Voltar Cinema
Última modificação julho 04, 2025

Cinemateca promove “Mostra+ Gênero Queer”

Com entrada gratuita, mostra busca lançar novos olhares sobre o cinema LGBTQIA+

Mostra+ Gênero Queer Filme "Gaiola das Loucas", de 1978/ Divulgação

Informações

  • Data de inicio e término

    03/07/2025 até 06/07/2025

  • Endereço

    Largo Senador Raul Cardoso, 207 – Vila Mariana

    Ver no mapa

Mais detalhes

Como parte de seu calendário anual, a Cinemateca Brasileira promove a”Mostra+ Gênero Queer”, dedicada a lançar novos olhares sobre o cinema LGBTQIA+ produzido no Brasil e no mundo. A cada edição, a mostra propõe um recorte temático diferente, buscando ampliar o debate sobre as representações queer na sétima arte.

Em 2025, a “Mostra+ Gênero Queer” realizada em parceria com as plataformas TikTok e Mubi, com as produtoras e distribuidoras Vitrine Filmes e Dezenove Som e Imagens tem como objetivo celebrar uma produção cinematográfica cada vez mais vibrante, que se apropria de gêneros consagrados do cinema — como comédia, musical, suspense, terror, ficção científica e drama histórico — para contar histórias LGBTQIA+.

Esses filmes adotam convenções formais típicas de cada gênero, mas as subvertem ao introduzir personagens, estéticas e narrativas dissidentes, expandindo as possibilidades expressivas dessas linguagens e rompendo com padrões normativos.

Durante décadas, o cinema de gênero foi pouco generoso com personagens queer, frequentemente retratados de forma estigmatizada, marginal ou invisibilizada. A mostra propõe, assim, um olhar sobre como essas formas narrativas podem ser reimaginadas a partir de perspectivas LGBTQIA+, gerando obras de afirmação, crítica e invenção.

A “Mostra+ Gênero Queer” promove a exibição de filmes de diferentes estilos, épocas e origens. Mais do que celebrar a diversidade, a mostra busca formar novos públicos e fomentar reflexões sobre o papel do cinema na construção de imaginários, narrativas e representações que impactam a sociedade.

Programação

  • Quinta-Feira, 03 de Julho

19h30 – Sala Oscarito: A Gaiola Das Loucas

  • Sexta-Feira, 04 de Julho

18h – Sala Oscarito: Parceiros da Noite

20h – Sala Oscarito: Garotos de Programa

  • Sábado, 05 de Julho

17h – Sala Oscarito: Paris Is Burning

18h30 – Sala Oscarito: Retratos de Uma Jovem em Chamas

21h30 – Sala Grande Otelo: Baby

  • Domingo, 06 de Julho

15h – Sala Oscarito: Born In Flames

17h – Sala Oscarito: As Boas Maneiras

20h30 – Sala Grande Otelo: Madame Satã

 

  • Acessível para cadeirantes
  • Gratuito

Dados de contato

Veja também outras opções

Ver todos