O Dia da Pizza, comemorado em 10 de julho, homenageia um dos pratos mais queridos e consumidos em todo o mundo, versátil e muito saboroso.
A origem da pizza está na charmosa cidade de Nápoles, na Itália, onde foi aberta a primeira pizzaria de que se tem notícia, em 1798.
Naquela época, esse alimento era bem popular, principalmente entre a população de mais baixa renda, mas logo conquistou o paladar de todos.
De acordo com a Associação Pizzarias Unidas do Brasil (Apubra), a pizza com molho de tomate, como conhecemos hoje, foi criada pelo chef napolitano Raffaele Espinosa (identificado como Raffaele Sposito em alguns documentos), em 1889, em homenagem à rainha Margarida de Saboia-Gênova, esposa do rei Humberto I da Itália.
Na época, Nápoles já era conhecida como a capital da pizza e, para agradar à monarca, o chef usou ingredientes que remetem às cores da bandeira da Itália: o branco, da muçarela, o vermelho, do molho de tomates, e o verde, do manjericão fresco.
A rainha gostou tanto do prato, a pizza margherita, que até hoje essa variedade carrega seu nome!
Mas foi depois da Segunda Guerra Mundial que a pizza se espalhou pelo mundo, graças aos soldados americanos e europeus, que a consumiam durante os combates, e acabaram levando essa delícia para outros países.
No Brasil, a primeira pizzaria abriu as portas em 1910, em São Paulo, fundada por imigrantes italianos.
Com o tempo, a ‘redonda’ virou uma verdadeira paixão nacional, especialmente na capital paulista, que está em segundo lugar entre os maiores consumidores de pizza, só perdendo para Nova York (Estados Unidos).
Neste dia, nada melhor do que celebrar a data comendo muita pizza, com a grande variedade de sabores que só a cidade de São Paulo tem. Para isso, aproveite o roteiro especial do Viva a Cidade, com algumas das pizzarias mais tradicionais da capital:
Visite pizzarias tradicionais de São Paulo:
1. Speranza
A pizzaria Speranza, que completou 67 anos em maio deste ano, tem uma história de sucesso e grande contribuição para a gastronomia de São Paulo.
A casa foi fundada pela família Tarallo, que trouxe a pizza margherita de Nápoles, no final dos anos 1950.
Na vinda para o Brasil, além dessa variedade, os imigrantes também trouxeram consigo outras receitas tradicionais do Sul da Itália, como as pizzas napolitana (molho de tomate, alho laminado, parmesão e manjericão), mozzarella (molho de tomate e muçarela) e calabrese (molho de tomate e calabresa).
Ligada às raízes italiana, a pizzaria tem em seu cardápio sabores novos e surpreendentes, como prosciutto Parma (molho de tomate, muçarela especial e presunto de Parma), pepperoncini (molho de tomate, pepperoni, queijo gorgonzola ou muçarela, cream cheese, tomate cereja marinado na sálvia e manjericão e azeitonas verdes), crema di tartufo (manteiga, muçarela de búfala, creme de trufas, alecrim e azeite trufado) e melanzane e mozzarella (molho de tomate, berinjela em cubos e coberta com muçarela).
A unidade matriz está localizada no Bixiga, e é referência quando o assunto é pizza de qualidade. A segunda unidade, em Moema, está em funcionamento desde 1979, e também é reconhecida por sua autêntica gastronomia napolitana.

