Você Sabia?
Com a finalização das obras de ampliação e restauro do Museu do Ipiranga, em São Paulo, o Brasil ganha um dos mais completos e modernos museus da América Latina, que abre as portas ao público em geral em 8 de setembro. Na programação do novo espaço, estão 12 exposições – 11 de longa duração e uma mostra temporária, intitulada “Memórias da Independência”, que poderá ser vista por quatro meses.
No total, serão expostos 3.058 itens pertencentes ao acervo do museu, 509 itens de outras coleções e 76 reproduções e fac-símiles. A maior parte dos objetos data dos séculos 19 e 20, mas há itens mais antigos, que remontam ao Brasil colonial. São pinturas, esculturas, moedas, documentos textuais, fotografias, objetos em tecido e madeira que foram conservados e preparados para fazer parte do local.
Entre as exposições de longa duração está a mostra “Mundos do Trabalho”, na qual o público pode conferir como foi a atuação de trabalhadores em diferentes atividades e períodos da história do Brasil.
A responsável pela curadoria dessa exposição, Maria Aparecida de Menezes Borrego, supervisora do Museu Republicano de Itu, comenta a novidade. “Serão expostas imagens de registros do trabalho no campo e na cidade, ferramentas e instrumentos utilizados em diversas ocupações, destacando o fazer artesanal desde a concepção de objetos até a realização de obras coletivas”, conta.
Vale destacar ainda que as exposições de longa duração são divididas em dois eixos temáticos: para entender a sociedade e para entender o museu.
Novo museu
Nos últimos três anos, o local passou por uma reforma com custo estimado em R$ 211 milhões, segundo informações do Governo do Estado de São Paulo. A expectativa é que o local passe a receber entre 900 mil e 1 milhão de visitantes por ano.
O Museu do Ipiranga fica na Rua dos Patriotas, 100, em São Paulo. Para mais informações e agendamento de visita, clique aqui.