Há menos de um mês para o final do ano e é agora que o “movimento verão” começa a gerar grandes e populosos números de alunos nas academias.
Se por um lado isso é bom, pois nunca é tarde para buscar uma melhora na sua saúde, por outro, sabemos que não é bem pela saúde que a grande maioria está em busca. E nesse momento de “desespero” que é vendido e comprado a ideia de treinos e dietas mirabolantes para alcançar o “shape” do verão.
Mas nós já entendemos que não é dessa forma que a mudança acontece. O que foi feito ao longo do ano, mostra o resultado, o que não foi feito, melhor seguir a buscar sem afobação ou ansiedade.
Pensando nisso aqui vão algumas dicas que podem te ajudar a entrar no ritmo para quem resolveu começar agora ou para potencializar aquele processo de quem já vem desde o início do ano com sua regularidade.
Não estou aqui para falar de nutrição, mas como uma coisa interfere diretamente na outra, minha primeira dica é: potencialize a ingestão de água! Veja bem, não apenas sucos e derivados, mas a água limpa propriamente dita. Ela vai auxiliar no processo para desinchar, fazendo com que tudo funcione corretamente. Além, claro da inclusão das fibras e proteínas no cardápio.
Para o treino, tente ajustar a combinação do cárdio e treinos de força. Já sabemos que passar horas em jejum praticando apenas exercícios aeróbicos não trará o resultado esperado. O segredo (que não é tão segredo assim), é a combinação e a variedade de estímulos. Nada melhor do que a musculação para esse processo.
Em tempos de confraternizações, happy hours e afins, a privação de sono, a ingestão de álcool e a alimentação desenfreada são os carros-chefes para chutar o balde longe. Um fator leva ao outro fazendo que no dia seguinte a vontade de seguir no treino seja diminuída. “Ah, para que vou treinar hoje? Já comi errado ontem! ” Não pense assim! E tente organizar a sua agenda. Curta bastante e, mesmo que no dia seguinte acorde menos motivado a seguir com os treinos, insista e vá! Programe algo com intensidade de leve a moderada se for o caso, mas não deixe de ir.
Sigai firme! Você nunca se arrepende por ter cumprido sua meta.
Então, observe essas quatro coisas fundamentais: ingestão de água, alimentação com moderação, sono e treinos regulares. Equilibrando isso, fique tranquilo! Pode aproveitar sem medo!
Em resumo: Para quem já segue um plano, tente manter uma rotina minimamente próxima daquilo que você já estava fazendo.
Para quem está iniciando, não desista! Você optou por iniciar em um período de muitas distrações e aprovações. Mas, se passar por esse período, com certeza terá um novo ano promissor com relação a sua saúde!
Fonte: Bacharel em Educação Física, Andreza Gonçalves (@an.drezagn) é personal trainer (Cref 172593-G) e colunista do Viva Cidade News.