Feriado nacional no Brasil e em muitos outros países do mundo, o 1º de maio é dia de fazer uma pausa nas atividades cotidianas e celebrar as conquistas dos profissionais na luta por melhores condições de trabalho.
Mas, o Dia do Trabalho, ou Dia do Trabalhador, não é um feriado como os outros: é uma oportunidade para unir pessoas que têm sonhos e objetivos em comum, e que querem fazer valer seus direitos.

Trabalhadores podem curtir atrações musicais na zona Norte e na zona Sul. | Foto: iStock
Por isso, quem costuma promover encontros nesta data são as centrais sindicais, que também oferecem diversão e entretenimento aos trabalhadores, com apresentações musicais de artistas famosos.
Já tradicional na cidade de São Paulo, o evento unificado dos sindicatos é gratuito e começa às 9h, na Praça Campo de Bagatelle, na zona Norte, perto do metrô Portuguesa-Tietê (linha 1-Azul).
Lá, o público poderá curtir shows das duplas Fernando & Sorocaba, Edson & Hudson e do grupo Pixote, entre outros nomes da música nacional, como Guilherme & Santiago e Thaeme & Thiago.
Na zona Sul da capital, a homenagem aos trabalhadores é feita pela Prefeitura, com a “Festa de celebração do Dia do Trabalhador – 1º de Maio”, que acontece entre 11h e 20h, na rua do Sossego, Balneário Mar Paulista, em Pedreira.
Esse grande evento, que também tem entrada gratuita, leva ao palco atrações musicais como Bomca, João Martins, DJ Toni Di e muitos outros. Além disso, conta com espaço gastronômico e com uma área especialmente dedicada às crianças.
São Paulo tem, ainda, muitas opções de lazer para quem prefere programas mais tranquilos. Para ajudar quem não decidiu o que vai fazer neste dia, o Viva a Cidade preparou um roteiro com diferentes sugestões de lazer; veja a seguir:
Represa de Guarapiranga
Com trilhas, passeios de barco e infraestrutura para a prática de esportes aquáticos, é o local ideal para quem busca atividades ao ar livre e em contato com a natureza.

A pesca é uma das atividades disponíveis na Represa de Guarapiranga. | Foto: iStock
Localizada na zona Sul, a Represa de Guarapiranga é um destino popular, onde se pode desfrutar de bons momentos com a família e com os amigos.
A pescaria é uma das atrações de lazer da região, rica em tilápias e traíras, que pode surpreender os visitantes: exige paciência e concentração, o que acalma a mente, ajudando a reduzir o estresse e a ansiedade.
Além da própria represa, o Parque Ecológico de Guarapiranga é outra opção de lazer. Com área de 250 hectares, tem um lago, área de preservação da Mata Atlântica, biblioteca e exposições no Museu do Lixo.
Onde: Estrada da Riviera, 3.286, Riviera Paulista
Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 8h às 17h
Parque Ibirapuera
É um dos pontos turísticos mais conhecidos e visitados de São Paulo, também usado pelos paulistanos para encontros e passeios ao ar livre.
Em 158 hectares, o Parque Ibirapuera tem muitas áreas verdes, com opções para a prática de diferentes atividades físicas, como pistas para caminhada e corrida, quadras esportivas e ciclovias, para quem gosta de andar de bicicleta e patins.

