Embaixo da lona, no centro do picadeiro, palhaços, malabaristas, mágicos e trapezistas fazem a alegria de crianças e de adultos há mais de dois séculos.
O circo, presente nas lembranças e nos corações do ‘respeitável público’, mudou pouco ao longo do tempo: a cada sessão, ainda reúne uma multiplicidade de talentos, que fazem dele ‘o maior espetáculo da Terra’.
O Dia Nacional do Circo, comemorado em 27 de março, foi criado por artistas modernistas, entre as décadas de 1920 e 1930. A data foi escolhida em homenagem a um dos maiores profissionais do circo do Brasil, o palhaço Piolin, nome artístico de Abelardo Pinto, que nasceu no mesmo dia, em 1897.
Ainda existem lugares que mantêm viva a magia do circo e continuam a encantar o público, com apresentações variadas; outros locais se dedicam a transmitir a arte circense às novas gerações. Conheça espaços de São Paulo que celebram o circo:
Espaços dedicados ao circo
É um equipamento cultural do governo do Estado de São Paulo, inaugurado em 2022, que ocupa uma área de mais de 10 mil m2 no Parque da Juventude, zona Norte da capital.
O espaço é voltado à valorização do universo circense e conta com apresentações de diferentes grupos e artistas, além de exposições e oficinas, ao longo do ano. Abriga três lonas: Grande lona, Lona multiuso e Lona magia do circo, além de um picadeiro a céu aberto.
Na Grande lona são realizados espetáculos de circos itinerantes, mostras de números circenses e shows, entre outras atividades. A Lona multiuso abriga grupos, companhias, duplas e artistas individuais diversos, tanto para apresentações como para ensaios e desenvolvimento técnico de espetáculos.
A terceira lona tem uma exposição lúdica e interativa sobre o imaginário do circo, com as várias modalidades artísticas que encantam as plateias há séculos. O Picadeiro a céu aberto é dedicado a espetáculos e números de arte de rua.

Entrada do Mundo do Circo, no Parque da Juventude (zona Norte). | Foto: Reprodução / Site
Em comemoração ao Dia do Circo, no mês de março, o espaço cultural tem uma programação especial, com atrações gratuitas para toda a família. O público pode ver artistas como palhaços, trapezistas, acróbatas de aparelhos aéreo, além de outras modalidades, como globo da morte. Participam talentos premiados no Troféu Picadeiro 2024 e grupos internacionais.
No dia 27, às 10h, há a performance da trupe de Pedro de Ulhôa Cintra, com palhaços, malabaristas, pernaltas e acrobatas; às 15h, a Grande Lona é palco do espetáculo de circo-teatro “Histórias de um baú”, com a Companhia Trotamundos.
Para o público 60+, o coletivo Um Café da Manhã propõe uma experiência circense, às 10h30, na Lona multiuso, com atividades que visam à promoção da saúde física e mental. São usados pesos leves, bolas de malabarismo, bandas elásticas, pontos de ancoragem e tecidos, que ajudam a manter a coordenação motora, o equilíbrio e a concentração.
Para saber mais sobre “O Mundo do Circo SP”, leia a entrevista com Cesar Guimarães, diretor do estabelecimento.
Onde: Av. Cruzeiro do Sul, 2.630, Carandiru (Parque da Juventude)
Dias e horários: de terça a sexta-feira, das 10h às 17h; sábados e domingos, das 11h às 18h
Telefone: (11) 3882-8080; Instagram: @omundocircosp
Centro de Memória do Circo (CMC)
Também conhecido como Museu do Palhaço, o CMC preserva, registra e difunde a cultura circense e conta a história do circo brasileiro. Vinculado à Secretaria Municipal de Cultura (SMC) da Prefeitura Municipal de São Paulo, funciona na Galeria Olido, no Largo do Paissandu (região central). Inaugurado em 2009, é o primeiro estabelecimento da América Latina consagrado exclusivamente à memória e à cultura do circo.
Os visitantes podem ver a exposição permanente “Hoje tem espetáculo”, na sobreloja da galeria, e exposições temporárias, além de optar pela visita mediada ao acervo e exposições (mediante agendamento prévio, pelo e-mail: memoriadocirco@gmail.com).
Para o dia 27, está prevista a Celebração do Dia do Circo, das 11h às 18h, na sala Maranhão, em frente à Vitrine do Circo.
Onde: Av. São João, 473, Centro
Dias e horários: de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h
Telefone: (11) 98397-3767; Instagram: @memoriadocirco

