Todo mundo já sabe que a campanha “Setembro Amarelo” se refere ao mês dedicado à prevenção do suicídio.
Porém, esse período pode ser pensado como se fosse um girassol da esperança, grande e belo, cheio de força, uma celebração da vida e do renascimento.
Em nosso cotidiano, nem sempre falamos sobre a importância da vida. Isso porque vivemos com pressa, sem tempo para observar o outro e, simplesmente, às vezes, oferecer só um abraço ou um acolhimento.
Por isso, faço um convite para refletirmos juntos: você já agradeceu hoje por algo que um dia sonhou muito e, quando conquistou, teve a reação de uma criança que nem liga mais para o brinquedo?
Quando foi que você falou que ama alguém verdadeiramente? Ou, simplesmente, quando dançou na chuva feliz, sem pensar nas regras impostas pela sociedade?
O quanto você ‘se abraça’ valida quem você é. Portanto, lembre-se de sempre fazer um elogio a si. Você é, sim, responsável pela sua própria felicidade, e você pode se fazer feliz todos os dias.
Coloque-se como prioridade, brincando como uma criança inocente, com a leveza que a sua vida pode ter.

A fita amarela é o símbolo da prevenção ao suicídio. | Foto: iStock/Panuwat Dangsungnoen
Sabe quando não olhávamos o tempo passar e curtíamos cada minuto? Talvez seja a hora de voltar a esse velho hábito, a entender que o amanhã é só amanhã, e curtir o hoje intensamente.
Lembra de quando você pedia colo para os seus pais, para se acalmar?
Hoje, você pode se sentir seguro consigo, sabendo que os dias ruins passam, e que a vida pode ser muito mais bonita do que enxergamos.
Neste mês de setembro, que você possa validar a vida, vendo o quão bonita ela realmente é! Que você encontre novamente a beleza e o amor por si, que só você tem.
Por isso, seja feliz: tenha uma infância dentro da vida corrida adulta, brinque com lápis de cor e, se for preciso, assista a um desenho que te faça sorrir, apenas para se lembrar do quanto é bom sorrir.
Que este Setembro Amarelo faça de você uma nova pessoa, iluminada e feliz, que transborde saúde e bem-estar e, então, possa prometer a si mesmo que você é luz todos os dias.
Saiba mais sobre a campanha aqui. Se precisar conversar, ligue 188 ou acesse o site www.cvv.org.br, para receber apoio emocional do Centro de Valorização da Vida (CVV).
__