CAIXA Cultural São Paulo

Exposição Criaturas Fantásticas vai oferecer uma série de oficinas em família / Foto:Maya (@maya.ph)
Exposição “Criaturas Fantásticas – Uma vivência de arte com as crianças
Até dia 27 de julho, é possível visitar a exposição Criaturas Fantásticas – Uma vivência de arte com crianças – na CAIXA Cultural São Paulo. Com entrada gratuita, a mostra oferece para os pequenos um ambiente repleto de dispositivos interativos, com recursos lúdicos, sensoriais e participativos. Pela primeira vez, em São Paulo, a programação inclui oficinas, palestras e propostas artísticas, com atividades que acontecem de terça-feira a domingo, das 8h às 19h.
A programação da mostra inclui o curso Oficinas em família, do curso Cocriando com as crianças, ministrado por Flávia Milbratz, e do curso de Formação de atelierista que propõe uma imersão teórico-prática na cultura do ateliê. Nas duas atividades, os participantes aprenderão a selecionar materiais com intencionalidade, organizar contextos investigativos em linguagens sortidas, documentar processos criativos e compreender o papel do atelierista na educação contemporânea. As turmas acontecem nos dias 16, 17 e 18 de julho, das 10h às 17h. O espaço conta ainda com um ateliê de experimentação criativa, com brincadeiras e atividades lúdicas que valorizam o aprendizado e a sensibilidade dos pequenos e das suas famílias.
A exposição ainda contará com o curso Cocriando as Infâncias, no dia 5 de julho, ministrado pela artista visual Flavia Milbratz, que propõe uma imersão criativa sobre como construir experiências com e para crianças, reconhecendo-as como parceiras culturais e autoras de sentido. Voltado a educadores, artistas e profissionais da cultura, ele convida à escuta, ao brincar e à criação de projetos mais acessíveis, sensíveis e sustentáveis, inspirados na infância como estado de presença e liberdade.
Em um misto de brincadeira e arte, a exposição celebra a autenticidade e proporciona um ambiente cuidadosamente planejado para promover a interação com uma cenografia que reúne dispositivos lúdicos e sensoriais e convida o público a mergulhar na criatividade e no universo das criaturas fantásticas.
Oficinas em família
A exposição Criaturas Fantásticas vai oferecer uma série de oficinas em família. Sem necessidade de inscrição prévia, essas atividades criarão conexões entre os pequenos e os temas propostos, explorando diferentes técnicas, em atividades coletivas.Todas as atividades são gratuitas e as inscrições para as Oficinas em família, curso Cocriando com as Infâncias e curso Formação de Atelierista estão abertas desde o último dia 27 de junho.
Confira a programação completa aqui.
MSP Estúdios

Bastidores do Estúdio – universo criativo dá vida a personagens como Mônica, Cebolinha, Chico Bento, Rosinha e tantos outros / Foto: Divulgação

Visitante poderá explorar os bastidores e vivenciar todo o universo criativo da MSP Estúdios – Foto: Reprodução do Site MSP Estúdios
Visita na MSP (Maurício de Sousa Produções) Estúdios
O tour pelos bastidores da MSP Estúdios ganha mais uma edição nestas férias de julho de 2025. O novo roteiro traz mais interatividade e curiosidades sobre a carreira de Mauricio de Sousa e da criação de seus personagens e histórias. Ao longo do percurso, é possível ver desenhistas, roteiristas, animadores e designers em ação, além de descobrir detalhes de cada etapa do processo criativo. Uma experiência imersiva para todas as idades.
Localizado em São Paulo, a MSP Estúdios proporciona uma jornada completa pelo universo criativo que há mais de seis décadas dá vida a personagens como Mônica, Cebolinha, Chico Bento, Rosinha e tantos outros ícones da cultura brasileira.
São cinco espaços. Logo na chegada, o visitante encontra uma recepção especial que marca o início de uma experiência única no universo da MSP, sendo conduzido ao auditório para as boas-vindas. A partir daí, com fones de ouvido e acompanhamento guiado, o público embarca em uma verdadeira imersão nos bastidores do estúdio, conhecendo de perto como nascem os quadrinhos, filmes, animações, livros, games, experiências imersivas e demais conteúdos que fazem parte do dia a dia de milhões de brasileiros.
O final do passeio é na charmosa Pracinha do Limoeiro, um espaço lúdico e cheio de simbolismo, perfeito para brincar, tirar fotos, encontrar personagens e criar lembranças inesquecíveis. A visita também oferece acesso à loja oficial da MSP, repleta de produtos exclusivos da marca.
As visitas guiadas acontecem de segunda a sexta-feira, com duração de duas horas e três horários disponíveis por dia. O passeio é acessível para todos os públicos, incluindo pessoas com deficiência (PCDs), e os ingressos já estão à venda no site oficial: www.visitamauriciodesousa.com.br
Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB SP

