Vivemos na era em que praticamente tudo está ao nosso dispor. Desde fontes inesgotáveis de informação a serviços e, também, alimentos. Chegamos no mercado e encontramos todo tipo de opções, inclusive, aquelas que nem fazem mais parte da época.
Ter essa disponibilidade nos fez crescer exponencialmente como sociedade, mas acabamos deixando de aproveitar o melhor que cada período pode nos oferecer.
Afinal, aquilo que cresce no verão, não é o mesmo que cresce no inverno. A temperatura, o solo, os micro-organismos, a qualidade do ar, todas as influências envolvidas no cultivo irão determinar o crescimento de um legume ou de uma fruta.
Quando um alimento está na sua época correta de colheita, aproveitamos o melhor dele, pois, todo o ambiente propiciou seu crescimento de acordo com suas necessidades. Isso traz uma grande riqueza nutricional para aquele ingrediente e também colabora para uma agricultura mais ecológica e responsável. Nossos ancestrais já falavam muito sobre isso!
O que você acha de apostar nos alimentos que terão seu melhor desempenho nessa época do ano? Estamos na primavera, e neste período, frutas, vegetais e legumes incríveis estão sendo cultivados e se desenvolvendo para você ter o melhor!
Vamos descobrir quais são eles? As informações são da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp).
• Frutas: Abacate, acerola, banana maçã, banana prata, caju, graviola, jabuticaba, kiwi estrangeiro, laranja lima, laranja pera, maçã fuji, mamão formosa, maracujá azedo, mexerica, nêspera e tangerina;
• Legumes: Abóbora paulista, abobrinha italiana, alcachofra, cará, chuchu, ervilha comum, ervilha torta, inhame, jiló e mandioca;
• Verduras: Agrião, almeirão, aspargo, beterraba em folhas, brócolis, catalonha, cenoura, coentro, couve, couve de Bruxelas, couve-flor, erva-doce, espinafre, hortelã, louro, moyashi, mostarda, palmito e rabanete.
E aí, vamos nos nutrir do melhor que a natureza pode nos dar?