Voltar Exposição
Última modificação agosto 25, 2025

Mostra “Amazônia Vida” inaugura no Parque Cultural

Exposição faz uma reflexão sobre a consciência ecológica e a relação da humidade com a natureza

Amazônia Vida - José Roberto Aguilar Foto: Agliberto Lima/ Reprodução: Dan Galeria

Informações

  • Data de inicio e término

    27/08/2025 até 27/11/2025

  • Dias da semana e horários

    Diariamente, das 11h às 18h

  • Endereço

    Marginal Pinheiros, 14.500 - Jardim Fonte do Morumbi

    Ver no mapa

Mais detalhes

A partir de 26 de agosto, o Parque Global recebe a exposição “Amazônia Vida”, de José Roberto Aguilar e curadoria de Fábio Magalhães. Fruto de uma parceria com a DAN Galeria, a mostra apresenta um recorte da exposição já realizada em seu espaço, porém agora expandida em diálogo com o empreendimento.

Ao longo de mais de seis décadas, José Roberto Aguilar fez de sua obra um campo de experimentações. Em seu percurso, o artista sempre buscou uma totalidade, produzindo uma arte que se projeta como visão de mundo e não se restringe a linguagens. E “Amazônia Vida” se inscreve nesse registro.

Na exposição, José Roberto Aguilar retoma à experiência vivida em Alter do Chão, no Pará, quando descolou seu eixo de referências pelo contato que teve com povos ribeirinhos e indígenas. O encontro fez emergir uma consciência, não apenas um repertório visual, de que a Amazônia é um sistema vivo, uma entidade cósmica, e não apenas região geográfica.

O artista traz em suas pinturas cores vibrantes e pulsantes, que parecem nascer do chão, como projeções de um mundo em movimento constante, acompanhadas pelas fotografias de Gabriel Villas Boas, os grafismos indígenas inscritos pela Coleção BEĨ e os bancos de Uruhu Meniako, artista do Alto Xingu representado pela galeria Herança Cultural.

“Amazônia Vida” traz à tona urgências do nosso tempo, como a devastação dos ecossistemas, a crise climática, e a necessidade da humanidade rever sua relação com a natureza.

Diante disso, a exposição acontece em sintonia com as discussões internacionais que antecedem a COP 30, quando o Brasil será o centro do debate ambiental global.

“A exposição é um chamado à consciência ecológica: perceber como estamos ligados ao ambiente e às escolhas que fazemos”, afirma Adalberto Bueno Netto

A exposição fica em cartaz de 27 de agosto até 27 de novembro, com abertura no dia 26 de agosto para convidados.

  • Gratuito

Dados de contato

  • Telefone

    (11) 5199-1919

  • Redes sociais

    Instagram

Veja também outras opções

Ver todos