, de iniciantes até praticantes mais avançados. Trata-se de um tipo de exercício físico que, mesmo estando sempre em transformação, veio para ficar.

    Encontre sua aula de dança

    Saiba onde experimentar diferentes tipos de aulas que têm a dança como base:

    1. Sesc-SP

    Muitas unidades da capital oferecem programas de atividades físicas, que incluem aulas regulares de dança, mas também há oportunidades de ‘vivências’, geralmente nos fins de semana.

    Veja algumas opções disponíveis nesta última semana de agosto:

    . Dance! Aula Aberta de Ritmos | Dançando as Gerações (Sesc Ipiranga): sexta-feira (29/8), das 19h às 20h30

    . Dançando o norte e o nordeste brasileiro (Sesc Pompeia): sábado (30/08), às 14h30

    . Danças do Mundo: Danças Indianas (Sesc 24 de Maio): sábado (30/08), às 14h

    . Vivência de Maracatu (Sesc Belenzinho): sábado (30/08), às 15h30

    . Brasilidades e as danças de salão (Sesc 14 Bis): sábado (30/08), às 17h

    . Vem Dançar! Cumbia (Sesc Consolação): domingo (31/08), às 14h30

    . Oficina de Samba Rock (Sesc Campo Limpo): domingo (31/08), às 10h30

    2. Marcia Pee Studio de Dança

    A escola de dança oferece cursos de balé clássico, jazz e danças urbanas, para crianças e adultos, além de balé contemporâneo, pilates e dança de salão. Também tem aula de ritmos, com opções de horários pela manhã e à noite.

    Onde: Av. Damasceno Vieira, 1.068, Vila Mascote
    Telefones: (11) 3297-5819 e (11) 97720-0125 | Instagram: @marciapeestudiodedancas

    3. Smart Fit

    A rede de academias, que tem mais de 150 unidades só na cidade de São Paulo, conta com aulas de fit dance e zumba em diferentes endereços e horários.

    As duas modalidades de dança são oferecidas nas unidades da Liberdade, Gomes de Carvalho (Vila Olímpia), Rua Fábia (Vila Romana) e Casa Verde Baixa, entre outras.

    Neste sábado (30), acontece o Smart Fit Day, com diferentes atividades gratuitas em mais de 20 pontos do país. Na capital, as aulas vão acontecer na avenida Nazaré, no Ipiranga, em frente ao Monumento da Independência, das 9h às 13h.

    Instagram: @smartfit

    4. Blue Fit

    Com 26 unidades em São Paulo, tem aulas de fit dance, zumba e ritmos, além das especiais Sh’bam e Les Mills Dance.

    Essas modalidades estão disponíveis em academias de todas as regiões da cidade, como as do Centro, Mooca, Perdizes, Santana e Brooklin

    Instagram: @bluefit

    5. Cia. Athletica

    Tem uma unidade na zona Leste e cinco na zona Sul da capital, e oferece aulas de ritmos e dança, que exploram diversos estilos musicais e coreografias.

    Instagram: @ciaathleticabrasil

    6. Competition Sports Club

    Tem uma ampla grade de aulas de dança, que vão do balé clássico à zumba, passando por sapateado e jazz.

    Tem três unidades na capital, em Higienópolis, na Oscar Freire e na região da Paulista.

    Instagram: @competition.club

    7. Academia Gaviões

    Conta com mais de 20 endereços na cidade, com aulas de fit dance, zumba e ritmos, em diferentes horários e unidades, como a do Shopping Trimais, no Tucuruvi, a da rua Treze de Maio, na Bela Vista e a de Aricanduva.

    Instagram: @academiagavioes

    __

    LEIA MAIS:

    Andreza Gonçalves

    36 publicações

    Personal trainer (Cref 172593-G), bacharel em Educação Física e pós-graduada em Treinamento Desportivo. Instagram: @an.drezagn_personal