MIS, uma viagem através de imagens e sons

Museu abriga mais de 200 mil itens de cinema, fotografia, música, entre outros.

MIS Foto: Ding Musa

Dados do estabelecimento

Mais detalhes

Inaugurado em 1970, o Museu da Imagem e Som (MIS) é um museu público estatal que tem como objetivo preservar o patrimônio de audiovisual nacional, abrigando diversos documentos sonoros e imagéticos.

Vinculado à Secretaria da Cultura, o MIS traz em seu acervo materiais de manifestações artísticas ligadas à arte, à imagem e ao som. Dentre estes, podemos destacar cinema, fotografia, música, artes gráficas, entre outros.

O museu começou a se destacar nas décadas de 1970 e 1980 como importante núcleo de difusão artística e educativa brasileira e, desse modo, se tornando centro de referência para a pesquisa da indústria audiovisual nacional.

Sempre pensando em dar ênfase à diversidade e alcançar diversos públicos, o MIS tem uma programação cultural variada, abrigando em seu acervo mais de 200 mil itens, dentre filmes, vídeos, fotografias, câmeras, cartazes e depoimentos.

O MIS ainda se destaca por levar ao público diversas exposições de ícones da arte contemporânea, como cinema e música, além de dar espaços para novos talentos que estão surgindo demonstrarem seus trabalhos.

Em sua história, o MIS apresentou exposições imersivas de diversos nomes importantes, como Rita Lee, Renato Russo, David Bowie, Truffaut e Stanley Kubrick, um dos cineastas mais influentes do cinema, com clássicos como “Laranja Mecânica” e “2001 – Uma Odisseia no Espaço”. Outra mostra imersiva que ganhou destaque foi “Castelo Rá-Tim-Bum”, grande sucesso na TV Cultura nos anos 1990.

Além das exposições, o museu é espaço para lançamentos de livros, cursos, feiras e espetáculos. Tudo voltado ao audiovisual. A programação completa pode ser conferida no site oficial.

MIS Experience

Em outubro de 2019, em parceria com a Fundação Padre Anchieta, responsável pela TV Cultura, foi inaugurado o MIS Experience, um espaço totalmente adaptado para receber exposições imersivas. Localizado no bairro da Água Branca, é o primeiro espaço desse tipo da América Latina.

  • $

Dados de contato