Labirintos Revisitados
Até 16 de outubro de 2022, o Sesc Bom Retiro, em São Paulo, sedia a mostra “Penna Prearo – Labirintos revisitados”. Inédita, a exposição conta com 49 imagens escolhidas a partir da produção mais recente do artista Penna Prearo, que reconfigura radicalmente os objetos fotografados, através do tratamento digital.
A mostra reúne parte da produção de Prearo, um trabalho de experimentação com recursos da fotografia, como a presença de grãos e efeitos como solarização e espelhamento. As narrativas compostas pelo fotógrafo se aproximam de fábulas, que se passam em cenas oníricas e imaginárias, com referências artísticas que surgem do universo da pintura e da cinematografia.
Segundo o curador Agnaldo Farias e o cocurador e produtor da mostra Baixo Ribeiro, há décadas Prearo quebrou o discutível pacto que impõe à imagem fotográfica o dever de capturar uma fração do mundo, o compromisso de ser transparente.
“Prepare-se para ingressar num labirinto de labirintos, os labirintos construídos por Penna Prearo ao longo de 50 anos de carreira, desde sua progressiva saída de Itapevi, onde vivia, as idas e vindas a São Paulo, a metrópole cuja voracidade ele ousou enfrentar armado de câmeras fotográficas”, assim começa o texto assinado pelo curador e cocurador da mostra.
Um pouco de história
Penna Prearo nasceu em 1949 em Mailasky, distrito do município de São Roque. Em 1999, com a série “São Todos Filhos de Deus”, Prearo recebeu o Prêmio Aquisição do Banco J. P. Morgan, e passou a fazer parte da coleção do Museu de Arte Moderna de São Paulo e da Fototeca de Havana, em Cuba.
Local: Sesc Bom Retiro | Alameda Nothmann, 185,
Datas e Horários: Terça a Sexta, das 9h às 20h | Sábado, das 10h às 20h | Domingos e feriados, das 10h às 18h
Ingressos: Entrada Gratuita