Manter uma boa memória e o desempenho cognitivo elevado é uma ótima tática para quem deseja melhorar a produtividade, seja no trabalho, nos estudos ou em qualquer outra atividade. E você sabia que a alimentação é fundamental nesse processo? “Assim como qualquer outro órgão, o cérebro também precisa de nutrientes específicos para funcionar no seu potencial máximo. Alimentos certos abastecem o cérebro basicamente”, comenta a nutricionista Juliana Vieira. A profissional listou alimentos que você deve incluir na sua alimentação. Confira!
- Frutas vermelhas: Cranberry, mirtilo, goji berry, açaí e outras frutinhas vermelhas, conhecidas como berries, são ricas em antioxidantes e anti-inflamatórios, relacionados com o retardo do envelhecimento.
- Brócolis: Esse legume é uma excelente fonte de vitamina K, conhecida por fortalecer nossa capacidade cognitiva, melhorando nossa habilidade de raciocínio e aprendizagem.
- Cacau: Além de ser rico em ferro, fibras e magnésio, é fonte de flavonoides, que aumentam a circulação sanguínea cerebral. O resultado é uma melhora das funções cognitivas, na memória e até no humor.
- Café: Possui duas substâncias importantes: cafeína e antioxidantes. Essas substâncias deixam o cérebro em estado de alerta, o que melhora bastante a concentração e o processo de aprendizagem.
- Cúrcuma: O principal ingrediente ativo deste tempero é a curcumina, uma substância que turbina a memória e estimula a neurogênese (processo de formação de novas células cerebrais). A substância consegue ainda reduzir inflamações do cérebro, uma das causas primárias do Alzheimer.
- Espinafre: O vegetal é uma importante fonte de nitratos, compostos que aumentam a circulação sanguínea no cérebro, melhorando sua performance.
- Vitamina C: A vitamina C é uma grande ajuda para melhorar ou aumentar a agilidade mental.