Voltar Entretenimento
Última modificação julho 29, 2024

Confraria dos elephantes reestreia “Nelson Eterno Retorno” a partir de 10 de março, na Casa de Artes, em São Paulo

Depois do enorme sucesso, reestreia em 10 de março o espetáculo “Nelson Eterno Retorno”, da Confraria dos Elephantes. Com dramaturgia e encenação de Janssen Hugo Lage, é um panorama da vida e obra de Nelson Rodrigues, que agora ocupa a sala de teatro da Casa de Artes.

Nelson Eterno retorno | Foto: Ricardo Sakai Nelson Eterno retorno | Foto: Ricardo Sakai

Cadastre-se na Newsletter

    A vida e obra de Nelson Rodrigues (1912-1980) é o mote de Nelson Eterno Retorno, espetáculo do dramaturgo e ator, cofundador da Confraria dos Elephantes, Janssen Hugo Lage, retoma a homenagem iniciada em 2016 com a montagem de Nelson, pela Confraria. A nova temporada acontecerá na Casa de Artes, na Vila Buarque, com sessões as sextas e sábados, às 21h. Os ingressos custam a partir de R$40,00 (meia-entrada) e R$80,00 (inteira).

    No espetáculo, como num patchwork de seus mais famosos textos – como Beijo no Asfalto, A Falecida, Os Sete Gatinhos e outros –, se revela um Nelson bem diferente daquele que estamos acostumados a ver. A partir da relação de Nelson com a filha cega, surda e muda, e seu fascínio inesperado por uma de suas leitoras mais assíduas, seus pensamentos nos levam às lembranças e questionamentos existenciais de sua própria vida cotidiana, até que a misteriosa leitora de sua coluna policial começa a lhe escrever cartas reveladoras. Cartas que tomam conta de sua mente, inspirando algumas de suas mais notáveis obras teatrais: histórias íntimas, ações, sentimentos, delírios, certezas e incertezas sobre a própria existência e sexualidade são alguns dos temas descritos por sua misteriosa admiradora; até que ambos resolvem materializar essa relação de trocas de cartas no mundo real, para o delírio absurdo e festejo de um pornográfico apaixonado.

     

    Janssen também estará no palco como ator ao lado de Jorge Mesquitta – outro cofundador da Confraria – e grande elenco, para guiar o público a uma viagem intimista, lírica e investigativa, que revela as razões que transformaram o jornalista policial e esportivo no mais importante dramaturgo brasileiro, percorrendo histórias íntimas, ações, sentimentos, delírios, certezas e incertezas sobre a própria existência e sexualidade deles mesmos, buscando na movimentação rápida e silenciosa dos atores e atrizes, o “Nelson” que existe em cada um.

    Nessa nova versão, além do amadurecimento artístico, o trabalha intensifica o caráter de homenagem e foca na visão do diretor sobre Nelson Rodrigues. “Nelson transformava a rotina da vida privada de seus dias em pequenas alucinações controladas, que viravam catarses para dar vida às suas peças de teatro e crônicas, alimentando suas dores e sombras, com seus próprios conflitos e fantasmas existenciais”, destaca Lage.

    A Confraria dos Elephantes é responsável, entre outros, pela primeira temporada do espetáculo Nelson, de 2016, sucesso de público, pela trilogia de peças Nelson, Amazônia e Há Uma Gota de Sangue Em Cada Poema, em 2017, e pela montagem reveladora de Macunaíma, em 2018, além de outros fenômenos de impacto e bilheteria de 2021, inaugurando um formato inédito de Arte no Brasil: o Teatro Fractal Cinematográfico, o primeiro em tecnologia XR4D do mundo, que permite ao público uma experiência sensitiva além do 3D, ao combinar elementos virtuais no mundo real, explorando sensações em um nível extremamente elevado.

    Viva a Cidade News

    357 publicações