O treino de glúteos é fundamental para homens e mulheres devido ao suporte que essa parte do corpo gera para membros inferiores e superiores. Ele age como se fosse um elo estabilizando todo o tronco. Além de promover segurança para a realização de movimentos com carga mais elevadas.
Existem diversos treinos específicos para o músculo do glúteo, além do agachamento e suas variáveis, que vão envolver com muita ênfase o quadríceps (músculos da parte anterior da coxa), os movimentos em quatro apoios e laterais com caneleira, cabos ou máquinas, também são bem localizados e extremamente eficazes desde que bem executados. A ressalva destes é apenas consciência postural. Por se tratar de um movimento livre, cada detalhe conta, como ponta dos dedos do pé voltadas para o rosto (dorsiflexão), joelho mais alongado e abdômen firme e sugado o tempo todo.
Já na polia ou máquina, pelo encaixe mais perfeito do corpo, desde que se ajuste corretamente a máquina, o movimento se torna mais fácil, embora seja necessário a mesma consciência.
Além de ser um dos músculos mais fortes do nosso corpo, o glúteo é responsável pela prevenção de lesões e sobrecarga das articulações e uma lombar mais forte contra impactos de outros esportes no dia a dia. Eaí, já fez o seu treino de glúteos hoje?
Fonte: Bacharel em Educação Física, Andreza Gonçalves (@an.drezagn) é personal trainer (Cref 172593-G) e colunista do Viva Cidade News.