Cena do espetáculo #Mergulho / Foto: João Freitas
“Mostra Primeira Infância” – Coletivo Eranos Círculo de Arte
O coletivo Eranos Círculo de Arte preparou uma série de atividades e atrações para curtir as férias escolares no Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo. O grupo, fundado por Sandra Coelho e Leandro Maman, de Itajaí (SC), apresenta a “Mostra Primeira Infância”, mesclando tecnologia digital com teatro, cinema, artes visuais e oficinas.
Exposições
A programação inclui exposições como a inédita “O Céu, o Mar e a Palavra”, trazendo imagens, personagens e toda poética que permeiam as obras do grupo, em um universo que percorre o céu, o mar e se materializa em palavras. A curadoria é de Adriano Guimarães.
Espetáculos Cênicos
Nas apresentações teatrais o grupo traz o inédito “Bebê e o Boi Babau”, que une tecnologia digital com as tradições populares do Teatro Mamulengo. O espetáculo é um dos destaques da programação. No espetáculo, as crianças acompanham a relação entre um Bebê e seu amigo Boi, que embarcam juntos em uma jornada que tangencia os ciclos de morte e renascimento. A cenografia da peça é construída com painéis de LED, com imagens especialmente criadas para se relacionar com os bonecos, dramaturgia e a plateia.
Para as crianças de 1 a 6 anos, o grupo traz:
“#Mergulho – Experiência Teatral para Crianças” conta a história de duas pessoas que vivem em universos diferentes, ele na terra e ela no mar, e precisam da ajuda da plateia para se encontrar.
“O Barquinho Amarelo” – que propõe uma ponte entre gerações, resgatando brincadeiras, imagens e sonoridades das infâncias vividas no interior, ao mesmo tempo em que celebra o universo imaginativo, comum a todas as crianças.
A performance “Pô! Ema” – onde a plateia ajuda uma escritora em crise, que acha que sua inspiração está sumindo, quando descobrem que na verdade uma Ema e seus filhotes estão se alimentando de suas poesias.
“Caixa Ninho” – uma experiência teatral na qual as crianças são convidadas a entrar num universo de centenas de caixas de papelão. Nesse cenário intimista, lúdico e modular, elas encontram um espaço compartilhado de relação e imaginação onde presenciam o nascimento de uma caixa-pássaro.
Cinema
O Cine Eranos exibe duas criações do coletivo. No primeiro,“Cine.EMA”, é possível acompanhar uma série de poemas animados a partir do livro “Pô!Ema”, da escritora Sandra Coelho. Já na exibição de “Os Pequenos Mundos” é possível conhecer a história de uma boneca esquecida em uma caixa que ganha vida e ajuda um pequeno caixa-cervo perdido em sua jornada para reencontrar seus pais.
Oficinas
A programação no CCBB SP também conta com um ciclo de oficinas para adultos e crianças. Para participar, é preciso se inscrever no site www.bb.com.br/cultura, totens ou bilheterias físicas.
Adultos: Para os adultos, a programação conta com as oficinas “Protagonismo Infantil na Primeira Infância”, com Sandra Coelho; “Teatro de Animação e Primeira Infância”, com Leandro Maman e Coelho; “Teatro de Animação Popular Brasileiro”, com Chico Simões; e “Bonecos Digitais e Dispositivos Cênicos”, com Maman.
Crianças: As crianças, poderão participar da “Oficina de Formas Animadas para as Infâncias”, que tem como proposta criar um espaço de sensibilização para a expressão infantil através das formas animadas com atividades práticas de construção com diversos tipos de bonecos e exercícios de animação, que acontece aos sábados e domingos.
Confira a programação completa aqui
Museu da Imigração

