Museu Catavento lança “O Desafio de Carbonia”

Atividade propõe decisões coletivas sobre energia, sustentabilidade e o futuro do planeta

Museu Catavento Foto: Divulgação

Informações

  • Data de inicio e término

    03 jul até 31 ago

  • Dias da semana e horários

    Terça a domingo, das 9h às 17h (entrada até as 16h)

  • Endereço

    Avenida Mercúrio, Parque Dom Pedro II

    Ver no mapa
  • Valores

    Entrada gratuita

Mais detalhes

Um planeta fictício em colapso ambiental, líderes de diferentes regiões em busca de soluções sustentáveis e decisões que podem salvar — ou destruir — o equilíbrio ecológico global. Essa é a premissa de “O Desafio de Carbonia”, nova experiência imersiva que estreia no dia 3 de julho no Museu Catavento, em São Paulo.

Voltada especialmente para adolescentes a partir dos 12 anos e jovens adultos, a atração une ciência, educação ambiental e gamificação para provocar uma reflexão urgente sobre as mudanças climáticas.

Instalada em uma estrutura esférica próxima à fonte do museu, a proposta convida os visitantes a assumirem o papel de gestores ambientais em uma jornada coletiva pelo planeta “Carbonia”, uma metáfora da Terra em risco.

Por meio de projeções panorâmicas, jogos colaborativos e uma ambientação sensorial envolvente, os participantes são desafiados a tomar decisões sobre energia, transporte, alimentação e preservação da natureza — tudo com efeitos visuais e sonoros em tempo real, que reagem às escolhas feitas por cada grupo.

A visita começa com a exibição de um documentário de 15 minutos, que apresenta a evolução do uso da energia na história da humanidade e suas consequências ambientais. Em seguida, os visitantes entram no jogo: em grupos, eles recebem informações sobre o bioma que representam — de florestas tropicais a regiões áridas — e tomam decisões estratégicas que afetam indicadores como emissões de carbono, qualidade do ar, crise hídrica e desmatamento.

Depois da visita física ao Museu Catavento, os participantes podem seguir a jornada de aprendizado em casa ou na escola por meio da plataforma online do projeto, que oferece o jogo em versão digital, conteúdos científicos, trilhas pedagógicas e um passaporte virtual com estatísticas de desempenho. O ambiente digital inclui rankings, cards colecionáveis e missões extras, reforçando o engajamento com uma linguagem próxima à dos jogos eletrônicos.

  • Gratuito
  • Maiores de 12 anos

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