Quem disse que sopa não é refeição, nunca experimentou um bom lámen. O prato japonês à base de caldo quente, macarrão artesanal e acompanhamentos como ovo cozido e carne suína virou tendência em São Paulo — e tem conquistado até os paladares mais exigentes.
Com influências chinesas e japonesas, o lámen (ou ramen) nasceu no Japão no século XX e se tornou símbolo de conforto e sabor. Hoje, é possível encontrar casas especializadas em diferentes estilos do prato — do tradicional shoyu ao cremoso tonkotsu, passando por versões sem caldo, como o mazesoba.
Se você aprecia a cultura japonesa ou só quer uma comida reconfortante para os dias frios, confira 7 lugares para se aquecer com muito sabor na capital.
Lámen Kazu – Tradição na Liberdade
Um dos endereços mais clássicos da cidade, o Lamen Kazu é parada obrigatória para quem busca uma experiência autêntica. O cardápio traz opções como Shoyu Lamen (caldo à base de molho de soja), Missô Lamen (fermentado de soja) e Shio Lamen (caldo leve de sal marinho), todos com chashu (carne suína), alga nori, cebolinha e ovo. No verão, servem o Hiyashi Chuka, uma versão fria com vegetais coloridos. O macarrão é fino, artesanal e cozido com precisão.
Onde: R. Thomaz Gonzaga, 87 – Liberdade
Horário de funcionamento: De segunda a sábado, das 11:00h às 15:30h | das 17:30h às 22:30h; Domingos e feriados, das 11:00h às 15:30h | das17:30h às 21:30h. Fechado às terças-feiras.
Hirá Ramen Izakaya – Lámen com drinks e petiscos
Localizado na Vila Madalena, o Hirá combina ramen com clima de bar japonês. O destaque vai para o Tony Ramen (picante e cheio de personalidade), além de petiscos como karaague e guioza. O Shoyu Ramen e o Miso Ramen seguem a linha tradicional, com toppings bem servidos: ovo mollet, broto de bambu, alga, milho e pancetta ou frango. Também há uma versão vegetariana com caldo de legumes e cogumelos. Tudo com macarrão artesanal e caldo encorpado.

Lámen vegetariano é opção no Hirá Ramen Izakaya | Foto: Instagram
Onde: R. Fradique Coutinho, 1240 – Vila Madalena | Instagram: @hiraramenizakaya
Horário de funcionamento: De segunda a sexta, das 12h às 15h | das 19h às 23h; Sábados e Domingos, das 12h às 16h | das 19h às 23h.
Tan Tan Noodle Bar – Ramen moderno e ousado
Com pegada jovem e urbana, o Tan Tan é o queridinho de quem aprecia pratos com um toque de criatividade. O Wonton shio ramen leva caldo de frango, sal marinho, wonton de camarão, chashu de frango e ajitama. O Kumamoto Tonkotsu traz um caldo de porco mais leve, com alho negro e gengibre. O Mazesoba é uma opção sem caldo, com molho denso, carne moída e gema curada. Há também noodles com curry, kimchi e outras influências panasiáticas, além de coquetéis autorais.
Onde: Fradique Coutinho, 153 – Pinheiros | Instagram: @tantannb
Horário de funcionamento: De terça à sexta-feira, das 19h às 23h | Sábados, das 12h às 16h | das 19h às 23h; Domingos, das 19h às 23h Fechado às segundas-feiras.
Lámen Aska – Simples, bom e direto ao ponto
Com uma proposta mais tradicional, o Aska foca em poucos sabores, mas com excelência. O menu traz o Shoyu Lámen e o Missô Ramen, ambos com caldo de ossos de porco cozido por horas, resultando em sabor profundo e textura rica em colágeno. Os toppings incluem ovo cozido, nori, moyashi (broto de feijão), cebolinha e chashu. A massa é fina e servida al dente. Também há combos com guioza e opção de kaedama (porção extra de macarrão).
Onde: Galvão Bueno, 466 – Liberdade | Instagram: @aska_lamen
Horário de funcionamento: De terça a domingo, das 11h às 14h | das 18h às 21h; Fechado às segundas-feiras.
JoJo Ramen – Técnica e sofisticação
O JoJo é ideal para quem busca um ramen mais técnico e refinado. Um dos destaques é o Ryukyu Ramen, que se destaca pelo caldo levemente adocicado à base de shoyu, combinado com rafute, uma barriga de porco cozida no tarê com awamori, além de benishoga, cebolinha japonesa e um toque de shitimi, esse ramen é cheio de umami. Também servem o Shoyu Clássico e o Tonkotsu, com opções de ovo trufado, alga crocante e barriga de porco. Há ainda uma versão vegetariana feita com caldo de legumes e cogumelos.

Ryukyu Ramen do JoJo Ramen | Foto: Instagram
Onde: R. Dr. Rafael de Barros, 262 – Paraíso |Instagram: @jojo_ramen
Horário de funcionamento: De segunda a quinta-feira, das 11h30 às 14h30 | das 18h às 22h; Sextas e sábados, das 11h30 às 15h00 | das 18h às 22h. Fechado aos domingos.
Ikemen Ramen – Descolado e cheio de sabor
Jovem e descontraído, o Ikemen aposta em sabores ousados como o Spicy Miso Ramen, feito com pimenta vermelha coreana e missô fermentado. O Black Garlic Tonkotsu traz caldo espesso de porco com alho negro caramelizado. Para quem prefere sabores mais suaves, o Tori Paitan Ramen, à base de frango, é uma excelente escolha. A casa também serve udon, mazesoba e guioza artesanal. Há até opções com chashu maçaricado na hora.
Onde: Rua Doutor Rafael de Barros, 34 – Paraíso | Instagram: @ikemen.ramen.br
Horário de funcionamento: De segunda a sábado, das 11h30 às 15h00 | das 18h00 às 21h30. Fechado aos domingos.
Torico Ramen – Caldo de frango e muito aconchego
Focado em caldos de frango, o destaque do Torico é o Tori Paitan Ramen, um caldo extraído de ossos e carcaça de frango, que são cozinhados por longas horas para extrair o melhor colágeno. Depois de filtrado, ele se transforma no caldo base essencial do ramen, denso e profundo no paladar. Também há opções picantes e ramen com base de shoyu. A massa fina combina perfeitamente com a leveza do caldo, tornando a experiência reconfortante e equilibrada.

Tori Paitan Ramen, do Torico Ramen | Foto: Instagram
Onde: R. Thomaz Gonzaga, 110 – Liberdade |Instagram: @toricoramen
Horário de funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 11h30 às 14h30 | das 18h00 às 21h00; Sábados e domingos, das 11h30 às 21h00.
Nada mais reconfortante que uma boa refeição quentinha e gostosa. Que tal dar um toque criativo ao prato e usar lámen no preparo? Veja esta receita fácil e deliciosa:
E aí, qual experimentar primeiro?
Seja você fã de ramen encorpado ou de sabores mais delicados, o circuito paulistano tem opções para todos os gostos. E o melhor: cada casa tem sua própria personalidade, tornando o tour gastronômico ainda mais especial. Marque com seus amigos e prepare o paladar — o lámen perfeito te espera!
__