Bolo de milho, pamonha doce ou salgada, curau de milho, pudim de milho, sorvete de milho, cuscuz de milho, milho cozido, pipoca… quantas são as formas de comer o que conhecemos como um dos ingredientes mais famosos da cultura brasileira, além de ser o protagonista de uma das festas mais típicas do nosso país?
O milho, um ingrediente amplamente utilizado na indústria alimentícia, é um carboidrato classificado como cereal, assim como o arroz e a aveia. Além da sua forma in natura, a farinha de milho, o fubá, os flocos de milho, a canjica e o amido de milho, são produtos obtidos a partir do seu processo de moagem e utilizados na culinária do nosso dia a dia.
Fato é: amamos esse cereal! E hoje eu vou te dar três motivos para consumir o milho e escolher seus pratos típicos nas festas juninas:
- Rico em fibras: as fibras são essenciais para o funcionamento do intestino e são aliadas no processo de emagrecimento e saúde como um todo. Opte pelo milho cozido para maior quantidade de fibras;
- Ótima fonte de carboidratos: apesar do milho verde cozido não ter altas quantidades de carboidratos – 100g de milho verde cozido oferecem cerca de 130kcal, similar ao arroz branco cozido. Seus derivados contém um alto potencial energético: 100g de pamonha tem 171kcal, 100g de fubá tem 353kcal, 100g de pão de milho tem cerca de 292kcal. Ou seja, se você busca uma refeição cheia de energia, o milho é uma ótima opção;
- Rico em antioxidantes: o milho, devido a sua cor amarela, é considerado um cereal carotenogênico, possuindo como principais carotenoides as xantofilas: luteína e zeaxantina. Esses compostos são antioxidantes e auxiliam no combate aos radicais livres, produzidos pelo estresse oxidativo que ocorre naturalmente com o envelhecimento, a pratica esportiva, a exposição solar, a poluição, etc.
Então bora aproveitar o arraial e se beneficiar desse alimento maravilhoso!