Museu da Imigração – oficinas voltadas a apresentar museologia para as crianças / Foto: Divulgação
Férias no Museu traz um mês de Julho repleto de atrações no Museu da Imigração
O Museu da Imigação traz uma programação repleta de oficinas e brincadeiras que combinam aprendizado com diversão durante todo esse mês de julho.
A partir do dia 8, a biblioteca infantil do Museu da Imigração, estará aberta de quarta a domingo, das 11h às 17h, para receber as crianças durante o recesso escolar. Em 12 e 26 de julho, o Núcleo Educativo promoverá sessões de contação de histórias sobre comidas, temperos e aromas, destacando a origem migrante de alimentos populares no Brasil
Em 5 e 19 de julho, serão realizadas oficinas voltadas a apresentar museologia para as crianças. Já na atividade “Reservinha: Museu para Crianças”, às 11h, o museólogo e coordenador de Preservação do Museu apresentará, de forma lúdica, o trabalho técnico de catalogação dos objetos da Reserva Técnica do Museu. Em “Colecionando Coleções”, às 15h, o público infantil será convidado a refletir sobre o ato de colecionar objetos e, em seguida, explorar o jardim em busca de itens colecionáveis para montar um acervo coletivo.
Ainda em 19 de julho, será realizado o lançamento do livro infanto-juvenil “Otto e Frida: laços de amizade”, que celebra os 100 anos da imigração dos alemães-bessarábios, além da roda de conversa e sessão de autógrafos com a autora e ilustradores. O público poderá conferir a apresentação do Conjunto de Bandolins de São Paulo e do Coral da Sociedade Filarmônica Lyra
Como destaque da programação, na edição deste ano de 2025, o Museu da Imigração receberá o evento de encerramento do concurso SP8 Pizza, em 12 de julho, que contará com venda de pizzas, atividades infantis, masterclass, música e cerimônia de premiação, celebrando a relação histórica entre migração e pizza.
No domingo seguinte, 13 de julho, o jardim do Museu se transformará em palco para o aprendizado de passos de capoeira. Já em 20 de julho, será oferecida uma prática de yoga infantil, com movimentos voltados ao relaxamento, equilíbrio e concentração. Encerrando a programação, no dia 27 de julho, a oficina será dedicada à percussão, com ritmos diversos que prometem animar a garotada.
Além disso, todos os domingos de julho, o museu terá o “Mexe-Mexe no Jardim”, uma série de atividades corporais inspiradas em diferentes culturas, voltadas para o público infantil.
Confira a Programação completa aqui
Museu da Língua Portuguesa

