“Ygapó: Floresta Encantada das Águas” em cartaz na CAIXA Cultural
Exposição fotográfica utiliza técnica histórica para discutir preservação ambiental.

Informações
-
Data de inicio e término
25 jan até 02 mar
-
Dias da semana e horários
Terça a domingo, das 8h até as 19h
-
Mais detalhes
A CAIXA Cultural São Paulo recebe a exposição fotográfica “Ygapó: Floresta Encantada de Águas”, da artista Andréa Brächer. Sob curadoria de Letícia Lau, a mostra apresenta 14 imagens que exploram a conexão entre a natureza amazônica e a fabulação.
Forjadas a partir de um processo fotográfico histórico criado em 1842 chamado cianotipia, a exposição, Ygapó, faz referência às áreas da floresta amazônica permanentemente alagadas, mesmo nos períodos de estiagem dos rios. As imagens foram captadas em Alter do Chão, no Pará, durante uma imersão fotográfica em janeiro de 2022.
Para a curadora Letícia Lau, as imagens da série funcionam como um “alerta poderoso” sobre a importância da preservação dos ecossistemas e sobre o impacto humano na natureza. O conceito de fabulação, central na obra da artista, permeia a série, convidando o observador a imaginar narrativas inspiradas no cenário singular do Baixo Amazonas.
Sobre Andréa Brächer
A artista nasceu em Porto Alegre (RS), onde vive e trabalha. Doutora em Poéticas Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009), realizou estágio doutoral na University of the Arts London, com bolsa CAPES. Mestre em História, Teoria e Crítica de Arte pela mesma instituição (2000), concluiu pós-doutorado na University of the Arts London (2016).
Seu trabalho já integrou diversas exposições individuais e coletivas, entre as quais se destacam “Aragem Ramagem” (2023), nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro e “Ygapó” (2023), em Belém. Suas obras investigam as interseções entre técnicas fotográficas históricas e questões contemporâneas relacionadas à preservação ambiental.
Dados de contato
-
Telefone
(11) 3321-4400
-
-