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Última modificação novembro 17, 2025

Skate, rapel e a ocupação esportiva da cidade

Mais do que lazer e atividade física, modalidades revelam como o corpo pode subverter o espaço urbano

coluna andreza gonçalves Skatistas exploram as cidades. | Foto: iStock/lzf

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    São Paulo é concreta, caótica e intensa, mas também é criativa. Aos poucos, vários pontos da cidade vêm se tornando ‘palco’ para práticas esportivas que vão além das academias.

    O skate e o rapel urbano são exemplos de atividades que transformam praças, viadutos e mirantes em arenas de cultura, movimento e liberdade.

    Mais do que lazer, essas modalidades revelam como o corpo pode subverter o espaço urbano, ensinam a criar comunidades e a desafiar a lógica da cidade.

    Praça Roosevelt: a potência do skate no plano horizontal

    coluna andreza

    Skatista faz manobra na Praça Roosevelt, na região central de SP. | Foto: iStock/Alfribeiro

    Conhecida como a ‘meca do skate’, a Praça Roosevelt, na região central, é um laboratório de manobras e de convivência.

    O que muitos veem como lazer é, na verdade, uma combinação de diversas capacidades físicas essenciais:

    • Equilíbrio: manter o centro de gravidade sobre um objeto em movimento é o coração do skate
    • Coordenação motora: conectar pés, braços e olhar ao mesmo tempo para executar manobras com precisão
    • Agilidade e tempo de reação: adaptar-se ao piso, aos obstáculos e às pessoas em frações de segundo
    • Força explosiva: saltar, impulsionar, “dar ollie” e ganhar velocidade
    • Resistência muscular: treinar por horas, repetindo movimentos e absorvendo impactos
    • Flexibilidade e mobilidade: evitar lesões e ampliar a amplitude dos movimentos

    Na Roosevelt, o corpo não apenas se move: ele interpreta o espaço e o ressignifica. Cada manobra diz “a cidade também é nossa”.

    Assim, o skate deixa de ser visto como um ato de vandalismo e se torna cultura, identidade e até turismo.

    Viaduto Sumaré e Mirante 9 de Julho: o rapel na cidade vertical

    coluna andreza goncalves

    Prática de rapel no Viaduto Doutor Arnaldo já foi proibida. | Foto: Reprodução (https://www.rapel.com.br/)

    Se o skate domina o chão, o rapel urbano explora o que São Paulo mais tem: altura.

    Descer do Viaduto Sumaré ou do Mirante 9 de Julho exige muito mais que coragem, requer preparo físico específico:

    • Força de membros superiores e core: para controlar a descida, segurar o equipamento e estabilizar o corpo
    • Resistência muscular e cardiovascular: manter o esforço contínuo durante toda a descida, mesmo em condições climáticas adversas
    • Consciência corporal e propriocepção: perceber a posição do corpo no espaço, mesmo suspenso no ar
    • Coordenação e técnica de movimento: manusear equipamentos com precisão e seguir protocolos de segurança
    • Controle emocional: gerenciar medo, altitude e tomada de decisão com calma

    No rapel urbano, o corpo desafia a gravidade, ocupa paredes, invade o invisível.

    É uma experiência física, mental e simbólica: desconstruir a cidade vertical e torná-la acessível.

    No início dos anos 2000, quando a atividade era mais intensa no Viaduto Doutor Arnaldo – nome oficial da construção que fica sobre a Avenida Sumaré -, a prefeitura da capital proibiu a prática.

    Atualmente, o rapel no viaduto de 29 metros de altura está liberado, mas a prática tem de seguir um protocolo: é necessário fazer agendamento prévio com uma empresa especializada, que oferece a orientação de guias e equipamentos de segurança.

    Outra atividade comum neste local é o salto de rope swing (ou rope jump), em que o praticamente, preso por uma uma corda não elástica, como a usada no alpinismo, pula de um ponto alto e realiza movimentos de um ‘pêndulo gigante’.

    Criatividade e ocupação

    Quando se trata dos chamados esportes radicais, capacidade física não significa só força ou equilíbrio. Também está ligada à criatividade, resistência cultural e ocupação simbólica.

    Tanto skatistas quanto praticantes de rapel formam comunidades fortes e colaborativas. São grupos que ensinam, acolhem iniciantes, criam eventos, defendem espaços e constroem o sentimento de pertencimento.

    São práticas que unem pessoas de diferentes gerações e classes sociais.

    A praça e o viaduto viram centros culturais a céu aberto.

    Apesar da riqueza cultural, a história dessas práticas é marcada por uma relação tensa com o poder público: skatistas já foram tratados como vândalos; praticantes de rapel costumam enfrentar burocracia e falta de regulamentação. Por isso, a solução mais comum para esses contratempos é a repressão, não a inclusão.

    Porém, onde há diálogo, nascem parcerias: projetos oficiais de rapel com monitoramento, áreas designadas para skate, campeonatos e turismo de aventura.

    Quando o esporte é reconhecido, o risco diminui, e a cidade ganha vida.

    Trata-se, no fim, da maior manobra é coletiva: transformar o espaço urbano em lugar de movimento, liberdade e comunidade.

    Ao deslizar pela Roosevelt ou descer o viaduto da Sumaré, o corpo diz algo que a arquitetura não previu – que a cidade pode ser ‘brincada’, sentida e transformada.

    E São Paulo, com suas alturas e desníveis, é o playground perfeito para quem sabe que o corpo é mais do que músculo, é expressão, identidade e revolução.

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    Andreza Gonçalves

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    Personal trainer (Cref 172593-G), bacharel em Educação Física e pós-graduada em Treinamento Desportivo. Instagram: @an.drezagn_personal