Estação Férias no Museu da Língua Portuguesa / Foto: Guilherme Sai
Museu da Língua Portuguesa traz Estação de Férias e muitas outras atrações no mês de Julho
Julho é recheado de atrações no Museu da Língua Portuguesa. Além da programação criada exclusivamente para as férias, haverá ainda novas edições do Plataforma Conexões e do Sarau no Museu. Outra novidade é uma roda de conversa que vai abordar a relação do cinema com o território da Luz, onde o Museu está localizado.
A agenda especial de férias começa com o espetáculo “Do Berimbau ao Tambor: A Língua que Dança, o Corpo que Fala”, do Grupo Capoeira E.C.E Brasil, no dia 5 de julho (sábado), às 12h, no Saguão Central da Estação da Luz. Por meio da dança e de elementos percussivos, encontrados em manifestações como a capoeira, o samba de roda e o coco de roda, a performance chama a atenção para os diferentes falares e expressões do Brasil advindos das culturas afro-brasileiras. A ação integra o projeto Plataforma Conexões, que selecionou trabalhos de artistas iniciantes com o tema Falares Brasileiros.
Mas, o principal destaque de julho é a Estação Férias, que ocupará o Pátio B entre os dias 9 e 29 de julho. Ao longo deste período, a equipe da Crialudis, dedicada à aprendizagem lúdica e criativa, vai promover uma série de atividades para celebrar a riqueza e a diversidade cultural dos falares da nossa língua, em diálogo com a atual mostra temporária Fala Falar Falares. Haverá oficinas, como a Que língua é essa?, que desafiarão a pessoa participante a adivinhar a origem de expressões como bah e pocando. Tudo isso em meio a uma cenografia com instalações divertidas, como um tabuleiro gigante e uma intervenção ludo-literária em que o público será convidado a experimentar um processo criativo com rimas e frases. Aos sábados, haverá apresentações musicais, circenses e contação de histórias.
O Sarau no Museu está marcado para 19 de julho (sábado), a partir das 17h. Nesta edição, contará com a parceria da Livraria Megafauna.
No cinema ao ar livre do Museu, o filme do Luz na Tela, será a animação Divertida Mente 2 que será exibida no dia 25 de julho (sexta-feira), às 14h, com distribuição de pipoca e refrigerante. Não precisa reservar ingresso: só chegar, se acomodar nas almofadas e nos bancos espalhados pelo Pátio B e aguardar o início da sessão. O curta-metragem Memória de Pivete, de Pedro Santi, que retrata a infância nas periferias durante a Copa do Mundo de 2006, também poderá ser visto.
Aos domingos de todo o mês, a Caravana Lúdica espalha jogos e tabuleiros pelo Pátio B, transformando-o em um espaço de livre brincar. Também neste dia da semana, o Núcleo Educativo do Museu vai preparar contações de histórias. As obras selecionadas serão: Trocoscópio, de Bernardo Carvalho (dia 6), A Vida Íntima de Laura, de Clarice Lispector (dia 13), O Conto da Ilha Desconhecida, de José Saramago (dia 20), e Brincar com as Palavras, de José Jorge Letria (dia 27).
Mostra temporária
Em cartaz até 14 de setembro, a mostra temporária Fala Falar Falares aborda o ato de falar, um superpoder do ser humano, e destaca a variedade de sotaques brasileiros. Para isso, os curadores Daniela Thomas e Caetano W. Galindo criaram experiências audiovisuais e interativas nas quais o visitante é surpreendido ao se ver no meio de uma instalação em que pessoas de diversos lugares do país se orgulham da maneira que falam.
Durante todo esse mês de julho, o Museu estará com entrada gratuita aos fins de semana.
Confira a Programação completa aqui
Museu do Futebol

Férias no Museu do Futebol incluem atividades gratuitas que acontecem na
área externa e incluem jogos de tabuleiro, jogos de futebol / Foto: iStock
Mostra temporária Jaraguá Kunhague Ouga’a – O jogo das mulheres do Jaraguá e “Artilheiros da Sustentabilidade” no Museu do Futebol
O Museu do Futebol vai promover um mês inteiro de diversão gratuita com o projeto Férias no Museu. As atividades gratuitas oferecidas acontecem na área externa e incluem jogos de tabuleiro, jogos de futebol e brincadeiras ligadas à mostra temporária Jaraguá Kunhague Ouga’a – O jogo das mulheres do Jaraguá, em um misto de brincadeiras tradicionais e aprendizado sobre o meio ambiente e a ancestralidade.
De 1º a 31 de julho, a programação do Férias no Museu acontece de terça a domingo, das 10h às 17h. Sempre aos sábados, às 14h, haverá contação de histórias tradicionais do universo indígena e afro-brasileiro para emocionar público de todas as idades.
As atividades são gratuitas e divididas por estações, para divertir todos os públicos, desde a primeira infância até adultos e famílias. Os tradicionais jogos de mesa de futebol também farão parte do espaço lúdico, que é ideal para famílias que buscam aproveitar as férias de maneira divertida ao ar livre.
Com o tema “Artilheiros da Sustentabilidade”, as atividades foram criadas e são coordenadas pela Piraporiando. No espaço, as atividades estarão divididas por indicação de faixas etárias, para que todo mundo possa se divertir e fazer novos amigos.
O Férias no Museu acontecerá de 1 a 31 de julho, na área externa do Museu do Futebol, no horário das 10h às 17h. Todas as atividades são gratuitas.
Confira a Programação completa aqui
Museu da Imaginação

