As festas das cerejeiras, também conhecidas como Hanami, são celebrações tradicionais que acontecem em várias partes do mundo, especialmente no Japão. São eventos voltados à apreciação da beleza das flores de cerejeira, chamadas de sakura.
No estado de São Paulo, diversas cidades têm essas festividades em seus calendários, consideradas boas ocasiões para mostrar um pouco da cultura japonesa à população.
Isso se deve ao fato de a origem dessas festas estar ligada à tradição nipônica, para celebrar a chegada da primavera e, com ela, da renovação da vida. Por aqui, funcionam como homenagens à amizade entre o Brasil e o Japão.
O sentido dessas festividades vai além da exaltação da beleza das flores: são momentos de confraternização, reflexão e conexão com a natureza.
Para os japoneses, as cerejeiras simbolizam a efemeridade da vida, lembrando que a beleza é passageira e que deve ser apreciada ao máximo.
Além disso, as festas promovem a cultura japonesa, com comidas típicas, apresentações artísticas e atividades tradicionais, o que fortalece os laços culturais entre os povos.
Festival das Cerejeiras Bunkyos – Sakura Matsuri
Uma das celebrações mais tradicionais do estado é o “Festival das Cerejeiras Bunkyos – Sakura Matsuri”, realizado anualmente em São Roque (a 69 km da capital).
Neste ano, a 28ª edição da festa acontece nos dias 5, 6, 12 e 13 de julho, dois finais de semana especiais, no parque Bunkyo Kokushikan, que tem mais de 800 árvores floridas.
O evento é uma oportunidade única para tirar fotos, curtir atividades culturais, apresentações, artesanato, bazar, a cerimônia do chá, gastronomia e muito mais. O festival reúne cerca de 30 mil pessoas anualmente.
Os destaques da programação deste ano são o Concurso de Fotografia Fujifilm, com prêmios como máquinas fotográficas da marca e exposição das melhores fotos, e o Tooro Nagashi, a grande novidade do ano: um ato envolvendo lanternas de papel no lago, que vai ser realizado no sábado, dia 5, após a cerimônia budista.
Além disso, haverá um show especial em homenagem aos 130 anos de amizade Brasil-Japão e aos 70 anos do Bunkyo, com artistas como Joe Hirata, Karen Ito e Pamela Yuri.

Festival das Cerejeiras Bunkyos – Sakura Matsuri acontece no Parque Bunkyo Kokushikan. | Foto: Divulgação
Festa das Cerejeiras do Parque do Carmo
Na capital paulista, a tradição japonesa é celebrada por meio da “Festa das Cerejeiras do Parque do Carmo”, evento que já faz parte do calendário oficial da cidade e atrai centenas de visitantes à zona leste da cidade, oferecendo uma oportunidade única de apreciar a beleza das flores símbolo do Japão.
A 45ª edição do evento acontecerá nos dias 25, 26 e 27 de julho, e também nos dias 1, 2 e 3 de agosto, com uma programação repleta de atividades culturais e gastronômicas para todos os gostos.
Durante a realização, o público pode desfrutar de apresentações de danças folclóricas, shows de cantores e bailarinos da comunidade nipônica, além de grupos de Taiko, os tradicionais tambores japoneses, que trazem energia e autenticidade à festa.
Para quem gosta de experimentar sabores típicos, há uma variedade de pratos como udon, yakissoba, temaki, tempurá, sushi, guioza e sakura-moti, que encantam o paladar de todos.
O ponto alto da festa acontece no Bosque das Cerejeiras, onde os visitantes podem apreciar a beleza das árvores sakura em um momento de conexão com a natureza.
De acordo com a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), o primeiro plantio oficial foi em 1978, em comemoração aos 70 anos da imigração japonesa no Brasil. Hoje, o parque abriga cerca de 4 mil pés de cerejeiras das variedades Himalaia, Yukiwari e Okinawa, tornando-se um verdadeiro símbolo da cultura oriental na cidade.

Bosque das Cerejeiras abriga mais de 4 mil pés de árvores de sakura
Festa das Cerejeiras de Campos do Jordão
A contemplação da sakura também é celebrada em Campos do Jordão com a famosa “Festa da Cerejeira em Flor”, realizada anualmente no Parque da Cerejeira. Neste ano, ela acontece nos finais de semana de 26 e 27 de julho, e também em agosto, nos dias 2, 3, 9, 10, 16 e 17.
Além de apreciar a beleza natural das flores, o evento traz uma série de atividades culturais, com apresentações de música, dança, artes marciais e gastronomia típica japonesa.
Durante a festa, você pode assistir a espetáculos de odôri (dança tradicional), ouvir o som do koto (instrumento de cordas) e do taikô (tambores japoneses), além de participar de cerimônias de chá, oficinas de origami, caligrafia e experimentar o yukata (vestimenta tradicional japonesa).
Para os fãs de cultura pop, o 3º “Sakura Anime Show” é um destaque, com um concurso de cosplay que acontece no dia 9 de agosto, com premiações.
A festa é promovida pelo Sakura Home Residencial Sênior, uma instituição de assistência social, e toda a arrecadação ajuda a manter o cuidado com os idosos atendidos pela entidade.

Parque das Cerejeiras recebe anualmente a tradicional festa nipônica | Foto: Divulgação
Mais informações:
Veja detalhes de cada evento citado no texto:



__