Casa das Rosas celebra 89 anos da construção do casarão

Evento tem visita pelo museu, música, oficina de samba-rock e atividades lúdicas.

Créditos: André Hoff

Informações

  • Data de inicio e término

    14 dez até 20 dez

  • Dias da semana e horários

    Confira os dias e horários no serviço.

  • Endereço

    Avenida Paulista, 37, Bela Vista

    Ver no mapa

Mais detalhes

Em comemoração ao aniversário de 89 anos da construção do casarão, a Casa das Rosas prepara uma programação especial, com diversas atrações artísticas e educativas. Apesar da data de aniversário da Casa das Rosas ser 09 de dezembro, a festa acontece no museu nos dias 14 e 15 de dezembro pela manhã e tarde. Já no dia 20, acontece uma caminhada educativa com o tema “Os Casarões da Avenida Paulista”.

A Casa das Rosas é da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e gerenciada pela Organização Social Poiesis. O espaço museológico poderá ser visitado em um encontro mediado no qual o público conhecerá as curiosidades do casarão construído em 1935 e como essa arquitetura dialoga com temas contemporâneos e as dinâmicas de seu território.

14 de dezembro:

O sábado começa às 10h30 com uma visita mediada por Carlos Thaniel Moura, professor e historiador especializado em história urbana, domesticidade, habitação e patrimônio cultural. O público conhecerá a história e curiosidades da Casa das Rosas, descobrindo a ligação com as referências da região da Av. Paulista dos anos 1930 até os dias atuais, e como o Museu-Casa vem se relacionando com o território ao longo de todos esses anos.

O samba-rock é considerado um dos símbolos do sincretismo cultural e patrimônio imaterial paulista, e será exercitado na oficina de Samba-rock a partir das 14h. Buiú (Rouwagner Gregório), professor de Educação Física e um dos criadores do projeto “Irmandade Samba Rock”, apresenta o histórico dessa manifestação popular e o impacto na cultura da cidade de São Paulo, além de aplicar uma aula de movimentos básicos da dança.

A partir das 16h30 o coral Asa da Palavra apresenta músicas em homenagem aos estados de São Paulo e Minas Gerais, entre elas, “Augusta, Angélica e Consolação”, de Tom Zé, “Lá vou eu”, de Rita Lee, “Caxangá”, de Milton Nascimento e Fernando Brant, e “Poema de Sete Faces”, de Carlos Drummond de Andrade. Os arranjos das canções e a musicalização do poema são de Adilson Rodrigues, maestro do Asa da Palavra.

15 de dezembro:

O domingo de celebração se volta para as crianças de zero a sete anos pelo “Projeto Quintal”, ação mensal que propõe despertar o público infantil e seus cuidadores para o espaço museológico por meio de ferramentas lúdicas. Para isso, o Núcleo educativo da Casa das Rosas incentiva o aprendizado pelo brincar, com suporte de brinquedos e da criatividade. Serão dois períodos: 10h30 às 12h e 14h às 16h.

O objetivo é oferecer o museu, principalmente a área externa (quintal) como espaço para os pequenos exercitarem percepções, construir identidade e ter convívio social com novos colegas ao ar livre.

Aprender caminhando

Em dezembro, o museu realiza mais um encontro peripatético, termo baseado no conceito aristotélico de “ensinar passeando”, com o tema “Os Casarões da Avenida Paulista” no dia 20/12, a partir das 14h. Uma ótima dica para quem vai aproveitar o recesso ou férias na capital.

A abordagem é voltada às edificações remanescentes do período inicial dessa via, das quais serão destacadas algumas obras projetadas por Ramos de Azevedo, arquiteto que nasceu em 08 de dezembro, mesmo dia do aniversário da Av. Paulista, considerada um dos cartões postais de São Paulo.

O Núcleo de Ação Educativa do museu acompanhará as pessoas pelo seguinte trajeto: às 14h começam no nº 1919 da Av. Paulista, em frente ao Palacete Franco de Mello, e terminam a caminhada na Casa das Rosas (nº 37). Recomenda-se o uso de roupas e calçados confortáveis.

Serviço

Aniversário da Casa das Rosas

14 de dezembro:

10h30 – 12h00 | Visita mediada – Com Carlos Thaniel Moura

14h00 – 15h30 | Oficina de Samba-rock – Com Buiú (Rouwagner Gregório)

16h30 – 17h30 | Coral Asa da Palavra

Canções que simbolizam São Paulo e Minas Gerais – de grandes compositores, como Milton Nascimento e Rita Lee

Domingo, 15 de dezembro:

10h30 às 12h | 14h às 16h

Projeto Quintal

Com Caio Gomes, Debora Paneque Nogueira e Mayara Nascimento

Faixa etária: zero a sete anos – crianças devem estar acompanhadas de seus cuidadores

15 vagas em cada período (manhã e tarde) 

Peripatético: Os Casarões da Avenida Paulista

Caminhada com Com Caio Gomes, Debora Paneque Nogueira e Mayara Nascimento – Núcleo de Ação Educativa

Sexta-feira, 20 de dezembro, das 14h às 16h

Livre. Crianças devem estar acompanhadas de seus responsáveis

Ponto de encontro: 14h – Avenida Paulista, 1919 (em frente ao Palacete Franco de Mello). O trajeto termina na Casa das Rosas – Av. Paulista, 37.

Transporte a cargo dos participantes

20 vagas | Inscrição até 18/12 – clique aqui

  • Acessível para cadeirantes
  • Gratuito
  • Livre para todas as idades

Dados de contato