O Valentine’s Day, celebração romântica cheia de corações, chocolates e declarações de amor que domina diversos países no mundo em 14 de fevereiro, tomou conta do Brasil há algumas décadas e não saiu mais do calendário dos casais. Apesar de não substituir o tradicional Dia dos Namorados, em 12 de junho, a data ganhou adeptos e conquistou os corações dos apaixonados.
Para quem gosta de festejar e celebrar o amor, o Valentine’s Day transformou fevereiro em um mês de jantares surpresa, mimos e presentes especiais, e virou uma oportunidade perfeita para reacender a chama do amor.
O Viva a Cidade selecionou algumas ideias criativas, artesanais e diferentes do tradicional para você agradar seu par e arrasar no Valentine’s Day:
Faça você mesmo
Neste ano de 2026, os presentes que trazem um toque pessoal, focando na personalização e no autocuidado, são uma tendência para quem deseja comemorar a data com um valor emocional agregado.

Presentes cheios de amor, afeto e personalidade/Foto:Makidotvn-Getty Images
Presentes afetivos e personalizados
Caixa de memórias: decore uma caixa de madeira ou de papelão e a preencha com fotos, bilhetes, ingressos de cinema e pequenas lembranças.
Potes de mensagens: escreva 365 pequenos bilhetes (um para cada dia até o próximo Dia dos Namorados) com motivos pelos quais você ama a pessoa ou lembranças felizes.
Scrapbook personalizado: crie um livro feito à mão com fotos do casal, prints de conversas divertidas, de momentos juntos ou de histórias marcantes para vocês.
Quadro bordado ou pintado: escolha uma foto especial, uma frase importante ou as iniciais do casal e faça um quadro usando bordado ou pintura.
Amigurumi (crochê): faça bonecos de crochê personalizados, que podem ser chaveiros ou corações.
Vale-presente artesanal: crie um modelo de raspadinha com adesivos, no qual a pessoa “raspa” para descobrir uma experiência, como um jantar romântico, uma noite de filmes ou um jantar a dois.
Autocuidado e experiências a dois

Experiências românticas para celebrar o amor/Foto:Prostock-Studio-Getty Images
Para não cair na mesmice, aposte em presentes que combinem romance e originalidade.
. Monte uma cesta com itens artesanais, como sais de banho, esfoliantes caseiros de lavanda ou de rosas e velas, e aproveite uma noite de spa com seu amor.
. Crie um buquê de flores comestíveis com bombons, doces favoritos, mini donuts personalizados ou até flores de crochê ou de papel.
. Organize uma noite romântica com uma playlist especial, pipoca gourmet, um jogo de cartas para casais, vinho e um filme especial, e aproveite com seu par.
Sobre o Valentine’s Day
O Valentine’s Day é celebrado em 14 de fevereiro, homenageando São Valentim, um padre romano do século III executado por desafiar o imperador Cláudio II, que proibira casamentos para manter soldados solteiros. Popularizado na Inglaterra medieval por Geoffrey Chaucer no século XIV, o dia ganhou força comercial nos EUA no século XIX. Atualmente, movimenta bilhões em chocolates, flores e joias globalmente, simbolizando amor com corações vermelhos e rosas.
Valentine’s Day no Brasil
Embora não seja oficial, a data movimenta bilhões no setor de flores e presentes, com shoppings em São Paulo e em outras capitais decorados de vermelho.
Ao contrário do que acontece em outros países, onde a comemoração inclui amigos e família, no Brasil o dia 14 de fevereiro é estritamente para casais, com jantares e mimos. A maioria mantém a tradição clássica, importada dos Estados Unidos, com a troca de cartões românticos com mensagens personalizadas e o envio de rosas vermelhas, símbolo de paixão.
Diferenças entre o Dia dos Namorados e o Valentine’s Day
Enquanto o Dia dos Namorados brasileiro é celebrado em 12 de junho, véspera de Santo Antônio, o Valentine’s Day é comemorado em 14 de fevereiro, dia de São Valentim, e tem alcance global.
No Brasil, a data de 12 de junho foi criada em 1948 pelo publicitário João Doria (pai do ex-governador de São Paulo) com o objetivo de impulsionar as vendas no mês de junho. O dia 12 foi estrategicamente escolhido por anteceder o dia de Santo Antônio, festejado em 13 de junho e considerado o santo casamenteiro.
Já o Valentine’s Day, comemorado em 14 de fevereiro, remonta ao século III, quando o padre São Valentim desafiou o imperador romano ao casar amantes secretamente.

LEIA MAIS:
. Onde celebrar o Valentine’s Day com estilo






