Camila Morgado estrela peça de Nelson Rodrigues

Atriz inicia curta temporada com "A Falecida", uma das mais importantes obras do escritor

Camila Morgado - Nélson Rodrigues Foto: Victor Hugo Cecatto

Informações

  • Data de inicio e término

    06 maio até 11 maio

  • Dias da semana e horários

    Terça a domingo, às 19h

  • Endereço

    Praça da Sé, 111 - Centro

    Ver no mapa

Mais detalhes

A CAIXA Cultural São Paulo apresenta a peça “A Falecida”, escrita por Nelson Rodrigues. Protagonizada por Camila Morgado e idealizada pelo diretor Sérgio Módena, o clássico traz no elenco Thelmo Fernandes, Stela Freitas, Gustavo Wabner, Alcemar Vieira, Claudio Gabriel, Thiago Marinho e Alan Ribeiro.

Escrita em 1953, “A Falecida” narra o plano de Zulmira, portadora de tuberculose e moradora do subúrbio carioca, que sonha em ter um enterro cheio de luxo e pompa. Dessa forma, ela causaria inveja em sua prima e vizinha Glorinha, com quem, apesar de não falar mais, mantém uma relação inexplicável de competição, tornando-a o centro das atenções e das intrigas familiares.

Segundo o diretor, a encenação propõe uma estética atemporal. No cenário, um grande mausoléu (signo da ostentação social em meio aos mortos) é o espaço por onde os diversos planos de ação irão ocorrer. Os figurinos não buscam a reprodução histórica da década de 1950. Ao contrário, parecem apenas evocar um tempo passado, atravessando diversas épocas. A trilha sonora explora o conflito entre o sagrado e o profano.

“Eu e Camila somos apaixonados por esse texto e pelo legado de Nelson Rodrigues. E ela é uma atriz “rodrigueana” por excelência, assim como o Thelmo Fernandes. Esta montagem marca a minha primeira direção de uma obra do Nelson. Estamos criando uma encenação atemporal para a peça, que, originalmente, foi escrita em 1953 e se passa no subúrbio do Rio de Janeiro. Mas Nelson vai além da crônica carioca. Ele radiografa a miséria da alma humana, presente nos mais diversos lugares e épocas”, comenta Sérgio Módena sobre a idealização do projeto.

As apresentações têm entrada gratuita com distribuição de ingressos uma hora antes do espetáculo.

Na sexta, 09 de maio, às 19h, haverá terá sessão com Tradução em Libras.

  • Acessível para cadeirantes
  • Acessível para deficientes auditivos
  • Gratuito
  • Maiores de 16 anos

Dados de contato

Veja também outras opções

Ver todos