Embalagens em tabletes ou saquinhos com misturas de temperos ou caldos prontos em pó, como “caldo” de carne, de frango, de legumes, “sopa” de cebola e até mesmo aqueles usados em macarrão instantâneo, são os chamados realçadores de sabor, aditivos químicos que fazem parte das substâncias usadas pela indústria para definir, realçar e conferir sabor a um alimento.
Essas características fazem com que os produtos se tornem hiperpalatáveis, conferindo sabores dificilmente encontrados naturalmente.
Aditivos como o glutamato monossódico, inosinato dissódico e guanilato dissódico são produtos derivados de sais encontrados em animais, cogumelos, vegetais e leveduras a partir do processo de fermentação. Apesar de não terem o IDA (ingestão diária aceitável) definidos e as pesquisas relatarem que o uso destes aditivos seja seguro, é preciso lembrar e retificar que uma alimentação baseada em alimentos frescos, abundante em frutas, legumes e verduras, com o mínimo de industrializados possível, é o recomendado quando falamos em saúde e longevidade.
Isso significa que, quanto menor o consumo de produtos ultraprocessados e processados, melhor, e, consequentemente, quanto menor o consumo de aditivos químicos, melhor! Pensando nisso, preparamos uma lista de temperos e especiarias para você usar na sua cozinha e deixar as refeições muito mais saborosas sem precisar de condimentos prontos:
- Páprica: doce, defumada ou picante, a páprica é uma especiaria feita a partir do pimentão, muito usada na culinária oriental. Combina tanto com carnes vermelhas, quanto com as brancas, como frango e de porco. Também fica ótima com batatas assadas e legumes;
- Pimenta do reino preta: ótima para quase todas as preparações;
- Pimenta do reino branca: combina muito com carnes brancas e legumes;
- Gengibre em pó: Levemente picante, é ótimo para preparações de frango, peixes e vegetais;
- Cúrcuma: derivada da raiz de cúrcuma, que se parece muito com o gengibre, fica ótima com legumes, verduras, batatas e carnes brancas;
- Pimenta Síria: muito saborosa com carnes vermelhas e frango, também combina muito com assados de abóbora e sopas;
- Outras especiarias: pimenta do reino preta, pimenta do reino branca, canela, semente de coentro, semente de mostarda, alho em pó, etc.
E aí, bora cozinhar?