Voltar Pet
Última modificação agosto 27, 2024

Associação conscientiza sobre os benefícios da Cannabis Medicinal no tratamento dos pets

Idealizada pelo médico-veterinário Fábio de San Juan, mais conhecido como Doutor Petcannabis, a instituição já atendeu mais de 1,2 mil animais.

Cadastre-se na Newsletter

    Conscientizar a população sobre os benefícios da cannabis medicinal para os animais e capacitar médicos-veterinários para que possam prescrever a medicação a seus pacientes. Estas são algumas das ações desenvolvidas pela Associação Brasileira PetCannabis (ABPC), sediada na capital paulista.

    A instituição sem fins lucrativos foi idealizada pelo médico-veterinário Fábio de San Juan, mais conhecido como Doutor Petcannabis. Em 2010, enquanto fazia estudos sobre os benefícios da cannabis contra epilepsia em animais, se deparou com um de seus cães apresentando crises convulsivas. “Com uma receita de um chá medicinal à base de folhas de cannabis, o cão, a partir do segundo dia de ingestão do medicamento, já não teve mais convulsões e viveu mais dois anos apenas com tratamento à base de cannabis”, conta.

    Em 2019, autorizado pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária (CMRV), o profissional lançou o primeiro curso de capacitação para médicos-veterinários para a prescrição do medicamento. Mas, diante da crescente demanda de prescritores e da dificuldade de acesso ao tratamento, em 2020 nasceu a ABPC.

    Em 2023 a entidade iniciou o acolhimento de tutores e pacientes, ofertando atendimento clínico e social, garantindo o acesso ao óleo de cannabis. Em um ano, mais de 1,2 mil animais foram atendidos, sendo parte deles contemplados pela cota social, que prevê o acolhimento daqueles que não possuem condições financeiras para custear o tratamento. “Estamos focando em ações de conscientização sobre o uso de cannabis medicinal em animais. Entendemos que grande parte da população já ouviu falar neste tipo de tratamento em humanos, mas não sabe que os pets também podem ser beneficiados. Além disso, também fazemos a capacitação de médicos-veterinários para a prescrição de cannabis medicinal por meio de cursos on-line”, explica Paulo Roberto de San Juan, presidente da ABPC.

    Os benefícios da Cannabis Medicinal

    Assim como os humanos, os animais também possuem o Sistema Endocanabinoide, que pode ser regulado e equilibrado com a medicina extraída da planta. “Dor crônica, câncer, convulsões e problemas ortopédicos são alguns casos que podemos tratar com a cannabis. Além disso, o medicamento também tem apresentado bons resultados contra ansiedade e comportamentos agressivos em cães, sendo muito usado por canis de criação”, explica o Doutor Petcannabis.

    Como se associar?

    Interessados em obter mais informações sobre o tratamento devem entrar em contato com a associação para que o animal seja submetido às avaliações dos profissionais e receba os diagnósticos e as prescrições necessárias.

    A cota social destina-se aos pacientes cujos tutores não têm condições de custear o tratamento.  A seleção é feita pela equipe de acolhimento, após análise dos documentos solicitados.

    Para saber mais, acesse o site ou envie mensagens para o WhatsApp 11 91400-6721.

    Stefany Leandro

    22 publicações

    Stefany Leandro é jornalista e editora-chefe do Viva a Cidade.