Samuel Pompeo Quinteto leva choro ao Blue Note
Além de comemorar 10 anos do grupo, show é resultado de estudo sobre a evolução do choro e do jazz

Informações
-
Data de inicio e término
28 maio até 28 maio
-
Dias da semana e horários
Quarta, às 22h30
-
-
Valores
R$ 60,00 (meia) | R$ 120,00 (inteira)
Mais detalhes
Como seria a sonoridade do choro atual? Com essa reflexão, Samuel Pompeo Quinteto estará no palco do Blue Note para apresentar o trabalho que é resultado de muitos estudos e uma enorme pesquisa sobre a evolução do choro e do jazz, feita pelo compositor e saxofonista Samuel Pompeo. O espetáculo também comemora os 10 anos de atividade do grupo.
No final do século 19, começo do século 20, em Nova Orleans, nos Estados Unidos, e Rio de Janeiro, no Brasil, germinando sobre o mesmo terreno – a mistura única das europeias polca, schottish e mazurca com o ritmo e a melodia da música africana – nascem dois gêneros: o choro e o jazz. Mesmo em vias distintas de evolução, os gêneros sofrem algum tipo de intercâmbio nas suas primeiras décadas de vida. Intrigado pela semelhança de elementos no início e a distância no presente, Samuel produziu a síntese dessa busca, com características rítmicas e harmônicas presentes na cena jazzística atual.
O grupo trará ao espetáculo os álbuns “Que Descaída” (2016) e “Passos Largos” (2022), além de obras de outros compositores. Estão no repertório músicas como a tradicional “Descendo a Serra”, de Pixinguinha e Benedito Lacerda, que ganha o caráter rítmico, a harmonia e os improvisos do jazz e “Dodecafonando”, choro composto por Samuel Pompeo baseado na teoria conhecida por dodecafonia, desenvolvida por Arnold Schoenberg na primeira metade do século 19.
Ainda estão nessa lista “Amargura” (Radamés Gnattali), “Passos Largos” (Samuel Pompeo), “Pé de Moleque” (Radamés Gnattali), “Naquele Tempo” (Pixinguinha & Benedito Lacerda), entre outras.
Além do saxofonista, que possui mais de 30 anos de carreira e atuações com grupos de destaque na cena musical brasileira como a Banda Mantiqueira e Banda Savana, integram o Quinteto: Dino Barioni (guitarra), Paulinho Vicente (bateria), Sidney Ferraz (piano) e Gustavo Boni (contrabaixo).
Os ingressos para o show podem ser adquiridos clicando aqui.
Dados de contato
-
Telefone
(11) 97428-2548
-
-
Redes sociais