Interior da pizzaria Speranza, no Bixiga | Foto: Divulgação
Além da pizza margherita, outro sucesso da casa é o tortano, o genuíno pão de linguiça napolitano, bem macio e úmido, recheado com linguiça calabresa de primeira qualidade.
2. Castelões
Considerada a pizzaria mais antiga do Brasil, a Castelões, localizada no Brás, é um verdadeiro ícone da gastronomia paulista.
Fundada há um século, ela mantém viva a tradição de oferecer pizzas deliciosas, feitas com ingredientes selecionados e receitas que atravessaram gerações.
Um dos segredos do sucesso da Castelões é a linguiça especial feita na casa, combinada com muçarela de alta qualidade e um molho de tomates fresquíssimos, escolhidos a dedo.
Esses ingredientes dão um sabor único à sua pizza mais famosa: a calabresa Castelões, preferência de muitos clientes, que pode ser encontrada em tamanho tradicional ou individual.
A história da pizzaria começa com Vicente Donato, filho de imigrantes italianos, que nomeou o estabelecimento em homenagem ao clube de futebol Castelões, da Série C do Campeonato Paulista de 1920. Desde então, a pizzaria se consolidou como uma referência na cidade.
Atualmente é comandada por Fábio Donato, terceira geração à frente da casa, que se dedica a manter a essência e as tradições de seu avô.

Pizza Calabresa Castelões é um dos destaques da Castelões | Foto: Mauro Holanda/Divulgação
3. Monte Verde
Desde 1956, a pizzaria Monte Verde conquista o paladar dos amantes de pizza com sabores irresistíveis e tradição de qualidade.
Tudo começou no bairro Bom Retiro, em São Paulo, quando os amigos Aparecido Godoy, Gino Rossi e Antônio Hornick decidiram abrir as portas de um lugar que logo se tornaria referência na cidade.
Ao longo dos anos, a Monte Verde cresceu e se consolidou como uma das pizzarias mais famosas e queridas da capital, sempre prezando pela produção de massas finas, ingredientes de primeira e um atendimento acolhedor.
A partir de 1995, o comando do negócio passou para as mãos de Ângelo Pires de Lima e de sua esposa Janaina Cano, que trouxeram ainda mais dedicação e paixão para o empreendimento. Hoje, além da matriz, a casa conta com unidades no Brooklin, Jardins, Pinheiros e Vila Nova Conceição.
No cardápio, há opções tradicionais, mas também é possível encontrar receitas autorais, como a “O Chefe” que leva alho poró, muçarela e salmão, ou a de abobrinha com parmesão curado.

Pizzaria Monte Verde oferece opções clássicas e autorais. | Foto: Divulgação
4. Pizzaria Bruno
Fundada em 1939, na charmosa Freguesia do Ó, a pizzaria Bruno logo se consolidou como uma das melhores da cidade de São Paulo.
Há quase 90 anos, o segredo do sucesso da casa tem sido o bom atendimento aliado a pizzas de alta qualidade, sempre feitas com dedicação e carinho.
O cardápio é uma celebração do tradicional, com opções clássicas, como margherita, muçarela e calabresa, além de combinações sofisticadas, que surpreendem o paladar.
São mais de 60 sabores disponíveis no sistema à la carte, atendendo a todos os gostos.
Para quem quer experimentar outros pratos, além das pizzas, a pizzaria oferece uma variedade de brusquetas, porções, petiscos, saladas e ‘belisquetes’, sempre com um toque especial.
E, para harmonizar perfeitamente com tanta delícia, uma carta de vinhos, com rótulos do velho e do novo mundo, completa a experiência.

Pizzaria Bruno oferece mais de 60 sabores de pizza | Foto: Divulgação
Mais informações:
Veja onde fica cada estabelecimento:




Também vale a pena conhecer:
5. Zi Tereza di Nápoli
Inaugurada em 1945, a Zi Tereza preserva receitas originais das pizzas italianas, com preparo diário do molho de tomate e uso de ingredientes de qualidade, tudo feito em uma cozinha artesanal.
É conhecida pelas massas crocantes e sabores únicos, como Squadra Azurra (muçarela de búfala, cream cheese, presunto de Parma e manjericão), Illuminata (queijo brie coberto com abobrinha em fatias, temperada ao alho e óleo) e Jardins (muçarela, cebola roxa caramelizada e calabresa ou bacon em fatias), entre outras inovações.
O cardápio também tem espaço para opções tradicionais, como a napolitana (muçarela entre duas camadas de molho de tomate, coberta por queijo parmesão) e a portuguesa (presunto, ovos cozidos e cebolas, cobertor por muçarela derretida e azeitonas pretas).
Tem três unidades em São Paulo, mas apenas a do Campo Belo tem salão para consumo no local, em um ambiente acolhedor e descontraído. As lojas dos Jardins e Morumbi funcionam apenas para delivery.
Também oferece diferentes opções de massa, a sem glúten e a massa integral, feita com farinha italiana 100% integral e de longa fermentação, de 48 horas.
Onde: Av. Vereador José Diniz, 3.401, Campo Belo
Telefones: (11) 5533-3319 e (11) 5044-8436 | Instagram: @zitereza
Horário de funcionamento: de domingo a quinta-feira, das 18h às 23h45 | sextas e sábados, das 18h à 0h30
6. Camelo Pizzaria
Aberta em 1957, tem sete unidades na capital paulista, sendo uma das grandes redes nascidas na cidade.
Surgiu como um modesto restaurante especializado na culinária árabe, instalado na Alameda Pamplona, nos Jardins, pelo imigrante Ali Al Salum, que lhe deu o nome.
Anos mais tarde, foi vendida à família Nóbrega, que a administra até hoje. Os novos donos modificaram o cardápio, incluindo pizzas assadas em forno a lenha, e o local logo se destacou pela pizza de camarão, um dos pratos mais pedidos, que se tornou um clássico da casa.
No menu da pizzaria de quase 70 anos, também se destacam as pizzas de alcachofra (fundos de alcachofra e azeitonas verdes picados, cobertos com muçarela), aliche do chef (anchovas, cebola e salsinha), camelo (escarola temperada com aliche, ovos, palmito, bacon e azeitonas pretas), chèvre (queijo de cabra, crocante de Parma, tomate confit e pesto de rúcula) e Palermo (presunto picado, champignon, azeitonas pretas e queijo parmesão).
Também tem opções de massa sem glúten e integral e recheios vegetarianos.
Onde: R. Pamplona, 1.873, Jardim Paulista (com unidades no Itaim, Morumbi, Moema, Higienópolis, Santana e Tatuapé)
Telefone: (11) 3887-0702 | Instagram: @pizzariacamelo
Horário de funcionamento: de domingo a quinta-feira, das 18h à 0h | sextas e sábados, das 18h à 1h
7. Pizzaria Urca
Localizada na região entre as avenidas Paulista e Brigadeiro Luís Antônio, em uma casa discreta e com ambiente familiar, a Urca foi criada em 1962 e está até hoje no mesmo endereço.
O nome, em referência ao bairro carioca, foi inspirado por um comércio vizinho, a Doceria Pão de Açúcar, que deu origem à conhecida rede de supermercados. Para quem não sabe, o Pão de Açúcar é um complexo de morros, composto pelo Morro da Urca e pelo Morro do Pão de Açúcar, que se erguem na entrada da Baía de Guanabara, no bairro da Urca, no Rio de Janeiro.
Em 1977, o estabelecimento foi adquirido pela família Candelaria, originária da Ilha da Madeira, em Portugal, que decidiu manter o nome e a produção artesanal, e ainda administra o negócio.
Além de sabores tradicionais, como mozzarella (molho de tomates frescos e muçarela), marguerita (muçarela, molho de tomates frescos, manjericão e azeitonas), napolitana (muçarela, fatias de tomates, queijo tipo parmesão ralado e azeitonas) e calabresa (linguiça tipo calabresa, molho de tomates frescos, cebolas e azeitonas), tem outras variedades, como a alemã (muçarela com fatias de bacon), a Califórnia (muçarela com frutas em calda) e pastrame (carnes bovinas frias – curadas, cozidas e defumadas –, cobertas com muçarela ou Catupiry®).
Onde: Rua Manoel da Nóbrega, 136, Jardim Paulista (esquina com a Alameda Santos)
Telefones: (11) 3289-0456 e (11) 3284-7724 | Instagram: @urcapizzaria
Horário de funcionamento: de domingo a quinta-feira, das 18h à 0h | sexta e sábado, das 18 à 1h
__