Exposição “Volta ao Mundo” traz mais de 30 maquetes monumentais distribuídas em 17 salas/ Foto: Divulgação
Novas exposições, oficinas e Caravana do Silvinho em julho no Museu da Imaginação
No mês de julho o Museu da Imaginação preparou uma programação especial para as crianças. O espaço reúne arte, ciência, tecnologia e diversão em um único lugar. Entre as novidades estão exposições recém-inauguradas, oficinas temáticas e a “Caravana do Silvinho”, um tributo a um dos maiores ícones da televisão brasileiro, o Sílvio Santos.
A “Caravana do Silvinho” foi idealizada pelas filhas de Silvio Santos, em parceria com o Grupo Silvio Santos, Abrava Arte Produções e Breit Produções e levará 45 esculturas estilizadas do personagem Silvinho para diferentes cidades do Brasil. Cada peça será customizada por um artista convidado, em ateliês abertos ao público. O Museu da Imaginação foi selecionado como um dos espaços oficiais em São Paulo para sediar o ateliê de criação das esculturas. E o público poderá acompanhar parte do processo artístico poderá ser visto na área externa do museu pelos visitantes em tempo real. A presença dos artistas pode variar de acordo com o dia e o horário, e o público não participa da atividade diretamente. As esculturas finalizadas serão exibidas em pontos de grande circulação na cidade de São Paulo e depois exibidas em exposições itinerantes por shoppings e centros culturais de todo o país.
Novas exposições também chegam ao Museu da Imaginação neste mês de julho para todos os públicos. São elas:
Volta ao Mundo – Uma Jornada pelo Tempo
A jornada começa na “Máquina do Tempo”, um simulador 3D narrado pelo personagem Capitão Heródoto, interpretado por Alexandre Ostrowiecki, presidente do Museu. Os visitantes seguem o percurso com ambientações sensoriais, jogos educativos e instalações instagramáveis que estimulam a curiosidade e o aprendizado de forma lúdica.
A mostra ocupa 600 m 2 e leva os visitantes por seis Eras da humanidade: Antiga, Clássica, Medieval, Moderna, Contemporânea e Imaginação. São mais de 30 maquetes monumentais distribuídas em 17 salas, com destaques como o Templo de Hórus, a Pirâmide de Gizé, os Jardins Suspensos da Babilônia, Coliseu, Catedral de Notre Dame, Fontana di Trevi, Torre Eiffel, Titanic, MASP, Big Ben e muito mais, incluindo uma cidade moderna fictícia com estádios europeus. Mais de 1 milhão de blocos de montar foram usados e essa é a maior exposição já realizada pelo Museu.
A curadoria e a restauração das peças ficaram sob responsabilidade do especialista Carlos Eduardo Oliveira Viana.