Acrobatas se apresentam em circo. | Foto: Reprodução
Circos com espetáculos em São Paulo
Quem pensa que encontrar um circo na cidade é difícil, está enganado: há várias opções, principalmente em regiões um pouco mais afastadas do centro. Saiba onde ver de perto a arte circense e seus protagonistas:
Criado em 1985, o Circo Spacial convida o público para uma aventura intergaláctica, em uma nave espacial em formato de circo. Nessa viagem imaginária, o show fica a cargo de malabaristas, contorcionistas, trapezistas e palhaços, entre outros artistas, que mesclam a tradição da arte circense à modernidade, com efeitos visuais futuristas.
Depois de viajar por todo o país, com frota de 23 carretas, 25 trailers e várias lonas, a trupe está em uma longa temporada na capital, na zona Sul. Os ingressos estão à venda neste link.
Onde: Avenida Atlântica, 2.800, Guarapiranga
Dias e horários: aos sábados, às 16h, 18h e 20h; domingos e feriados, às 11h, 16h e 18h
Telefone: (11) 91755-8181; Instagram: @circospacialoficial
A trupe nasceu na Rússia e é, até hoje, a maior companhia circense da Europa. A unidade sul-americana existe desde 1870, e viaja por todo o continente, com diferentes atrações, levando muita diversão para toda a família. Os ingressos podem ser comprados antecipadamente neste site.
Onde: Av. Governador Regente Feijó, 1.739, Tatuapé
Dias e horários: de segunda a sexta-feira, às 20h30 (exceto às terças e quartas); aos sábados, domingos e feriados, às 16h, 18h e 20h30
Telefone: (11) 94060-9860; Instagram: @circomoscouofc
O circo reúne a apresentação dos sucessos musicais dos palhaços Patati e Patatá com o espetáculo de uma trupe circense, com números de mágica, malabarismos e acrobacias. Ingressos à venda no link.
Onde: Rua Uriel Gaspar, 149, Belenzinho
Dias e horários: aos sábados, domingos e feriados, às 14h30, 17h e 19h30
Telefone: (11) 99440-8846; Instagram: @ppcircoshow
A história do circo no Brasil
O circo chegou ao Brasil no século 19, trazido por famílias europeias que migraram para o país, principalmente do grupo populacional romani, habituado à vida nômade. Inicialmente, os espetáculos eram feitos em teatros ou em locais improvisados, com a cobertura da famosa lona, que caracteriza esse universo. Conheça os marcos desta história a seguir:


Por muitos anos, as companhias circenses foram as únicas a levar espetáculos culturais a todos os cantos do país, vivendo anos de glória, principalmente no começo do século passado.
O encantamento do público com o circo não precisa se limitar à plateia: além de lúdica, essa arte une criatividade, técnica e dedicação, e pode ser aprendida. Quem nunca sonhou em ser malabarista ou em divertir crianças com palhaçadas?
Conheça estabelecimentos que se dedicam a divulgar o conhecimento circense e a formar novos artistas:
Escolas de Circo em São Paulo
Para quem deseja aprender a arte circense, a capital tem diversas opções de escolas e centros de ensino:
É uma escola de iniciação circense, com aulas de circo para crianças a partir de 4 anos. Também realiza treinamentos para empresas, promove seminários e palestras.
Onde: Rua Bamboré, 518, Alto do Ipiranga
Horário de funcionamento: das 7h às 21h
Telefone: (11) 95761-7327; Instagram: @circoviramundosp

Tenda de um circo típico. | Foto: Reprodução
Escola Circodança Suzie Bianchi
A escola é vinculada à Cia. Circodança Suzie Bianchi, que nasceu em São Paulo, no bairro Campo Belo. Hoje, além do grupo profissional, que conta com elenco de 14 artistas e se apresenta em escolas e eventos, ensina as técnicas do circo aos interessados e desenvolve trabalho voltado especificamente a pessoas com deficiência.
Também tem aulas de dança, yoga e musicoterapia, atendendo adultos e crianças.
Onde: Rua República do Iraque, 1.866, Parque Colonial
Dias e horários: segunda e quarta-feira, das 8h30 às 22h; terças, das 15h às 22h; quintas, das 16h às 22h
Telefone: (11) 97377-2107; Instagram: @circodanca
Criado em 2002, é um centro voltado ao ensino, pesquisa e desenvolvimento pedagógico das artes circenses, dirigido por Alex Marinho desde sua fundação. Tem o objetivo de divulgar e valorizar a arte circense, vista como uma das manifestações que constituem a identidade cultural brasileira.
É considerada uma das escolas de circo mais bem equipadas do Brasil, e além dos cursos regulares, voltados a crianças, adolescentes, jovens e adultos, tanto iniciantes quanto profissionais, oferece atividades especiais nos períodos de férias escolares.
Faz apresentações na própria escola e também promove, nos fins de semana, as aulas-festa, oportunidades em que as crianças podem comemorar seu aniversário, aprender modalidades circenses e se divertir num circuito acrobático.
Onde: Rua Félix Della Rosa, 101, Vila Anglo Brasileira
Dias e horários: de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 21h; sábados, das 9h às 13h
Telefone: (11) 3812-1676; Instagram: @galpaodocirco
__
LEIA MAIS: