Museu de Arte Moderna
MAM Celebra centenário de Arcangelo Ianelli com exposição em SP
A exposição apresenta ao público pinturas e esculturas de Ianelli organizadas em oito núcleos de forma dinâmica, e não cronológica. “Ianelli 100 anos” fica no espaço de 14/04 a 14/05.
O Museu de Arte Moderna de São Paulo abre a programação de 2023 com uma exposição que celebra o centenário de Arcangelo Ianelli (1922-2009), artista que dedicou sua pesquisa à busca pela essência da cor e da luz. Aberta ao público a partir de 14 de fevereiro na Sala Milú Villela, a exposição “Ianelli 100 anos” tem curadoria de Denise Mattar e apresenta um panorama da obra do artista e poderá ser vista até o dia 14 de maio.
A curadoria reuniu obras que integram o acervo do MAM São Paulo e de instituições como Museu de Arte Contemporânea MAC-USP, Pinacoteca de São Paulo, Museu de Arte Brasileira da FAAP e MASP, além de coleções particulares e de empresas como Santander e Itaú.
A exposição apresenta ao público pinturas e esculturas de Ianelli organizadas em oito núcleos de forma dinâmica, e não cronológica. A depuração da cor, algo que o artista assume até chegar em sua fase fi nal, está presente de diferentes formas em todo o conjunto eleito pela curadoria. A mostra traz, ainda, a intimidade do ateliê de Ianelli
por meio de três dioramas com objetos usados em vida pelo artista, como pincéis, cavaletes, pigmentos, livros referenciais, entre outras peças que compunham o seu ambiente de trabalho.
Arcangelo Ianelli, possui uma produção em desenho, pintura e escultura Na abertura (14/02), o MAM lança o catálogo bilíngue da exposição, comtextos em português e inglês, e a reprodução integral de imagens das obras da retrospectiva.
A publicação reúne textos assinados por Elizabeth Machado, presidente do MAM, Cauê Alves, curador-chefe do museu, Denise Mattar, curadora da exposição, o crítico Mário Pedrosa e o historiador de arte Giulio Carlo Argan.
Museu de Arte Moderna
Serviço: Ianelli 100 anos
Período: De 14 de fevereiro a 14 de maio de 2023
Abertura: 14 de fevereiro
Curadoria: Denise Mattar
Local: Museu de Arte Moderna de São Paulo, Sala Milú Vilela
Endereço: Parque Ibirapuera (Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº – Portões 1 e 3)