O Parque Ibirapuera tem pista para quem gosta de andar de bicicleta. | Foto: iStock
Além disso, não faltam atrações culturais para curtir em família, com programação intensa e interessante, como o Jardim das Esculturas, que tem 30 obras, de diferentes estilos, o MAM (Museu de Arte Moderna), lindo por dentro e por fora, o MAC (Museu de Arte Contemporânea), com acervo encantador, e o Museu Afro Brasil, com esculturas, pinturas, fotografias e livros que registram a participação da cultura africana na construção da identidade brasileira.
Também vale a pena visitar o Planetário Professor Aristoteles Orsini, que tem sessões especiais no feriado. Construído em formato arredondado, como o de um planeta, ele faz parte do patrimônio científico de São Paulo.
Essa união de natureza, arte e lazer faz desse parque um local ideal para relaxar e se divertir. E, para as crianças, há playground e áreas para brincar na areia.
Onde: Av. Pedro Álvares Cabral, 1.327, Vila Mariana
Horário de funcionamento: diariamente, das 5h às 23h (portões 2, 3, 4, 9 e 10)
Parque Villa-Lobos
Outro local amado pelos paulistanos, esse parque fica na zona Oeste e também oferece lazer completo para toda a família: tem ciclovia, quadras, campos de futebol, playground e um bosque com espécies da Mata Atlântica, tudo isso distribuído em uma área de 732 mil m2.

Criança aproveita um dos brinquedos do parque. | Foto: FNP
No local, é possível alugar bicicletas, triciclos, patins e skates. Outro destaque é a biblioteca, com rico acervo e atividades de leitura e contação de histórias.
O Villa-Lobos oferece serviço de recreação gratuita para as crianças e tem diferentes equipamentos e brinquedos, que são diversão garantida.
Vale a pena conhecer espaço Ouvillas, localizado perto do bosque, que tem bancos e espreguiçadeiras e é totalmente dedicado ao relaxamento.
Com tantas atrações, o parque é uma das melhores opções de lazer ao ar livre da cidade, ideal para curtir a natureza, com qualidade de vida e bem-estar.
Onde: Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 2.001, Alto de Pinheiros
Horário de funcionamento: diariamente, das 5h30 às 19h
Parque Estadual do Jaraguá
Localizado na região Noroeste de São Paulo, tem área de, aproximadamente, 492 hectares, com vegetação remanescente da Mata Atlântica. A principal atração é a visita ao Pico do Jaraguá, ponto mais alto da cidade, com com 1.135 m de altitude.
Nos dias claros, quem sobre ao pico consegue ver uma grande parte da capital e da Serra do Mar.
Também tem boa estrutura para a prática de esportes, com pista de skate e quadras poliesportivas, além de playground, uma grande área para piqueniques, churrasqueiras, lago e lanchonetes.

Fazer uma trilha é uma das opções do Parque Estadual do Jaraguá. | Foto: iStock
É uma ótima opção para quem gosta de fazer trilhas, que proporcionam total contato com a natureza.
Durante o passeio, podem ser observadas espécies nativas e exóticas da flora, como o palmito-juçara, a paineira e diversas orquídeas, e também da fauna, como o tucano de bico verde, o pica-pau branco e o quati, entre outros animais.
Onde: Estr. Turística do Jaraguá, s/n, Vila Jaraguá
Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 7h às 17h
Feiras de artesanato
Neste Dia do Trabalho, diversos pontos da cidade vão receber Feiras de Artesanato, com a participação de artesãos do programa “Mãos e Mentes Paulistanas”, da prefeitura de São Paulo. Conheça os endereços:

Visitar feirinhas de artesanato é uma opção de lazer divertida. | Foto: iStock
- Parque do Carmo
Onde: Avenida Afonso de Sampaio e Souza, 951, Itaquera
Horário: das 10h às 17h
- Parque Cidade de Toronto
Onde: Av. Cardeal Motta, 84, City América
Horário: das 10h às 17h
- Parque do Trote
Onde: Rua Nadir Dias Figueiredo, s/n, portaria 1, Vila Guilherme
Horário: das 10h às 17h
- Parque Jardim das Perdizes
Onde: Passagem Quatro, s/n, Água Branca
Horário: das 10h às 17h
- Parque Severo Gomes
Onde: Rua Pires de Oliveira, 356, Granja Julieta
Horário: das 10h às 16h
- Parque Cordeiro Martin Luther King
Onde: Rua Breves, 968, Chácara Monte Alegre
Horário: das 10h às 17h
- Parque Buenos Aires
Onde: Av. Angélica, 1.500, Higienópolis
Horário: das 10h às 17h
__