Exposição “Jornada da Água” aborda a água como protagonista da história do planeta / Foto: Divulgação
Jornada da Água – Caminhos e Descobertas
A exposição interativa aborda a água como protagonista da história do planeta. A mostra traz um mergulho sensorial e tecnológico que percorre desde a origem da água no universo até os desafios atuais relacionados ao uso consciente do recurso. Nela, o visitante é convidado a refletir sobre o papel da água em diferentes momentos da civilização, com experiências que envolvem desde a formação dos corpos celestes até simulações de usinas hidrelétricas. A exposição ocupa todo o segundo andar do museu e integra um novo ciclo de ativações voltadas à educação ambiental e científica.
Novas Instalações na Exposição Matemágica
A já consagrada exposição Matemágica, que transforma desafios lógicos em experiências interativas, acaba de ser atualizada com novas instalações que prometem encantar visitantes de todas as idades. Entre enigmas clássicos e jogos de raciocínio como a Travessia do rio, o Alinhamento das Damas e as Pontes de Königsberg, os visitantes podem tentar resolver problemas históricos com a ajuda de tecnologia, criatividade e intuição.
Oficinas
Durante todo o mês de julho, os visitantes também poderão se divertir nas Oficinas temáticas, como a de Jogos COPAG e da BIC.
Confira a programação completa aqui
Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand – MASP

A programação de férias do MASP conta com experiências culturais e criativas para as crianças e para toda a família/ Foto: iStock
O MASP traz atividades para crianças e toda família nas férias de julho
A programação de férias do MASP conta com experiências culturais e criativas para as crianças e para toda a família. Diversas atividades como expedições urbanas, visitas mediadas e performances musicais com DJs acontecem no espaço. Oficinas de pintura, modelagem, lambe-lambe, birutas e confecção de brinquedos. Também serão oferecidas oficinas de técnicas como pintura, modelagem, lambe-lambe, birutas e confecção de brinquedos no Vão Livre têm entrada livre e gratuita
A exposição “A Ecologia de Monet”, em cartaz no local, vai oferecer uma visita guiada para aproximar as crianças da carreira e obra do impressionista francês Claude Monet. As demais mostras em cartaz: Frans Krajcberg: Reencontrar a árvore; Hulda Guzmán: Frutas milagrosas; Mulheres atingidas por barragens: Bordando direitos; Sala de Vídeo: Vídeo nas Aldeias; e Cinco ensaios sobre o MASP, que reúne as exposições Isaac Julien: Lina Bo Bardi — um maravilhoso emaranhado; Geometrias; Artes da África; Renoir e Histórias do MASP também podem ser vistas por todos os públicos. O museu oferece dias e horários de gratuidade para visitação das mostras: às terças-feiras, das 10 às 22h (última entrada até às 21h) e às sextas-feiras, das 18h às 22h (última entrada até às 21h).
A instalação interativa “O Outro, Eu e os Outros”, do artista colombiano Iván Argote, composta por duas gangorras de grandes dimensões que se inclinam conforme o deslocamento dos visitantes, refletindo sobre o papel do indivíduo no coletivo e no espaço público é outra atração do Museu.
Além disso, a Escola MASP também preparou para as férias de julho uma seleção de novos cursos presenciais e online com temas distintos relacionados ao acervo do museu e às exposições em cartaz.
Confira a programação completa aqui.
Museu do Ipiranga

Museu do Ipiranga traz programação de oficinas para crianças / Foto: iStock
O Museu do Ipiranga preparou uma agenda cultural com atividades voltadas a todos os públicos para o mês de julho. Um dos destaques é o lançamento do catálogo da exposição Design e Cotidiano na coleção Azevedo Moura, que acontece no sábado, 12 de julho, a partir das 15h. Na programação tem ainda oficinas para crianças, formação para professores, palestra acadêmica e visitas mediadas que também contam com sessões conduzidas em Libras.
Entre os dias 8 e 13, o Museu promove a Semana de Férias, com visitas mediadas temáticas, oficinas sensoriais, espaço de jogos e atividades lúdicas voltadas para crianças e famílias. São experiências educativas e interativas, ampliando as formas de aproximação do público com o acervo.
Confira a programação completa aqui.
Serviço:
Veja mais:________________________________________________________________________