Galatea traz exposição com obras inéditas de Isay Weinfeld

"Ininteligibilidade" explora com humor objetos do cotidiano coletados em diferentes contextos.

Isay Weinfeld Foto: Ding Musa

Informações

  • Data de inicio e término

    12 fev até 08 mar

  • Dias da semana e horários

    Segunda à quinta, das 10h às 19h | Sexta, das 10h às 18h | Sábado, das 11h às 17h

  • Endereço

    Rua Padre João Manuel, 808 - Jardins

    Ver no mapa

Mais detalhes

A Galatea inicia o calendário expositivo da unidade da Rua Padre João Manuel, em São Paulo, com “Ininteligibilidade”, individual assinada por Isay Weinfeld, que apresenta um conjunto inédito de 20 obras produzidas em 2024.

A mostra é composta por objetos coletados por Weinfeld em diferentes contextos, ora rearranjados com humor e argúcia. A faceta artística do arquiteto explora a carga simbólica de objetos variados ao justapô-los com sutil ironia.

Flores, bonecos de porcelana e molduras são alguns dos itens adquiridos por Isay em mercados e feirinhas ao redor do mundo e que constituem a narrativa visual das obras presentes na exposição. Esses pequenos objetos dotados ao mesmo tempo de delicadeza, humor e ironia conduzem o público em uma experiência estética que evidencia contradições da contemporaneidade através de signos e símbolos até então tidos como rotineiros e convencionais.

Em “Ininteligibilidade”, Weinfeld exercita o humor que também pode ser encontrado em outras produções artísticas suas, como no filme “Fogo e Paixão” (1989) e em exposições anteriores como “Supercalifragilisticexpialidocious”, realizada na galeria Millan (2018).

Sobre a produção, Isay Weinfeld comenta: “São objetos que me interessam e que coletei em vários lugares ao redor do mundo, que fui unindo e dando um novo significado ao conjunto. ‘Ininteligibilidade’ busca demonstrar o humor sutil, muito delicado, mas imbuído com crítica aguçada de nós mesmos.  Utilizo o humor como inspiração pois é algo muito presente na minha vida e que preciso que saia em áreas que não sejam a arquitetura, por isso faço outras coisas como cinema e exposições.”

Além da exposição “Ininteligibilidade”, o arquiteto Isay Weinfeld lança um catálogo exclusivo no dia 11 de fevereiro, em que apresenta a sua produção de forma aprofundada.

Sobre o artista

Isay Weinfeld é o arquiteto fundador de um escritório que leva seu nome e está localizado em São Paulo, Brasil, desde sua criação, em 1973. Formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie em 1975, Isay conduz um estúdio de caráter multidisciplinar, voltado à criação e desenvolvimento de projetos nas mais diversas áreas – residencial, comercial, hotelaria, design industrial, entre outros -, oferecendo sempre serviços completos de arquitetura e design de interiores.

Entre os inúmeros trabalhos desenvolvidos ao longo dos anos, destacam-se os hotéis projetados para o Grupo Fasano em São Paulo, Punta del Este e Porto Feliz; o edifício La Petite Afrique em Mônaco; o Edifício Jardim e o restaurante Le Pavillon para o chef Daniel Boulud em Nova York; além do longa-metragem “Fogo e Paixão” e de uma linha de móveis de escritório desenhada para Geiger/Herman Miller.

Ao longo de mais de 50 anos de carreira, Isay recebeu diversos prêmios, incluindo o MIPIM AR Future Project Awards, organizado pela revista britânica “Architectural Review” (pelo 360° Building, em 2009, e pelo Oka Building, em 2012).

Seu trabalho foi amplamente reconhecido em publicações no Brasil e no exterior, sendo tema de monografias escritas pelos jornalistas Daniel Piza (2006), Raul Barreneche (2008 e 2012) e Shonquis Moreno (2018).

  • Acessível para cadeirantes

Dados de contato

Veja também outras opções

Ver todos