Sinônimos de força e equilíbrio, as artes circenses impressionam e atraem tanto pessoas que já praticam alguma atividade física quanto as que ainda são sedentárias.
Elas podem ser um bom incentivo para quem está ‘entediado’ com o treino de todo dia, para os que gostam de desafios, e até para quem quer começar a se mexer um pouco mais.
De olho nesse público, diferentes espaços, como academias e escolas de circo, já oferecem aulas de acrobacias, lira, corda indiana e trapézio, entre outras modalidades, voltadas a crianças e adultos.
Uma dessas novas atividades é o tecido acrobático, conhecida atração circense e artística.
Ela consiste na realização de acrobacias e movimentos aéreos utilizando um tecido longo preso ao teto.
Com exercícios que lembram o balé, a modalidade encanta e diverte quem a pratica.

Até as crianças podem praticar exercícios em tecido acrobático. | Foto: Istock
Benefícios do tecido acrobático
Esse tipo de exercício oferece uma série de benefícios para a saúde física e mental, além de ser uma forma divertida e criativa de se expressar e gastar energia.
“A prática trabalha intensamente o core, que engloba o abdômen, quadro lombar e pelve, além de fortalecer os membros superiores e despertar a consciência corporal, num treino mais dinâmico e fora do comum”, diz a personal trainer Andreza Gonçalves, bacharel em Educação Física e colunista do Viva a Cidade.
Segundo a profissional, atividades que envolvem modalidades circenses, principalmente o tecido acrobático, chegaram às academias porque unem força, flexibilidade, resistência, expressão corporal e postura.
“Ele é indicado para pessoas de todas as idades, que buscam uma atividade diferente, divertida, lúdica e desafiadora”, diz.
De acordo com Andreza, a modalidade só é contraindicada para quem tem restrições específicas, como lesões articulares graves ou problemas de coluna.
Onde praticar?
Além de academias, a modalidade é oferecida em escolas e cursos de circo, localizadas em diferentes regiões da cidade de São Paulo.
Veja, a seguir, alguns endereços onde é possível aprender e praticar a modalidade.
Academias
Não é de hoje que estabelecimentos que se dedicam ao treinamento físico oferecem opções para pessoas que não curtem muito ou querem fazer algo a mais que musculação.
Com a demanda por aulas inovadoras, que aliem bom condicionamento e entretenimento, muitas academias abriram suas portas para atividades circenses e lúdicas, com práticas que fogem do tradicional e conquistam cada vez mais adeptos.
Um exemplo é a unidade Anália Franco da Cia Athetica, que tem as aulas de circo para crianças e adultos.
As atividades kids fazem parte de uma grade que inclui outras modalidades, como acrobacias em solo, slackline, exercícios de equilíbrio, malabarismos e atividades aéreas como trapézio.
Equipamentos como camas elásticas, malabares e tecidos também são utilizados. Os exercícios podem ser realizados em duplas ou de forma individual.
Já as aulas para adultos são feitas individualmente, em modalidades oferecidas de acordo com os pacotes escolhidos pelos clientes da academia.
Na Dreams Sports, no Tatuapé, há aulas de tecido acrobático, acrobacias e malabares para adultos, modalidades presentes na grade de horários da academia.
Para as crianças, as aulas de circo infantil (TrupeKids) têm uma abordagem lúdica e educativa.
Ao longo do curso, os pequenos podem experimentar várias artes circenses, como malabarismo, acrobacia, tecidos aéreos e equilibrismo.
Escolas de Circo
Estabelecimentos que se dedicam a compartilhar a tradição circense são opções para quem quer praticar tecido acrobático.
Esses espaços também contam com sessões de atividades no solo, como cambalhotas e estrelas, e têm cursos que ensinam técnicas de exercícios aéreos, trapézio, lira, corda indiana, malabares e trampolim acrobático, entre outras modalidades.
Conheça algumas escolas de circo de São Paulo:
1. Escola Circo Companhia das Artes
Com duas unidades, na Vila Mariana e no Brooklin, a Escola de Circo Companhia das Artes ensina artes circenses para adultos e crianças.
Também realiza workshops e aulas de teatro, dança acrobática, balé clássico e dança contemporânea acrobática.
2. Fama Circo e Pole
A Fama Circo e Pole, na região do Brooklin, tem aulas de circo para todas as idades e níveis de experiência.
Para os adultos além de técnicas em tecido, há aulas de trapézio, lira e acrobacias de solo, entre outras modalidades.
Para o público infantil, a escola oferece aulas divertidas, que exploram o universo circense, como malabares e outras técnicas que trabalham coordenação, flexibilidade e criatividade.
3. Galpão do Circo
Desde 2002, o Galpão do Circo tem cursos de circo para crianças, adolescentes e adultos, seja como atividade de lazer, saúde e bem-estar ou como aliada à difusão artística.
O galpão, que fica na Vila Anglo Brasileira, na zona Oeste, é um espaço multiuso, onde também são realizadas apresentações de artistas circenses e outros eventos.
Redes Sociais
A popularidade do tecido acrobático se deve, principalmente, ao sucesso da modalidade em redes sociais como Instagram e TikTok, onde praticantes mostram suas conquistas, oferecem aulas e dão dicas e informações sobre essa atividade.

A jornalista Mari Palma, da CNN, costuma compartilhar partes das aulas de tecido acrobático. | Foto: Reprodução/Instagram
A jornalista e apresentadora Mari Palma é praticante da atividade e costuma compartilhar, em seu perfil no Instagram, alguns de seus treinos.
Ela, que diz ser apaixonada pelo mundo do circo, mostra aos seguidores os desafios, as conquistas e os benefícios da prática do tecido acrobático e da lira, outra modalidade circense aérea, com um aro em vez de tecido.

Camili Pasquini mostra técnicas de acrobacias com tecido em seu perfil no Instagram. | Foto: Reprodução/Instagram
Camila Pasquini criou um método autoral para ensinar acrobacias aéreas com tecido a outras pessoas.
Ela também faz publicações sobre o assunto no Instagram e no TikTok, e se dedica a ‘descomplicar o tecido acrobático’, como descreve em seu perfil.
Camila é a responsável pela comunidade “Descomplicando o tecido”, cuja assinatura dá acesso a uma plataforma dedicada à modalidade.
Além de cursos de capacitação, com aulas de tecido para todos os níveis, é possível encontrar e interagir com outros ‘tecidistas’, de diferentes lugares do Brasil e do mundo.
Os assinantes contam, ainda, com informações detalhadas e completas sobre essa prática, dicas para instalar o tecido acrobático em casa e para começar a treinar.
Informações sobre os lugares citados:
__