Documentário “Razões Africanas” está em cartaz
Produção, que será exibida até 21 de maio, fala sobre as origens do blues, do jongo e da rumba

Informações
-
Data de inicio e término
16 maio até 21 maio
-
Dias da semana e horários
Até 21 de maio
-
Valores
Consultar bilheterias e sites dos cinemas
Mais detalhes
O documentário “Razões Africanas”, de Jefferson Mello, está em cartaz em quatro salas de cinema em São Paulo até a próxima quarta-feira (21), propondo uma jornada musical e histórica entre Brasil, Cuba e Estados Unidos. A obra investiga as conexões profundas entre jongo, rumba e blues, revelando a matriz africana comum que pulsa nesses três ritmos.
Com exibições no Cinesystem Frei Caneca e no Espaço Petrobras de Cinema (às 16h), no Cine Marquise (às 11h30) e no Spcine Paulo Emílio (às 15h), o longa acompanha três personagens que representam cada um dos estilos: a brasileira Lazir Sinval, a cubana Eva Despaigne e o norte-americano Terry ‘Harmonica’ Bean.
Filmado em seis países, entre eles Angola, Congo, Mali, Brasil, EUA e Cuba, Razões Africanas entrelaça depoimentos pessoais, cenas do cotidiano e performances musicais para traçar um panorama da diáspora africana e sua influência na construção de identidades culturais. O filme também toca em temas como reparação histórica, resistência e intercâmbio cultural, ao destacar a importância da valorização das tradições afrodescendentes.
Desde 2023, o “Raízes Africanas” tem se destacado no circuito internacional, com seleções em mais de dez festivais e prêmios como Melhor Documentário Especial pelo Júri no Festival Cinema on the Bayou (EUA) e Melhor Documentário no Festival Internacional de Cinema Africano da Argentina. Também teve sessões especiais em Angola, durante o mês da Consciência Negra.
Cinemas:
• Cinesystem Frei Caneca – 16h
• Espaço Petrobras de Cinema – 16h
• Cine Marquise – 11h30
• Spcine Paulo Emílio – 15h