Voltar Gastronomia e Receitas
Última modificação julho 01, 2025

Lugares tradicionais para celebrar o Dia da Pizza

Dia da Pizza é celebrado em 10 de julho; Veja onde aproveitar a data

Slice of pizza cheese crust seafood topping sauce. with bell pepper vegetables delicious tasty fast food italian traditional and soft drink carbonated fresh on wooden board table classic in side view

Cadastre-se na Newsletter

    O Dia da Pizza é comemorado em 10 de julho, celebrando um dos pratos mais queridos ao redor do mundo. Para celebrar a data, o Viva a Cidade preparou um roteiro com algumas das pizzarias mais tradicionais da cidade.

    A origem da pizza

    Segundo relatos, a história da pizza começa na charmosa cidade de Nápoles, na Itália, onde a primeira pizzaria foi aberta em 1798. Naquela época, a pizza era um alimento popular entre as pessoas mais pobres da cidade, mas logo conquistou o paladar de todos.

    De acordo com a Associação Pizzarias Unidas do Brasil (Apubra), a pizza com molho de tomate, por exemplo, foi criada pelo chef napolitano Raffaele Espinosa em 1889, em homenagem à rainha Margherita de Sabóia. Ela adorou o prato, que até ganhou o nome dela! Depois da Segunda Guerra Mundial, a pizza se espalhou ainda mais, especialmente graças aos soldados americanos e europeus que a consumiam durante o combate e levaram essa delícia para outros cantos do mundo.

    No Brasil, a primeira pizzaria brasileira abriu as portas em 1910, em São Paulo, trazida por imigrantes italianos. Com o tempo, a pizza virou uma verdadeira paixão nacional, especialmente na cidade de São Paulo, que é a segunda do mundo que mais consome pizza, só perdendo para Nova York.

    Speranza

    A  pizzaria Speranza, que completou 67 anos em maio deste ano, tem uma história de sucesso e grande contribuição para a gastronomia de São Paulo. Fundada pelos Tarallo, que trouxeram a pizza Margherita de Nápoles no final dos anos 1950, a família deixou a Itália e trouxe consigo receitas tradicionais do Sul da Itália, como a Pizza Margherita, Napoletana, Calzone, Tortano e a exclusiva Pastiera di Grano.

    A unidade matriz está localizada no Bexiga e até hoje é referência quando o assunto é pizza de qualidade. Desde 1979, uma segunda unidade opera em Moema. Ambas são reconhecidas por sua autêntica gastronomia napolitana, sendo a Pizza Margherita a grande estrela do cardápio.

    Interior da pizzaria Speranza, no Bexiga | Foto: Divulgação

    Castelões

    Considerada a pizzaria mais antiga do Brasil, a Castelões, localizada no Brás é um verdadeiro ícone da gastronomia paulista. Fundada há um século, ela mantém viva a tradição de oferecer pizzas deliciosas feitas com ingredientes selecionados e receitas que atravessaram gerações.

    Um dos segredos do sucesso da Castelões é a sua linguiça especial feita na casa, combinada com mussarela de alta qualidade e um molho de tomates fresquíssimos, escolhidos a dedo. Esses ingredientes dão um sabor único à sua pizza mais famosa: a calabresa Castelões, que é a preferência de muitos clientes há mais de 100 anos, e pode ser encontrada em tamanho tradicional ou individual.

    A história da pizzaria começa com Vicente Donato, filho de imigrantes italianos, que nomeou o estabelecimento em homenagem ao clube de futebol Castelões, da Série C do Campeonato Paulista de 1920. Desde então, a pizzaria se consolidou como uma referência na cidade. Atualmente é comandada por Fábio Donato, terceira geração à frente da casa, que se dedica a manter a essência e as tradições de seu avô.

    Pizza Calabresa Castelões é um dos destaques da Castelões | Foto: Mauro Holanda/Divulgação

    Monte Verde

    Desde 1956, a Pizzaria Monte Verde conquista o paladar dos amantes de pizza com sabores irresistíveis e tradição de qualidade. Tudo começou no bairro do Bom Retiro, em São Paulo, quando os amigos Aparecido Godoy, Gino Rossi e Antônio Hornick decidiram abrir as portas de um lugar que logo se tornaria referência na cidade.

    Ao longo dos anos, a Monte Verde cresceu e se consolidou como uma das pizzarias mais queridas, sempre prezando por massas finas, ingredientes de primeira e um atendimento acolhedor.

    Desde 1995, o comando do negócio ficou nas mãos de Ângelo Pires de Lima e sua esposa Janaina Cano, que trouxeram ainda mais dedicação e paixão para o negócio, que se expandiu e hoje, além da matriz, conta com unidades no Brooklin, Jardins, Pinheiros e Vila Nova Conceição.

    No cardápio, além das opções tradicionais, é possível encontrar receitas autorais como a “O Chefe” que leva alho poró, mussarela e salmão ou a de abobrinha com parmesão curado.

    Pizzaria Monte Verde oferece opções clássicas e autorais. | Foto: Divulgação

    Pizzaria Bruno

    Fundada em 1939, na charmosa Freguesia do Ó, a Pizzaria Bruno logo se consolidou como uma das melhores da cidade de São Paulo. Há quase 90 anos, o segredo do sucesso da casa tem sido o bom atendimento aliado a pizzas de alta qualidade, sempre feitas com dedicação e carinho.

    O cardápio é uma celebração do tradicional, com clássicas opções como margherita, mussarela e calabresa, além de combinações sofisticadas que surpreendem o paladar. São mais de 60 sabores disponíveis no sistema à la carte, atendendo a todos os gostos. Para quem gosta de experimentar além das pizzas, a casa oferece uma variedade de brusquetas, porções, petiscos, saladas e belisquetes, sempre com um toque especial. E para harmonizar perfeitamente, uma carta de vinhos com rótulos do velho e do novo mundo completa a experiência.

    Pizzaria Bruno oferece mais de 60 sabores de pizza | Foto: Divulgação

    Serviço

    Veja as informações das pizzarias citadas no texto:

    __

    LEIA MAIS:

    Stefany Leandro

    54 publicações

    Stefany Leandro é jornalista e editora-chefe do Viva a Cidade.