Com o calor estridente dos últimos dias e a chegada do verão, nosso consumo de água naturalmente deve aumentar e os sinais do corpo sinalizando sua necessidade passam a ser mais frequentes. Já sabemos que nosso organismo é composto por cerca de 60 a 80% de água e que ela é fundamental para a nossa sobrevivência. Mas vamos descobrir quatro mecanismos em que a água é a protagonista:
- 1. Ela é essencial para a termo regulação: ou seja, para regular a temperatura interna do nosso corpo. Por exemplo, em um dia de muito calor, temos mais chances de aumentar a nossa temperatura corporal e perdermos água através do suor. Beber água faz com que possamos repor nossos “reservatórios” e ajudar a resfriar a temperatura do organismo;
- 2. Os macrófagos, os micro-organismos que fazem parte da primeira linha de defesa do nosso corpo, são dependentes de água. Mais água, mais imunidade!
- 3. O nosso sistema nervoso é composto de 70% de água e é extremamente sensível a ela! Por isso, muitos dos sintomas da desidratação estão relacionados com cansaço mental, dificuldade com fala, desorientação, etc. Beber água é ter mais discernimento e memória!
- 4. Nossa digestão é totalmente dependente de água. Para processarmos os alimentos, absorvermos melhor os nutrientes e fazermos a excreção correta, precisamos dela!
Agora, para saber qual a quantidade de água que você deve beber ao longo do dia, faça o seguinte cálculo: 35ml de água X kg de peso corporal. Por exemplo: se uma pessoa pesa 50kg, ela deve tomar 35mlx50kg= 1,750L por dia.
Lembrando que ao fazermos atividades físicas, esse consumo tem aumento entre 500ml e 1litro, as vezes mais, a depender da atividade. Gestantes e lactantes também tem seu consumo aumentado.
E aí, bora beber água?
——————————————————————————————————–
Fonte: Natasha Kammerer (@natashakammerer) é nutricionista (CRN: 53566/P), gastróloga e colunista do Viva a Cidade News.