O período menstrual é um momento em que o corpo está reagindo de maneira diferente a tudo que está à nossa volta. Não seria diferente ao que se refere a exercício físico.
Ele inicia-se um pouco antes do primeiro dia do sangramento e se estende até o último dia do sangramento. É normal sentir-se mais cansada, com menos energia e mais fome.
Algumas mulheres sentem-se à vontade em seguir com a sua rotina de exercícios, apenas com pequenas adaptações. Outras, tem esse período como um verdadeiro retiro, para se guardar, preservar seu descanso e executar treinos mais leves.
Independente de qual seja a opção da mulher, algumas dicas podem ajudar
Primeira dica: Ouça seu corpo! Nenhum ganho que já tenha conquistado será perdido de forma tão bruscamente em razão de alguns dias de baixa intensidade nos treinos. Descanse!
Se for o caso, opte por ficar alguns dias sem seu amado treino de força ou performance.
- Reduza as intensidades; busque exercícios com intensidade de leve a moderada. Finalize seu treino com aquela sensação de “quero mais!” e evite chegar à exaustão;
- Priorize exercício de mobilidade e invista em alongamentos! Além de complementar seus treinos habituais, poderá melhor (e muito) aqueles incomodos causados pelo período, como dores nas pernas e lombar.
- Exercício de respiração são uma ótima pedida também! Além de auxiliar no controle da ansiedade e do estresse, que podem aparecer momentaneamente nesse período.
- Aproveite esse período para conhecer as necessidades do seu corpo! O que é bom para uma mulher, não necessariamente será bom para outra. Cada corpo, cada período, cada mulher tem uma necessidade e é importante respeitá-la;
Aprenda a ouvir seu corpo nesse período que é tão natural e saudável a todas nós!