Voltar Entretenimento
Última modificação julho 31, 2024

Coordenadora da Colmeia, Nana Lima, destaca sobre o trabalho da instituição

A coordenadora da Colmeia, Nana Lima, destaca o esforço contínuo pela requalificação do bairro. Em entrevista exclusiva, revela as conquistas e vislumbra o futuro de uma Vila Olímpia ainda mais vibrante.

Cadastre-se na Newsletter

     

     

    Promover a reurbanização da Vila Olímpia e garantir mais qualidade de vida aos moradores e trabalhadores da região. Foi com esse objetivo que surgiu a Associação Colmeia São Paulo, que está completando 20 anos de existência.

    Em entrevista ao Viva a Cidade News, a coordenadora da instituição, Nana Lima, destacou as ações realizadas ao longo dessas duas décadas e também comentou as expectativas para os próximos anos.

    O que é a Associação Colmeia?

    É uma instituição sem fins lucrativos idealizada por empresários e cidadãos da Vila Olímpia com a missão de promover a requalificação urbana da região.

    Como e quando ela foi fundada?

    A história da Colmeia teve início em 2002, quando empresários da região se juntaram e, ao diagnosticarem as necessidades do bairro, firmaram um Termo de Compromisso visando a implantação
    de um projeto urbanístico em parceria com a Prefeitura de São Paulo e demais órgãos públicos.

    Quais são as ações desenvolvidas pela instituição?

    A Colmeia é dividida em três pilares principais:

    • Urbanístico: responsável pelas ações de melhorias estruturais. Dentre elas podemos destacar o Setor Modelo, composto pelas vias Alameda Vicente Pinzon, Avenida Dr. Cardoso de Melo, Rua Raja Gabaglia e Rua Tenerife. Essa quadra foi designada como uma área experimental para a realização da requalificação urbanística na Vila Olímpia, a ser estendida para as demais regiões do bairro. No entanto, a Prefeitura optou pela realização da interligação Faria Lima – Funchal. O projeto contou com aporte de 50% do administração municipal e 50% da Colmeia. Entre as melhorias implementadas estão alargamento de vias, drenagem, paisagismo, iluminação e enterramento de redes.
    • Segurança eletrônica e automação predial: o serviço inclui mais de 600 câmeras interligadas a uma
      central, gerida por um parceiro da Colmeia, a e-Vertical, responsável pelo monitoramento 24 horas. Além disso, contempla encontros periódicos com a Polícia Militar para propiciar mais segurança e estabelecer a proximidade da instituição com a população.
    • Socioambiental: refere-se ao projeto “Colmeia Reciclando a Vila Olímpia”, responsável pela coleta seletiva e destinação correta dos resíduos, garantindo renda para um coletivo de catadores, além de promover a educação ambiental.

    A que você atribui o sucesso da Colmeia?

    A Associação Colmeia teve um posicionamento de coletividade, desde sua fundação. Traçamos metas e desenvolvemos projetos pensando no bem comum e buscando soluções ao em vez de simplesmente transferir o problema para o poder público. Somos uma “Colmeia”: todos trabalhamos juntos pelo mesmo objetivo: requalificar a Vila Olímpia e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.

    Quais são os planos para os próximos anos?

    O nosso objetivo é continuar implantando as melhorias e manter o que está dando certo funcionando. O nosso plano é continuar zelando pelo bairro e pelas pessoas que aqui vivem e trabalham.

    Stefany Leandro

    24 publicações

    Stefany Leandro é jornalista e editora-chefe do Viva a Cidade.