“Duo Valverde Brasil” recria clássicos do Choro
Formado por Ricardo Valverde e Igor Brasil, o projeto destaca compositores consagrados e esquecidos

Informações
-
Data de inicio e término
23 maio até 27 jun
-
Dias da semana e horários
De 23/05 a 27/06, sextas-feiras às 19h.
-
-
Valores
Entrada gratuita
Mais detalhes
Com uma sonoridade que une tradição e inovação, o Duo Valverde Brasil revisita o Choro brasileiro por meio de formações e timbres pouco explorados no gênero. Formado pelo vibrafonista Ricardo Valverde e pelo violonista e guitarrista Igor Brasil, o duo apresenta releituras de composições das décadas de 1950 e 60, destacando nomes consagrados e também compositores apagados da história oficial da música brasileira.
No repertório, aparecem clássicos de Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Altamiro Carrilho e Chiquinha Gonzaga, ao lado de figuras como Mesquita do Vibrafone e Bola Sete, que são objetos das pesquisas acadêmicas desenvolvidas por Valverde e Brasil. A proposta é trazer frescor e novos arranjos ao Choro, com o vibrafone em diálogo com o violão de 7 cordas e a guitarra, valorizando a riqueza harmônica e rítmica do estilo.
Ricardo Valverde, premiado como Melhor Artista de Choro no Prêmio Profissionais da Música (2019), é mestre em música pela UFBA e já dividiu o palco com grandes nomes como Paulo Moura, Dominguinhos, Baby do Brasil e Fabiana Cozza. Com seis álbuns lançados, ele é um dos principais nomes da inserção do vibrafone na música brasileira.
Igor Brasil, por sua vez, tem mais de 20 anos de carreira e atuação em espetáculos, gravações e programas de TV. Líder das bandas Clube de Bolso e Èkó Afrobeat, o músico lançou em 2021 seu álbum solo “Dialeto Sonoro”. É mestre em música pela Unicamp e atua como professor desde 2005.
Com esse projeto, o Duo Valverde Brasil não apenas homenageia o passado, mas resgata vozes esquecidas e reimagina o Choro com novos timbres e abordagens contemporâneas.
Dados de contato
-
Telefone
(11) 5541-4000
-